terça-feira, 22 de julho de 2008

Radovan Preso


O ex-presidente sérvio da Bósnia Radovan Karadzic, de 62 anos,que praticou uma das maiores atrocidades na Europa, estava trabalhando em uma clínica médica de Belgrado com identidade falsa, antes de ser preso, depois de mais de uma década foragido. Com a identidade de "doutor Dragan David Dabic", o homem cuja cabeça valia o prêmio de US$ 5 milhões se tornou um terapeuta da Nova Era, conhecido como um especialista em "silêncio" e "meditação". Como o "Doutor Dabic", Karadzic dava sessões de relaxamento a céu aberto, algumas vezes às margens do Rio Danúbio. Os participantes recebiam massagens, lições de ioga, de tai chi e também aulas de capoeira.


O ex-aliado de Slobodan Milosevic, que presidiu a então Iugoslávia nos anos 1990, era um dos homens mais procurados do mundo e é acusado de estar por trás do massacre de Srebrenica, no qual 8.000 muçulmanos foram mortos em uma operação de limpeza étnica na Bósnia em 1995. Além disso, ele teria sido o comandante do cerco a Sarajevo, que resultou em dezenas de milhares de mortes.


Um tribunal de Belgrado ordenou que Karadzic seja transferido para o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, em Haia, na Holanda. A mesma corte que processou Milosevic, que morreu em 2006, antes do fim do julgamento por crimes de guerra.



Nossa opinião : Trata-se de um cara -de -pau . E ,além das atrocidades que cometeu, não passa de um mero enganador da fé pública. O Tribunal Penal Internacional vai acertar as contas com essa figura repelente que massacrou oito mil seres humanos, num dos maiores genocídios da História.