Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem novo presidente. É o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, sucessor do desembargador Luiz Zveiter na administração do Judiciário estadual no biênio 2011/2012. Ele tomou posse nesta sexta-feira, dia 4, defendendo a união entre os poderes da República para combater o crime, a corrupção e a injustiça.

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

A sessão solene de posse foi realizada no plenário do TJ do Rio e contou com a presença do ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), do governador Sergio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi.Os últimos escândalos que envolvem Berlusconi são os alvos da insurreição das mulheres na Itália

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

sábado, 2 de outubro de 2010

Protesto monstro na França contra a lei que aumenta a idade para aposentadoria

Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas da França neste sábado para protestar contra o plano do governo de Nicolas Sarkozy  de aumentar a idade de aposentadoria de 60 para 62 anos.
A lei, que faz parte do plano do governo para equilibrar as finanças em 2018 e reduzir o déficit, será discutida na terça-feira no Senado.
Esta manifestação é o primeiro chamado para um fim de semana, com a intenção de atrair famílias e estudantes, pessoas sem ligação com os sindicatos e as mulheres que serão severamente afetadas, caso tal lei seja  aprovada.
Vários foram os dias de greve nacional realizado por pelo  menos um milhão de franceses, de acordo com cálculos feitos pelos organizadores.
Apesar dos protestos, o governo diz que vai manter a proposta, mas ofereceu algumas pequenas concessões.
A lei que aumenta a idade da aposentadoria será  discutida na terça-feira no Senado francês.
O ponto mais polêmico é o da idade de aposentadoria. A idade mínima é aumentada de 60 para 62 anos.
Em Paris, centenas de milhares de manifestantes marcham pelas ruas principais carregando bandeiras e balões.
As ruas permanecem fechadas ao tráfego.

Rick Sanchez foi demitido da CNN, após entrevista explosiva na rádio via satélite

A CNN despediu o seu âncora Rick Sanchez, na tarde de sexta-feira, em retaliação a uma entrevista  em um programa  de rádio durante o qual Sanchez chamou  o apresentador Jon Stewart de “intransigente” e sugeriu que a mídia como um todo é controlada por judeus.
Ao  aparecer no programa “Stand Up!”  para promover seu novo livro, ” idiotice convencional “, Sanchez  afirmou que  foi vítima de discriminação na rede de notícias a cabo CNN.

Jornal argentino, El Clarín, prevê vitória de Dilma no primeiro turno

Rate This
Quantcast
O site do jornal argentino El Clarín, Clarin.com, afirma que Dilma Rousseff vencerá no primeiro turno diz a matéria:
As últimas pesquisas dão conta de que  Dilma terá uma vitória decisiva no primeiro turno, teria 52% dos votos , quando precisa de apenas 50 % mais 1. No entanto , a adversária Marina Silva, do Partido Verde, acredita que vai fazer uma grande eleição e vai disputar um segundo turno com a sua antiga colega de gabinete (ambas eram ministras que tinham estado juntas desde o início do governo Lula. )
Em entrevista coletiva,Dilma Rousseff, condenou o golpe no Equador e pediu proteção para a democracia naquele país . Outro dos principais candidatos, José Serra , no entanto, não quis comentar o golpe no Equador. Ele disse que não sabia do assunto e, portanto, não iria falar . Ao lado dele estava sua esposa, Mônica Allende. Serra chegou ao encontro com jornalistas , ladeado pelo seu  candidato a vice, Índio da Costa, uma pessoa jovem, mas de extrema-direita .
Leia mais no Clarín.com

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Rafael Correa repete: Não haverá perdão e nem esquecimento (Vídeo)

EUA pedem desculpas por infectar centenas de pessoas com doenças venéreas na Guatemala

Os Estados Unidos pediram desculpas à Guatemala por experiências em que cientistas norte-americanos nos anos quarenta do século passado, deliberadamente infectaram com doenças venéreas centenas de pessoas na Guatemala.
Em entrevista à BBC, o presidente da Guatemala, Álvaro Colom, disse sexta-feira que teve uma conversa telefônica com a Casa Branca, onde o presidente dos EUA, Barack Obama, pessoalmente, pediu desculpas ao povo da Guatemala.
Os dois chefes de Estado concordaram em formar uma comissão bilateral para estudar esses eventos, composta por cientistas dos dois países. A comissão irá determinar uma eventual compensação às vítimas sobreviventes das experiências ou as suas famílias.
Mais cedo, a secretária de Estado Hillary Clinton tinha chamado em uma declaração a este experimento como antiético e condenável.
mais de 60 anos, o governo dos EUA infectou quase 700 pessoas na Guatemala com gonorréia e sífilis, como parte dos estudos de medicina.
Naquela época, os EUA queriam testar a penicilina como um antibiótico contra as doenças sexualmente transmissíveis.
A sífilis pode causar, entre outras coisas, problemas cardíacos, doenças mentais e até mesmo a morte. Mesmo os pacientes tendo sido tratados, não se sabe quantos foram recuperados. O correspondente da BBC em Washington, Kim Ghattas, disse que não está claro se as vítimas receberam tratamento  adequado após o experimento.
O programa de testes foi descoberto pela professora Susan Reverby de Wellesley College. A professora  diz que o governo da Guatemala deu permissão para os testes.
Ghattas disse que ainda nãopropostas de indenização, mas que uma investigação será lançada para verificar os detalhes do estudo, realizado entre 1946 e 1948.
Em declaração conjunta Hillary Clinton e a secretária de Saúde, Kathleen Sebelius, disseram: “Lamentamos profundamente o que aconteceu, e pedimos desculpas a todos aqueles que foram afetados por essas práticas abomináveis da investigação.”

Equador: “Não haverá perdão ou esquecimento”, disse Raphael Correa


O longo dia de confronto, e caos que o Equador sofreu nesta quinta-feira, quando a madrugada de membros da polícia levantaram-se em oposição a um veto presidencial que elimina vários benefícios a seus funcionários, celebrado com a advertência do presidente Raphael Correa, que não dará  “nenhum perdão ou esquecimento “ para a polícia indisciplinada.
“Todos os maus elementos que deixaram o país como uma república de opereta, que desgraçou a polícia  serão punidos de acordo”, disse Raphael Correa no Palácio do Governo, onde chegou depois que um comando militar o tirou do Hospital, local onde o presidente foi detido por várias horas pela polícia.

Nagib Slaibi Filho: Livro Direito Constitucional já na 3a. Edição

Um Clássico do Direito Constitucional
  • Direito Constitucional, de Nagib Slaibi Filho, é obra que goza de elevado conceito entre alunos, concursandos, professores e demais profissionais do Direito, por abordar, de forma abrangente e pormenorizada, os principais temas constitucionais, como os direitos e as garantias fundamentais, normas e interpretação constitucional.
    O livro está dividido em cinco grandes segmentos: o primeiro trata da Teoria da Constituição, incluindo seu conceito, tipos, poder constituinte, a norma e sua hermenêutica, além de um capítulo específico sobre a influência da dimensão tempo; o segundo aborda o controle da constitucionalidade em seus diversos aspectos e meios processuais, destacando-se o capítulo sobre a breve história do controle; o terceiro enfoca os direitos e as garantias fundamentais; o quarto apresenta breve explanação sobre o Poder Público; e o quinto segmento discorre sobre a ordem econômica, financeira, social e cultural através dos temas-tópicos mais importantes.

    Ficha Técnica

  • Editora: Forense
  • Autor: NAGIB SLAIBI FILHO
  • ISBN: 9788530927165
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2009
  • Edição: 3
  • Número de páginas: 776
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
  • Tomo: 0
  • Volumes: 0
  • Complemento: Nenhuma

Debate: Dilma foi a única a apresentar propostas concretas


 
 
 
A candidata pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, participou do último debate entre os candidatos à presidência nessa noite, na TV Globo, e mais uma vez demonstrou que é a postulante mais preparada para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela foi a única a apresentar propostas concretas para os problemas do país e a dizer como pode implantá-las – e não apenas fazer promessas irreais ou discursos vazios.
Dilma explicou, por exemplo, como fará para ampliar o número de moradias populares até 2014 com o programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de 2 milhões de habitações em todo país. Foi a única a apresentar proposta clara em relação à segurança pública. E também apresentou soluçõs para reduzir a informalidade no mercado de trabalho no país, lembrando o recorde absoluto na criação de empregos no governo Lula.
“A Dilma foi disparada a melhor, a mais preparada a mais capacitada e que vai liderar o Brasil, pegar o bastão do presidente Lula e fazer o país continuar crescendo e distribuindo renda”, analisou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que concorre à reeleição no estado.
Vantagem nas pesquisas
Segundo ele, Dilma lidera as pesquisas de intenção de voto justamente por pautar sua campanha com propostas claras para o desenvolvimento do Brasil. Cabral disse ter orgulho de saber que ela tem ampla vantagem sobre os adversários no Rio de Janeiro.
“Ela está ganhando essa luta por centrar sua campanha em propostas e assumir os compromissos de continuidade do governo Lula, aperfeiçoando no campo do desenvolvimento, da infraestrutura e da distribuição de renda”, afirmou Cabral. “Por isso, ela vai ganhar a eleição. E tenho muito orgulho que aqui no Rio o povo do Rio de Janeiro estar dando uma forte liderança para ela.”
Para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o debate foi excelente porque a candidata respondeu a todas as questões formuladas pelos adversários. “Foi excelente. Um debate de alto nível e a Dilma não deixou perguntas sem respostas. E agora é partir para os dois últimos dias ainda mobilizando a militância para tentar decidir a eleição no domingo”, convocou.
Um dos coordenadores da campanha de Dilma, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) afirmou que o debate ficou centrado nas propostas dos candidatos e isso vai ajudar o eleitor indeciso a definir seu voto pela candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando.
Debate de alto nível
Ao final do debate, Dilma concedeu uma breve entrevista coletiva e disse que gostou da oportunidade de debater em alto nível com os demais candidatos. “É contribuição para democracia que o Brasil tenha esse desempenho nas eleições. Somos uma das maiores democracias do mundo. Sem dúvida a maior democracia do mundo emergente”, comentou.
Segundo ela, “nós podemos ter orgulho desse país estar sendo transformado com distribuição de renda, inclusão social e as pessoas subindo de vida na mais perfeita normalidade, sem atritos e sem nenhuma alteração na sólida democracia que ajudamos a construir nesses últimos anos”.
Herança de Lula
Questionada sobre o papel que Lula terá no seu eventual governo, a candidata voltou a dizer que além de aliada do presidente, ela é amiga pessoal dele. E isso torna a relação dos dois especial.
“Vai ser um governo que tem a mesma inspiração em relação ao projeto que vamos desenvolver. Eu tenho absoluto respeito pelo presidente Lula e, sobretudo, uma grande amizade. Trabalhamos juntos e enfrentamos muitos obstáculos e superamos desafios. Para mim é um orgulho ter conseguido o que conseguimos”, finalizou.
“Ele [Lula] é um líder de primeira linha e qualquer presidente da República, não só do Brasil, gostaria muito de tê-lo como amigo como eu tenho. Sou objeto de uma certa inveja por aí”, disse, brincando.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Anteprojeto de lei sobre a Síndrome Alcoólica Fetal é lançado no TJ

i
Rate This
Quantcast

O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter (ao centro), com o ator Mussunzinho, que apóia a campanha de prevenção à SAF; o professor José Mauro Braz de Lima e as desembargadoras Katya Monnerat e Lúcia Maria Miguel Lima.

A Sociedade Brasileira de Alcoologia, com apoio do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Zveiter, e do diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, lançou o anteprojeto de lei sobre a prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) na manhã de hoje, dia 30, no auditório Antonio Carlos Amorim, no TJRJ.
A campanha de atenção e prevenção da SAF alerta sobre os riscos que o consumo de qualquer bebida alcoólica durante a gravidez representa à saúde mental e física do bebê. A SAF é uma condição clínica decorrente do consumo de álcool pela gestante, quando as substâncias tóxicas atingem o feto ao atravessar a barreira placentária. Quando ingerido, o álcool penetra no feto de maneira direta, pelo cordão umbilical, podendo interferir no desenvolvimento do bebê e trazer diversas repercussões não no cérebro, mas também nos outros órgãos, comprometendo funções importantes como o equilíbrio, o aprendizado e memória e o relacionamento social.
O lançamento da campanha ocorreu durante o seminário sobreÁlcool e gravidezSíndrome Alcoólica Fetal (SAF): conseqüências médico-sociais e aspectos jurídicos”, organizado pelas desembargadoras Lúcia Maria Miguel Lima e Katya Maria Monnerat Moniz de Aragão Dáquer, presidente do Fórum Permanente de Direito de Família.
Durante o evento, o professor José Mauro Braz de Lima, médico PhD em Neurologia, apresentou palestra sobre a “Síndrome Alcoólica Fetal e seu impacto médico-social e jurídico”. A médica Vera Fonseca, da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, coordenou a mesa redonda sobre o temaExclusão social e violência no contexto familiar” apresentando pelo desembargador Siro Darlan. Também participaram do debate o professor Joffre Amin Jr., o médico André Carvalho Neto, a assistente social Margarida Inocência Constancio e a psicóloga Priscila Monteiro de Carvalho.

Tribunal de Justiça do Rio e Corregedoria lançam o Projeto Desenvolver

O desembargador Antonio José Azevedo Pinto, corregedor-geral da Justiça em exercício e 3º vice-presidente do TJRJ, informou que o foco dos cursos de capacitação é a gestão de pessoas

O Tribunal de Justiça do Rio e a Corregedoria Geral da Justiça lançaram o Projeto Desenvolver, que tem como objetivo disponibilizar cursos com temas voltados para a gestão de equipes de serventias judiciais, a partir da abordagem de aspectos humanos e comportamentais.
O evento contou com a presença do corregedor-geral da Justiça em exercício, desembargador Antonio José Azevedo Pinto, e do presidente do Conselho Consultivo da Escola de Administração Judiciária (Esaj), desembargador Sidney Hartung Buarque, entre outras autoridades do Poder Judiciário estadual.
Nos últimos anos foram oferecidos aos servidores treinamentos técnicos em processamento de feitos judiciais, custas, informática, gestão de processos e da qualidade. Resolvemos agora deslocar o foco da capacitação para outro campo estratégico de atuação de escrivães e responsáveis pelo expediente, que é a gestão de pessoas”, informou o corregedor-geral.
O primeiro curso oferecido pelo projeto foi “Gestão do Estresse e Gestão de Pessoas em Serventias Judiciais”, ocorrido no dia 23, com a participação de 300 escrivães e responsáveis pelo expediente (Re’s). O lançamento do projeto ocorreu no dia 21 de setembro.

Dilma mantém 55% dos votos válidos (hoje, 30/10)

Faltando apenas três dias para as eleições, o cenário da disputa presidencial permanece estável, dando à candidata do PT, Dilma Rousseff, 55% dos votos válidos no tracking Vox Populi/Band/iG. A conta, que exclui os votos nulos e em branco, mantém a perspectiva de uma vitória da petista ainda no primeiro 1°turno, segundo o Vox Populi. Se a eleição fosse hoje, o tucano José Serra teria 29% dos votos válidos e a candidata do PV, Marina Silva, 13%.
Para vencer no primeiro turno, a candidata do PT precisa obter 50% dos votos válidos mais um.
Quando é analisado o total de intenções de voto, Dilma continua com 49%, mesmo patamar registrado nos últimos cinco dias. O candidato do PSDB, José Serra, aparece na segunda colocação, mantendo 26% da preferência do eleitorado, mesmo índice registrado na medição de ontem.
Marina também continuou com 12% das intenções de voto na medição de hoje, mesmo patamar do dia anterior. Os outros candidatos, juntos, alcançaram 1% dos entrevistados pelo instituto. Ainda segundo o Vox Populi, 4% dos entrevistados pretendem votar em branco no próximo domingo e 8% se declaram indecisos.(Fonte IG).

STF: Eleitor só precisa de um documento oficial com foto para votar

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira, por 8 votos a 2, que o eleitor só precisa levar um documento oficial com foto na hora da votação. A maioria dos ministros acatou ação do PT contrária à obrigatoriedade de dois documentos.

A relatora do caso, ministra Ellen Gracie, encontrou uma solução para não declarar a norma inconstitucional, mas permitir que o eleitor vote apenas com um documento com foto, como identidade, carteira de motorista ou passaporte, por exemplo. 

Mapa do IBOPE mostra vitória de Dilma no primeiro turno

Dilma fala das difamações de que está sendo vítima na campanha

Edir Macedo divulga carta em apoio a candidatura de Dilma

O bispo Edir Macedo, publicou na internet uma carta em defesa da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
Líder nas pesquisas, Dilma é alvo de ataques de católicos e evangélicos sob a acusação de que defende o aborto. Em sua carta, Macedo diz que a petista é vítima de mentiras e acusou autores de spam de fazer "o jogo do diabo".
Na carta, Edir Macedo nega ainda que Dilma tenha afirmado que nem mesmo Cristo tiraria dela sua vitória.
Ao falar dos ataques contra Dilma via email, o bispo afirma que "se os cristãos fossem tão ágeis e eficientes para usar as ferramentas modernas da comunicação na pregação do Evangelho, assim como parecem ser para disseminar boatos, certamente muitas almas seriam ganhas para o Senhor Jesus".
"Quem pensa que está prestando algum serviço ao Reino de Deus, espalhando uma informação sem ter certeza de sua veracidade, na verdade, está fazendo o jogo do diabo", criticou.
"O Senhor Jesus não precisa de advogados, nem de assessores de comunicação que saiam em "defesa" de Seu Nome. Ele precisa de verdadeiros cristãos, que entendam, vivam e preguem a Verdade".

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Público: Candidata do PT (Dilma Rousseff) pode vencer na primeira volta

Sondagens confirmam favoritismo de Dilma Rousseff

A alegada queda de popularidade da candidatura de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), à presidência do Brasil, acaba de ser desmentida pelos números da sondagem CNI/Ibope, que mostra a petista na frente das intenções de voto com 50 por cento – um valor que permanece inalterado desde o fim de Agosto naquela pesquisa e antecipa uma vitória confortável à primeira volta.

Leia mais no jornal Público de Portugal

Dilma Rousseff recebeu o apoio maciço dos cristãos


A candidata à Presidência da República pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, se reuniu hoje por cerca de duas horas com representantes de 11 entidades religiosas de todo país em Brasília. Os cristãos declararam apoio maciço à petista nas eleições de domingo. Os líderes religiosos também divulgaram uma carta aberta repudiando “a boataria cruel e mentirosa” que vem sendo disseminada contra Dilma na Internet.
Após o encontro, Dilma concedeu uma entrevista coletiva em que reafirmou seu compromisso com a vida e sua posição contrária ao aborto. A candidata também rejeitou a possibilidade de convocação de um plebiscito no país para decidir sobre a questão. “Não sou a favor de um plebiscito porque ele dividiria a nação entre aqueles que defendem e aqueles que são contra. A legislação existente hoje pacifica todas as posições. Eu sou contra mudar a lei”, enfatizou.
Ela também salientou que nunca fez qualquer referência sobre a vitória nas eleições baseada em pesquisas, lembrando que os jornalistas são testemunhas disso ao longo de sua jornada na campanha. Por isso, ela fez questão de repudiar as informações falsas que estão circulando pela Internet afirmando que ela usou inclusive Deus para dizer que não seria derrotada.
"Eu lamento isso profundamente, porque nunca saíram da minha boca palavras nesse sentido”, argumentou.
Valores pela vida
Durante o encontro, os cristãos deram declarações de apoio à candidata e reafirmaram que confiam na sua posição e na capacidade de Dilma de valorizar a família e os valores pela vida. “Vocês podem ter certeza que nossa relação será pautada pelo diálogo, pela parceria e pela colaboração”, disse Dilma para os cristãos.
Dilma afirmou que precisará do apoio das igrejas principalmente no combate às drogas, em especial ao crack. “Sozinho, o Estado não vai conseguir resolver esse problema das drogas e do crack. Por isso, vai ser fundamental nossa parceria com as igrejas a as casas de reabilitação”, comentou.
O presidente do Conselho Nacional de Pastores do Brasil, bispo Manoel Ferreira, disse que Dilma é “um instrumento de Deus e do presidente Lula” para continuar realizando a mudança que o Brasil precisa.

IBOPE: Dilma terá vitória no primeiro turno

CNT/Sensus também indica vitória de Dilma no primeiro turno

 





Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quarta-feira mostra vitória da candidata Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno das eleições deste domingo.

No total, Dilma recebeu 54,7% dos votos válidos (excluídos nulos e brancos), enquanto José Serra (PSDB) somou 29,5% e Marina Silva (PV), 13,3%. Como a petista tem mais de 50% dos votos válidos, a pesquisa mostra sua vitória em primeiro turno. 

O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, com 2.000 pessoas em 136 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 33.103/2010.

Cuidado diabético: A Anvisa retira do mercado o remédio Avandia


Em reunião finalizada na terça-feira (28), a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) cancelou o registro do medicamento Avandia, fabricado pela empresa GlaxoSmithKline, que tem como princípio-ativo a substância rosiglitazona. O remédio é utilizado no tratamento contra a diabetes tipo 2.
A decisão foi tomada após a avaliação de estudos que demostraram que os riscos da utilização do medicamento superam seus benefícios. Também foi determinado que o laboratório produtor do medicamento faça o recolhimento do produto em todo o território nacional.

Cuidado diabético.Leia tudo na Folha.com

Vantagem de Dilma se mantém estável em pesquisa CNI-Ibope


BRASÍLIA (Reuters) - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve estável sua vantagem na disputa eleitoral, mostrou pesquisa CNI/Ibope, nesta quarta-feira.
Dilma tem 50 por cento das intenção de votos, José Serra (PSDB) aparece com 27 por cento, enquanto Marina Silva (PV) ficou com 13 por cento.
Na pesquisa Ibope divulgada em 24 de setembro, Dilma tinha 50 por cento, Serra 28 por cento e Marina, 12 por cento.
O Ibope entrevistou 3.010 pessoas entre os dias 25 e 27 de setembro, em 191 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais
(Reportagem de Natuza Nery e Ray Colitt)

COM DILMA PARA A VITÓRIA EM 3 DE OUTUBRO: Carta do presidente José Eduardo Dutra à militância do PT



Carta convocando a militância petista para ir às ruas e garantir a vitória de Dilma Rousseff no próximo domingo (3) e assim eleger o terceiro governo democrático e popular do Brasil.

COM DILMA PARA A VITÓRIA EM 3 DE OUTUBRO
Carta do presidente José Eduardo Dutra à militância do PT
Companheiras e companheiros,
Chegamos à reta final de um processo eleitoral histórico, que fará de Dilma Rousseff a primeira mulher presidente do Brasil.
Com Dilma, no próximo domingo teremos a oportunidade de eleger o terceiro governo popular e democrático do Brasil.
É o momento de confirmar a opção pela mudança, que a sociedade brasileira fez ao eleger o presidente Lula pela primeira vez, em 2002.
É o momento de garantir as conquistas acumuladas nos últimos oito anos; e de avançar ainda mais na construção de um país melhor, mais desenvolvido e socialmente mais justo.
A candidatura da companheira Dilma Rousseff é a certeza de que esse projeto vai prosseguir nos próximos anos.
Ela foi construída sobre uma sólida base de apoio social ao governo do presidente Lula.
Em torno dela formou-se um amplo arco de alianças, agregando todas as forças políticas que nos ajudaram a construir o projeto de desenvolvimento com distribuição de renda e ampla inclusão social.
Dilma Rousseff representa o Brasil que se transforma, que é amado por seu povo e respeitado em todo o mundo.
Ao longo dessa campanha, Dilma defendeu este projeto nos comícios, nas ruas, nos debates, nos programas de rádio e tevê.
De nossos adversários, que não têm proposta, não têm discurso, não têm representatividade, tudo o que ouvimos foi uma campanha de mentiras, falsidade e golpes baixos.
Vamos vencê-los no voto, mais uma vez.
Vamos dar a eles mais uma lição de democracia.
Vamos confirmar nas urnas o que se sente nas ruas, nas fábricas, nas escolas, na internet: é Dilma vitoriosa no primeiro turno das eleições.
É nessa hora, nesses últimos dias de campanha, que a militância do PT vai fazer a diferença mais uma vez.
Eu me dirijo a vocês, como presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, para convocar a militância mais aguerrida do Brasil.
Você, que tem uma estrela vermelha no peito, pegue sua bandeira, reúna os companheiros, vá para as ruas defender nossa candidata, a candidata do PT e do presidente Lula.
Distribua nossas mensagens pela rede, acione o tweeter, siga nossos blogs, combata as mentiras e os boatos que os adversários espalham.
Vamos mostrar a eles que temos o melhor projeto, a melhor candidata, a melhor aliança.
E vamos mostrar, mais uma vez, que temos algo que nenhum outro partido tem: a militância mais apaixonada desse país.
É a nossa militância que vai fazer a diferença na reta final. Vamos pras ruas, vamos para decidir. Vamos fazer História mais uma vez.
Vamos com garra e determinação, com amor pelo Brasil, com a força do PT.
Vamos para a vitória no dia 3 de outubro!
José Eduardo Dutra
Presidente Nacional do PT

New York Times aponta favoritismo de Dilma


O jornal americano New York Times destacou em sua edição desta terça-feira (28) a trajetória da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, e creditou o provável sucesso eleitoral da petista no pleito de domingo (3) ao legado deixado pelo governo Lula.
Em texto intitulado "O fator feminino - Uma mulher desponta no Brasil", da jornalista Luisita Lopez Torregrosa, Dilma é comparada a outras líderes na América do Sul, entre elas as presidentas Michelle Bachelet, do Chile, Cristina Kirchner, da Argentina, e Keiko Fujimori, do Peru. Mas a publicação coloca a ligação com o atual presidente como principal explicação para sua liderança nas pesquisas eleitorais. "Mais que qualquer outro fator (incluindo a questão feminista), a Sra. Rousseff (Dilma) deve seu sucesso ao Sr. Da Silva (Lula)", diz o texto. "Se ela tem um tema, é a sua fidelidade às políticas do Sr. Da Silva (Lula)", complementa a articulista.
O artigo também lembra o passado de Dilma, desde os tempos de infância em Belo Horizonte, seu envolvimento em grupos de resistência ao regime militar, sua formação em economia e a entrada na política como secretária de energia do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vox Populi: Dilma ganha no primeiro turno