Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem novo presidente. É o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, sucessor do desembargador Luiz Zveiter na administração do Judiciário estadual no biênio 2011/2012. Ele tomou posse nesta sexta-feira, dia 4, defendendo a união entre os poderes da República para combater o crime, a corrupção e a injustiça.

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

A sessão solene de posse foi realizada no plenário do TJ do Rio e contou com a presença do ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), do governador Sergio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi.Os últimos escândalos que envolvem Berlusconi são os alvos da insurreição das mulheres na Itália

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

sábado, 12 de julho de 2008

São Paulo cria 333 cargos de apoio na Defensoria Pública

Sancionada lei que cria 333 cargos na Defensoria paulista

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sancionou a Lei Complementar 1.050, que cria o quadro de apoio da Defensoria Pública do estado. São 333 novos cargos para serem preenchidos por concurso público, fundamentais para o bom cumprimento das atribuições que competem à Defensoria. Além desses, serão criados 35 cargos em comissão (de livre nomeação e exoneração). Clique aqui

Os normais : Gilmar Mendes diz que é normal o questionamento de juízes contra Habeas

LUISA BELCHIOR
colaboração para a Folha Online, no Rio

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, classificou como normal o questionamento de juízes federais que protestaram contra a sua decisão de conceder o segundo habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, investigado na Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

"Acho absolutamente normal", disse o ministro, que hoje participou da banca examinadora de uma tese de doutorado na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro.

Leia mais na FolhaOnline.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Protesto dos procuradores da república, na íntegra, contra a concessão do HC a Daniel Dantas

A pedidos dos nossos leitores estamos publicando, na íntegra , o protesto dos procuradores da república contra a decisão que concedeu o primeiro habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas.






Dia de luto para as instituições democráticas brasileiras




1.Os Procuradores da República subscritos vêm manifestar seu pesar com a recente decisão do Presidente do Supremo Tribunal Federal no habeas corpus nº 95.009-4, em que são pacientes Daniel Valente Dantas e Outros. As instituições democráticas brasileiras foram frontalmente atingidas pela decisão liminar que, em tempo recorde, sob o pífio argumento de falta de fundamentação, desconsiderou todo um trabalho criteriosamente tratado nas 175 (cento e setenta e cinco) páginas do decreto de prisão provisória proferido por juiz federal da 1ª instância, no Estado de São Paulo.



2.As instituições democráticas foram frontalmente atingidas pela falsa aparência de normalidade dada ao fato de que decisões proferidas por juízos de 1ª instância possam ser diretamente desconstituídas pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, suprimindo-se a participação do Tribunal Regional Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Definitivamente não há normalidade na flagrante supressão de instâncias do Judiciário brasileiro, sendo, nesse sentido, inédita a absurda decisão proferida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.



3.Não se deve aceitar com normalidade o fato de que a possível participação em tentativa de suborno de Autoridade Policial não sirva de fundamento para o decreto de prisão provisória. Definitivamente não há normalidade na soltura, em tempo recorde, de investigado que pode ter atuado decisivamente para corromper e atrapalhar a legítima atuação de órgãos estatais.



4. O Regime Democrático foi frontalmente atingido pela decisão do Presidente do Supremo Tribunal Federal, proferida em tempo recorde, desconstituindo as 175 (cento e setenta e cinco) páginas da decisão que decretou a prisão temporária de conhecidas pessoas da alta sociedade brasileira, sob o argumento da necessidade de proteção ao mais fraco. Definitivamente não há normalidade em se considerar grandes banqueiros investigados por servirem de mandantes para a corrupção de servidores públicos o lado mais fraco da sociedade.



5.As decisões judiciais, em um Estado Democrático de Direito, devem ser cumpridas, como o foi a malsinada decisão do Presidente do Supremo Tribunal Federal. Contudo, os Procuradores da República subscritos não podem permanecer silentes frente à descarada afronta às instituições democráticas brasileiras, sob pena de assim também contribuírem para a falsa aparência de normalidade que se pretende instaurar.



Brasil, 11 de julho de 2008.



Sérgio Luiz Pinel Dias - PRES

Paulo Guaresqui - PRES

Helder Magno da Silva - PRES

João Marques Brandão Neto - PRSC

Carlos Bruno Ferreira da Silva - PRRJ

Luiz Francisco Fernandes - PRR1

Janice Agostinho Barreto - PRR3

Luciana Sperb - PRM Guarulhos

Ramiro Rockembach da Silva Matos Teixeira de Almeida- PRBA

Ana Lúcia Amaral - PRR3

Luciana Loureiro - PRDF

Vitor Veggi - PRPB

Luiza Cristina Fonseca Frischeisen - PRR3

Elizeta Maria de Paiva Ramos - PRR1

Geraldo Assunção Tavares - PRCE

Rodrigo Santos - PRTO

Edmilson da Costa Barreiros Júnior - PRAM

Ana Letícia Absy - PRSP

Daniel de Resende Salgado - PRGO

Orlando Martello Junior - PRPR

Geraldo Fernando Magalhães - PRSP

Sérgio Gardenghi Suiama - PRSP

Adailton Ramos do Nascimento - PRMG

Adriana Scordamaglia - PRSP

Fernando Lacerda Dias - PRSP

Steven Shuniti Zwicker - PRM Guarulhos

Anderson Santos - PRBA

Edmar Machado - PRMG

Pablo Coutinho Barreto - PRPE

Maurício Ribeiro Manso - PRRJ

Julio de Castilhos - PRES

Águeda Aparecida Silva Souto - PRMG

Rodrigo Poerson - PRRJ

Carlos Vinicius Cabeleira - PRES

Marco Tulio Oliveira - PRGO

Andréia Bayão Pereira Freire - PRRJ

Fernanda Oliveira - PRM Ilhéus

Luiz Fernando Gaspar Costa - PRSP

Douglas Santos Araújo - PRAP

Paulo Roberto de Alencar Araripe Furtado - PRR1

Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior - PRRN

Cristianna Dutra Brunelli Nácul - PRRS

Abaixo-assinado, na íntegra, de 121 juízes federais contra o Ministro Gilmar Mendes, do STF

Por insistência de nossos leitores estamos publicando o abaixo-assinado, na íntegra, firmado por 121 juízes federais da 3a. Região.




"Nós, juízes federais da Terceira Região abaixo assinados, vimos mostrar, por meio deste manifesto, indignação com a atitude de Sua Excelência o Ministro Gilmar Mendes, Presidente do Supremo Tribunal Federal, que determinou o encaminhamento de cópias da decisão do juiz federal Fausto De Sanctis, atacada no Habeas Corpus n. 95.009/SP, para o Conselho Nacional de Justiça, ao Conselho da Justiça Federal e à Corregedoria Geral da Justiça Federal da Terceira Região.

Não se vislumbra motivação plausível para que um juiz seja investigado por ter um determinado entendimento jurídico. Ao contrário, a independência de que dispõe o magistrado para decidir é um pilar da democracia e princípio constitucional consagrado. Ninguém nem nada pode interferir na livre formação da convicção do juiz, no direito de decidir segundo sua consciência, pena de solaparem-se as próprias bases do Estado de Direito.

Prestamos, pois, nossa solidariedade ao colega Fausto De Sanctis e deixamos clara nossa discordância para com este ato do Ministro Gilmar Mendes, que coloca em risco o bem tão caro da independência do Poder Judiciário.

Até às 17 horas de hoje, 11 de julho, os Juízes Federais abaixo identificados manifestaram-se conforme o presente manifesto, sem prejuízo de novas adesões.





1 - Carlos Eduardo Delgado

2 - José Eduardo de Almeida Leonel Ferreira

3 - Katia Herminia Martins Lazarano Roncada

4 - Raecler Baldresca

5 - Rubens Alexandre Elias Calixto

6 - Claudia Hilst Menezes

7 - Edevaldo de Medeiros

8 - Denise Aparecida Avelar

9 - Taís Bargas Ferracini de Campos Gurgel 10 - Giselle de Amaro e França

11 - Erik Frederico Gramstrup

12 - Angela Cristina Monteiro

13 - Elídia Ap Andrade Correa

14 - Decio Gabriel Gimenez

15 - Renato Luis Benucci

16 - Marcelle Ragazoni Carvalho

17 - Silvia Melo da Matta

18 - Isadora Segalla Afanasieff

19 - Daniela Paulovich de Lima

20 - Otavio Henrique Martins Port

21 - Cristiane Farias Rodrigues dos Santos

22 - Claudia Mantovani Arruga

23 - Paulo Cezar Neves Júnior

24 - Venilto Paulo Nunes Júnior

25 - Rosana Ferri Vidor

26 - João Miguel Coelho dos Anjos

27 - Fabiano Lopes Carraro

28 - Rosa Maria Pedrassi de Souza

29 - Sergio Henrique Bonachela

30 - Rogério Volpatti Polezze

31 - Wilson Pereira Júnior

32 - Nilce Cristina Petris de Paiva

33 - Cláudio Kitner

34 - Fernando Moreira Gonçalves

35 - Noemi Martins de Oliveira

36 - Marilia Rechi Gomes de Aguiar

37 - Gisele Bueno da Cruz

38 - Gilberto Mendes Sobrinho

39 - Veridiana Gracia Campos

40 - Letícia Dea Banks Ferreira Lopes

41 - Lin Pei Jeng

42 - Luiz Renato Pacheco Chaves de Oliveira

43 - Fernando Henrique Corrêa Custodio

44 - Leonardo José Correa Guarda

45 - Alexandre Berzosa Saliba

46 - Luciana Jacó Braga

47 - Marisa Claudia Gonçalves Cucio

48 - Carla Cristina de Oliveira Meira

49 - José Luiz Paludetto

50 - Carlos Alberto Antonio Júnior

51 - Márcia Souza e Silva de Oliveira

52 - Maria Catarina de Souza Martins Fazzio

53 - Nilson Martins Lopes Júnior

54 - Fabio Ivens de Pauli

55 - Mônica Wilma Schroder

56 - Louise Vilela Leite Filgueiras Borer

57 - José Tarcísio Januário

58 - Valéria Cabas Franco

59 - Marcelo Freiberger Zandavali

60 - Rodrigo Oliva Monteiro

61 - Ricardo de Castro Nascimento

62 - Luciane Aparecida Fernandes Ramos

63 - José Denílson Branco

64 - Paulo César Conrado

65 - Alexandre Alberto Berno

66 - Luciana Melchiori Bezerra

67 - Mara Lina Silva do Carmo

68 - Raphael José de Oliveira Silva

69 - Anita Villani

70 - Higino Cinacchi Júnior

71 - Maria Vitória Maziteli de Oliveira

72 - Márcio Ferro Catapani

73 - Silvia Maria Rocha

74 - Luís Gustavo Bregalda Neves

75 - Denio Silva The Cardoso

76 - Fletcher Eduardo Penteado

77 - Leonardo Pessorrusso de Queiroz

78 - Carlos Alberto Navarro Perez

79 - Renato Câmara Nigro

80 - Ronald de Carvalho Filho

81 - Luiz Antonio Moreira Porto

82- Hong Kou Hen

83- Pedro Luís Piedade Novaes

84- Flademir Jerônimo Belinati Martins

85- Luís Antônio Zanluca

86- Omar Chamon

87- Sidmar Dias Martins

88- João Carlos Cabrelon de Oliveira

89- Antonio André Muniz Mascarenhas de Souza

90- Marilaine Almeida Santos

91-Alessandro Diaféria

92- Paulo Ricardo Arena filho

93- Hélio Egydio de Matos Nogueira

94- Ricardo Geraldo Rezende Silveira

95 - Cláudio de Paula dos Santos

96 - Leandro Gonsalves Ferreira

97 - Caio Moysés de Lima

98 - Ronald Guido Junior

98 - Clécio Braschi

99 - Roberto da Silva Oliveira

100 - Vanessa Vieira de Mello

101 - Ivana Barba Pacheco

102 - Simone Bezerra Karagulian

103 - Gabriela Azevedo Campos Sales

104 - Kátia Cilene Balugar Firmino

105 - Fernanda Soraia Pacheco Costa

106 - Leonora Rigo Gaspar

107 - Marcos Alves Tavares

108 - Jorge Alexandre de Souza

109 - Anderson Fernandes Vieira

110 - Raquel Fernandez Perrini

111- Adriana Delboni Taricco Ikeda

112 - Tânia Lika Takeuchi

113- Janaína Rodrigues Valle Gomes

114- Fernando Marcelo Mendes

115- Simone Schroder Ribeiro

116- Nino Oliveira Toldo

117 - João Eduardo Consolim

118 - Raul Mariano Júnior

119 - Mônica Aparecida Bonavina

120 - Dasser Lettiere Júnior

121 - Renato de Carvalho Viana"

Supremo solta outra vez Daniel Dantas

Presidente do Supremo manda
soltar Daniel Dantas de novo
Gilmar Mendes acatou a petição apresentada pelos advogados de Daniel Dantas, dono do banco Opportunity. O banqueiro está preso preventivamente desde ontem.
Leia mais na FolhaOnline

Guerra entre Supremo e Polícia Federal

ANA FLOR
FREDERICO VASCONCELOS
da Folha de S.Paulo
Advogados acreditam que o episódio de prisão, soltura e nova prisão do banqueiro Daniel Dantas, ocorrido entre terça e ontem, explicita uma guerra entre Polícia Federal e Supremo Tribunal Federal. Eles divergiram sobre a "coragem" ou a "interferência indevida" do presidente do STF, Gilmar Mendes, em soltar Dantas.


Leia mais na FolhaOnline.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Mais Ophélie Winter


Mais Ophélie Winter.

Ophélie Winter : uma das mais belas mulheres do Planeta

Homenagem merecida do BJ a Ophélie Winter, uma das mais belas do Planeta. Ophélie foi um espetacular sucesso no Festival de Cannes.

Preso,novamente, Daniel Dantas





URGENTE



Após ter sido solto por liminar concedida pelo ministro do Supremo, Gilmar Mendes, o banqueiro Daniel Dantas teve, novamente, sua prisão decretada pelo juiz federal de São Paulo que se fundamentou em novas provas trazidas ao processo. Dentro de instantes, mais notícia sobre a prisão.


Avaliação dos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Este ano o País comemora os 20 anos da Constituição Federal. Mas este não é o único motivo de comemoração para a democracia brasileira. Em 2008, o Brasil também celebra os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para avaliar e discutir o que ainda deve ser feito para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABPM) realizaram, nesta quarta-feira, dia 9 de julho, o seminário O Judiciário e os 18 anos do ECA: Desafios na Especialização para a Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), e teve apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).Continue a ler em AMB

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Para as FARC : mão na cabeça e arma no chão


BOGOTÁ (Reuters) - "Ei, guerrilheiros, aqui quem fala é Ingrid Betancourt. Para vocês que estão me ouvindo, se a vida de seus comandantes foi respeitada, a de vocês também será caso deponham suas armas".



Essas palavras dão início a uma das mensagens que a ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt gravou e que serão transmitidas através de helicópteros em sobrevôos sobre áreas de mata do sudoeste do país.


Nossa opinião : A bandidada das FARC tem mais é que depor as armas. Mão na cabeça e arma no chão. Caso contrário, só o chumbo grosso resolve o problema.


Continue a ler na Reuters

terça-feira, 8 de julho de 2008

Polícia Federal : Daniel Dantas tentou subornar delegado federal


SÃO PAULO (Reuters) - O banqueiro Daniel Dantas, preso nesta terça-feira pela Polícia Federal, tentou subornar um delegado da PF para evitar as investigações que levaram à sua prisão, acusou o Ministério Público Federal.



De acordo com nota distribuída pelo MPF, Dantas teria oferecido, por meio de dois intermediários, 1 milhão de dólares a um delegado da PF para que seu nome, o de Verônica Dantas, irmã do banqueiro, e de Carlos Rodemburg, sócio e vice-presidente do Banco Opportunity, fossem retirados das investigações.



De acordo com os promotores, o fato foi informado ao juiz Fausto Martin de Sanctis, da 6a Vara Federal Criminal de São Paulo, que autorizou que os contatos entre o delegado e os intermediários continuassem sem que fosse dado o flagrante de corrupção. O objetivo seria a obtenção de mais provas.


Continue a ler na Reuters.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Juíza Patrícia Lemos representa Associação de Magistrados em intercâmbio na Argentina


Patrícia Lemos representa AMB em intercâmbio na Argentina

Para juíza, "troca de experiências é sempre proveitosa"

Troca de experiências entre os profissionais dos poderes judiciais brasileiro e argentino. Esse foi o objetivo do intercâmbio realizado entre a Escola Nacional da Magistratura (ENM), o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ-PE), a Suprema Corte de Justiça da Província de Mendoza e a Federação Argentina de Magistrados (FAM). A iniciativa foi realizada em Mendoza,Argentina.

Powered by Zoundry Raven

Conselho Nacional de Justiça suspende posse de juiz do TRE

A posse do magistrado Francisco Julião de Oliveira Sobrinho, juiz da 3ª Entrância, para compor o quadro do Tribunal Regional Eleitoral como desembargador eleitoral efetivo, foi adiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A suspensão provisória se deu por meio de liminar, atendento à solicitação da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe). Segundo informações contidas no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a posse do magistrado seria realizada nesta segunda-feira (7).

Nossa opinião: Assim não dá. Quando até os tribunais cometem ilegalidades é porque quase tudo está perdido.

Leia mais

Powered by Zoundry Raven

Justiça suspende curso de medicina

Justiça suspende curso de medicina

A pedido do MEC (Ministério da Educação), o desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, Élio Siqueira, suspendeu o curso de medicina da Fameg (Faculdade de Medicina de Garanhuns). A abertura do curso havia sido questionada pelo MEC por intermédio da AGU (Advocacia-Geral da União), porque a Fameg tinha autorização do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a autorização, credenciamento, reconhecimento e supervisão de cursos privados é de responsabilidade do MEC.

Nossa opinião : É só isso que se vê hoje em dia : ilegalidade e irresponsabilidade.

Leia mais

Powered by Zoundry Raven

Pará : Ministério Público denuncia péssimas condições da Santa Casa

Salas alagadas, além de infestação de roedores, baratas e até do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Esse é o cenário descrito pelo Ministério Público (MP) após sucessivas visitas à Santa Casa de Misericórdia de Belém. A denúncia faz parte de uma ação civil pública do MP contra o governo do Estado do Pará, a Secretaria de Estado da Saúde, o município de Belém e a Secretaria Municipal da Saúde.

Nossa Opinião : Esse absurdo. Esse descaso vem acontecendo em quase todo o País.

Leia mais

Powered by Zoundry Raven

Associação dos Magistrados Brasileiros : Políticos acusados de crimes devem ser inelegíveis



A candidatura de nomes que respondem a processos na Justiça para as eleições de outubro foi o assunto que abriu o caderno Política do jornal Correio Braziliense (DF), na edição do último domingo, dia 6 de julho. O jornal deu destaque, na página 3, à participação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no combate à elegibilidade de políticos acusados de crimes contra a administração pública, especialmente durante mandato eletivo.

O Correio divulgou 13 nomes que aparecem em processos nas páginas de tribunais estaduais e federais e ouviu o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, sobre o posicionamento da instituição. "Não estamos dizendo que quem responde a processo não pode se candidatar. O que estamos querendo é que os juízes eleitorais avaliem com seriedade e equilíbrio se as ações das quais essas pessoas são rés desabilitam-nas ou não para o exercício de cargo público", esclareceu o presidente.

Votação

Nesta terça-feira, dia 8 de julho, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal vota projeto de lei, de autoria do Senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que proíbe a candidatura daqueles que respondem a processos criminais, eleitorais ou relativos à improbidade administrativa. Matéria de hoje do site Globo Online, intitulada "Ficha suja: Senado vota projetos na terça-feira" aborda o assunto. (Fonte Bol. da AMB)

Powered by Zoundry Raven

Ingrid manda Uribe baixar a bola - Evo Morales diz que vai voltar a plantar coca

Uribe deve abrandar o tom com que trata as Farc, diz Betancourt 16:53 BRT

PARIS (Reuters) - O presidente colombiano, Alvaro Uribe, deveria abrandar o tom quando trata com a guerrilha marxista das Farc, disse na segunda-feira a refém libertada Ingrid Betancourt, pedindo a ele que rompa com a linguagem do "ódio". Artigo Completo

Morales voltará a plantar coca se perder cargo em referendo 16:51 BRT

LA PAZ (Reuters) - O presidente boliviano, Evo Morales, diz que vai voltar a plantar coca caso perca no referendo que decidirá sobre seu mandato, marcado para o dia 10 de agosto. Ele enfrenta uma disputa com governadores de oposição. Artigo Completo

Powered by Zoundry Raven

domingo, 6 de julho de 2008

Madonna nega divórcio

Madonna nega que está buscando o divórcio.

Leia mais na Reuters top news

Powered by Zoundry Raven

Vídeo : O resgate de Ingrid







Jornal El Nacional da Venezuela


Clique aqui e veja o vídeo da operação que resgatou 15 seqüestrados, entre eles, Ingrid Bettancourt : Video de la operación "Jaque" que rescató a 15 secuestrado.


Powered by Zoundry Raven