sábado, 26 de julho de 2008

Greenhalgh vai ter acesso à íntegra do inquérito da Operação Satiagraha

César Peluso.jpg


GABRIELA GUERREIRO


da Folha Online, em Brasília


O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou nesta sexta-feira o advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) a ter acesso à íntegra do inquérito da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que investigou crimes financeiros supostamente praticados pelo banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.


Greenhalgh havia pedido extensão da decisão do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, que permitiu ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ter acesso às investigações, que estão sob sigilo.


O ministro César Peluzo, que está de plantão no STF nesta semana em meio ao recesso Judiciário, decidiu acatar o pedido de Greenhalgh depois que Mendes autorizou Heráclito a ter acesso ao texto. Assim como o senador, Greenhalgh argumenta que o seu nome tem sido "vazado" como supostamente investigado pela PF na Operação Satiagraha sem ter conhecimento do teor do inquérito.


Nossa opinião : Assim já é demais. Toda a vez que o advogado precisa conhecer os autos de processo que tramita em segredo, mesmo contra si, tem que ir ao STF, porque na verdade os juízes de primeiro grau, não se sabe de onde saiu essa invenção, negam o acesso aos autos do processo. É coisa de Kafka. Ainda bem que o ministro César peluso botou ordem na casa.


Leia mais na FOLHAONLINE.