Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem novo presidente. É o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, sucessor do desembargador Luiz Zveiter na administração do Judiciário estadual no biênio 2011/2012. Ele tomou posse nesta sexta-feira, dia 4, defendendo a união entre os poderes da República para combater o crime, a corrupção e a injustiça.

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

A sessão solene de posse foi realizada no plenário do TJ do Rio e contou com a presença do ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), do governador Sergio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi.Os últimos escândalos que envolvem Berlusconi são os alvos da insurreição das mulheres na Itália

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

sábado, 19 de julho de 2008

Gravura roubada de Picasso volta para pinacoteca


São Paulo - A gravura de Picasso recuperada hoje (19) pela Polícia Civil de São Paulo foi devolvida agora há pouco à Estação Pinacoteca. A gravura O pintor e seu modelo, de Pablo Picasso, e outros três quadros haviam sido roubados da Estação Pinacoteca no mês passado. As outras pinturas ainda não foram localizadas pela polícia.



Em breve entrevista à imprensa no início da noite de hoje (19) o secretário de Segurança Pública do estado, Ronaldo Marzagão, elogiou o trabalho da polícia e não forneceu muitos detalhes sobre como a obra foi recuperada nem sobre as prisões realizadas, já que essas informações, segundo ele, poderiam atrapalhar as investigações e, principalmente, a localização das demais obras.



"A polícia está mobilizada para recuperá-los", disse ele, que aproveitou para pedir o apoio da sociedade no fornecimento de informações sobre o roubo. "Se alguma pessoa souber de algum fato relativo ao roubo das obras pode ligar para o telefone do Disque Denúncia 181 ou para o telefone (11) 2221-3358".



Segundo o presidente da Estação Pinacoteca, Marcelo Araújo, a obra aparentemente não foi danificada, mas ainda será avaliada por técnicos. "A obra vai ser analisada pelos nossos restauradores, mas aparentemente ela está em ótimo estado. Não foi nem mesmo retirada da moldura original, o que nos deixa muito satisfeitos", afirmou.



Araújo disse que está confiante na recuperação das demais obras. "Foi um êxito enorme essa localização e estamos extremamente confiantes de que as outras três obras também serão localizadas o mais rápido possível. Nossa maior preocupação é com o estado de conservação delas", afirmou.



De acordo com Araújo, todo o sistema de segurança da Estação Pinacoteca foi revisto e aprimorado depois do roubo, com a implementação de novos equipamentos, como um aparelho detector de metais na entrada do local.



A obra deverá voltar a ser exposta. [Agência Brasil].



Nossa opinião : A avó do BJ já dizia : " depois da porta arrombada coloca-se a tranca."




Dezesseis anos do massacre do juiz Paolo Borsellino pela Cosa Nostra


O ministro da Justiça italiano, Angelino Alfano, anunciou hoje uma série de medidas para impedir a comunicação entre os chefes da máfia presos.




Em Palermo, capital da Sicília, Alfano participou dos atos em memória do juiz Paolo Borsellino e seus cinco seguranças, que foram assassinados em 19 de julho de 1992, em frente à casa da mãe do magistrado, com a detonação de um carro-bomba estacionado na rua pela Cosa Nostra.




"Hoje é um dia de dor, mas também de esperança. Hoje meu ministério publicou uma circular muito rígida sobre o 41 Bis, que impedirá qualquer comunicação entre os 'capos' (chefões) mafiosos presos", disse Alfano.




O regime 41 Bis, conhecido como "prisão dura", impede que os grandes chefes da máfia presos -- como Salvatore "Toto" Riina e Bernardo Provenzano-- tenham qualquer contato com o mundo exterior, para evitar que eles, como já tinha ocorrido, continuem administrando suas atividades ilegais a partir da prisão.




Com o novo "aperto", o governo pretende impedir qualquer tipo de contato entre os "capos" da máfia.




Neste sábado, todos os líderes políticos expressaram sua solidariedade aos familiares de Borsellino e seu apoio à Polícia.




O presidente italiano, Giorgio Napolitano, enviou uma mensagem à viúva do juiz morto há 16 anos, na qual definiu o magistrado como "exemplar" e expressou o reconhecimento de todo o país ao trabalho dele.





Nossa opinião : Foi o ato de maior covardia e insensibilidade moral dos chefões da máfia o assassinato do juiz Paolo Borsellino. Mas, mesmo assim o BJ não perdeu a inocência ao perguntar:



"JB, quer dizer que eles não vão poder mais se comunicar nem com o Berlusconi ?"




sexta-feira, 18 de julho de 2008

Dalmo Dallari está delirando ao dar opinião em processo alheio

Brasília - O acesso do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ao inquérito da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, na opinião do jurista Dalmo Dallari, pode representar mais uma tentativa de levar o processo para o Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o jurista alerta que o fato de o senador ser citado não faz com que o processo seja encaminhado para a Corte Suprema.


"Eu acredito que seja uma manobra, uma tentativa de tirar a competência do juiz de primeira instância. Ainda mais depois deles [os acusados] saberem que contam com a proteção do presidente do Supremo, o ministro Gilmar Mendes. Levar o processo para o STF, então, vai ser um presente. É manobra, mas não tem nenhuma base legal porque a competência continua sendo do juiz de primeira instância, mesmo que o senador seja ouvido no processo. Trata-se de uma manobra que não tem fundamento legal e, portanto, pouca possibilidade de êxito", disse Dallari hoje (18), em entrevista à Agência Brasil.


Ontem, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, estendeu ao senador liminar concedida anteriormente à defesa do banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, permitindo o acesso do senador aos autos do processo que se encontra em sigilo.


Mendes ressaltou, na decisão, que o nome do senador apareceu em reportagens como citado no inquérito. No pedido, Heráclito alegou que o vazamento de dados sigilosos do inquérito tiveram o "único e claro escopo de prejudicar a imagem" de outras pessoas não envolvidas.


A Operação Satiagraha investiga crimes financeiros que teriam sido cometidos por uma organização liderada pelo banqueiro Daniel Dantas. Deflagrada na semana passada, o banqueiro chegou a ser preso duas vezes. Dantas acabou sendo beneficiado por duas decisões de relaxamento de prisão concedidos pelo presidente do STF.


De acordo com Dallari, ao conceder os habeas corpus, Gilmar Mendes teria descumprido a lei. "O erro de Mendes ocorreu ao assumir uma competência que, legalmente, ele não tem. Depois da decisão do juiz de primeira instância, de decretar a prisão de Dantas, o processo teria que ter passado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) e, depois, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), para, depois, chegar ao Supremo. O ministro Gilmar Mendes, na verdade, queimou duas instâncias. Ele deveria simplesmente ter dito que o assunto não era da competência dele e não despachar coisa alguma, nem a favor e nem contra", considerou o jurista.


Para ele, Mendes teria agido na contramão do processo de popularização da Justiça que vem tomando corpo no Brasil. "A Justiça vem se aproximando cada vez mais da população. É possível observar que há um trabalho de descentralização, criação de juizados especiais. Tudo isso trazendo o Judiciário para mais perto do povo. No entanto, esse episódio envolvendo o Daniel Dantas demonstrou que, no Judiciário, existe um juiz, altamente situado, que não aplica a lei, que não respeita a lei. Ele [Mendes] cometeu um erro jurídico. Trata-se de uma responsabilidade individual. Ele está na contramão do que a lei manda, do que a Constituição estabelece. Ele agiu ilegalmente", opinou.


Dallari considerou que Mendes demonstrou desequilíbrio emocional ao anunciar que denunciaria o juiz federal Fausto De Sanctis, que decretou a prisão de Dantas, ao Conselho Nacional de Justiça. "É muito difícil ter uma conclusão segura sobre o que levou o ministro Gilmar Mendes a tomar a decisão de mandar soltar Daniel Dantas, mas o que, sem dúvida nenhuma ,aconteceu, foi desequilíbrio emocional. A atitude dele contra o juiz mostra que, por alguma razão, ele estava indignado, sentindo-se ofendido. Ele agiu sem serenidade. Na verdade, ele agiu como advogado. Como advogado de defesa".


Desde a semana passada, a atitude de Mendes tem provocado a reação de procuradores, juízes e sindicalistas, que chegaram a ensaiar um pedido de impeachment do presidente do STF. Dallari destacou que a reação era esperada, na medida que os juizes de primeira instância se sentiram ameaçados pela atitude de Mendes.


"Acho que a atitude de se pedir o impeachment é absolutamente compreensível. Gilmar Mendes tomou uma atitude contra os juizes dos tribunais. Na verdade, ele tirou a competência deles. Além disso, quando ele disse que iria fazer uma representação contra o juiz De Santis ao CNJ, todos se sentiram ameaçados. Entenderam que quem decidir alguma coisa contra a vontade de Gilmar Mendes corre o risco de ser denunciado ao CNJ", explicou.


No entanto, Dallari ressaltou que a proposta tem pouca chance de prosperar. O primeiro obstáculo apontado pelo jurista é o Senado Federal. "Não acredito que o pedido terá conseqüências práticas porque terá que passar pelo Senado que é, na sua ampla maioria, efetivamente ligado ao mundo dos negócios", ressalvou Dallari.


Para o jurista, a punição para Mendes deveria ocorrer no mesmo CNJ, do qual o ministro é também presidente. "Rigorosamente, o CNJ deveria fazer pelo menos uma advertência ao ministro Gilmar Mendes. O paradoxo é que ele é o presidente do CNJ. Então, eu acho pouco provável que ele advirta a si mesmo. O CNJ é o órgão nacional de controle e disciplina do Poder Judiciário. No entanto, na hora em que a questão é contra o presidente do STF, seu funcionamento fica prejudicado. Nesse caso, o CNJ encontra-se cerceado, constrangido", analisou. (fonte:Agência Brasil).




Nossa opinião : A atitude do dr. Dalmo Dallari em vir, seguidas vezes, aos órgãos de informação dar opinião sobre processo alheio é destituída de ética profissional e deveria ser punida pela OAB.


Não bastasse isso, o dr. Dalmo Dallari sabe que não houve qualquer supressão de instância quando o Ministro Gilmar Mendes concedeu a ordem de habeas corpus, isto porque, tratava-se de um habeas corpus preventivo, cuja liminar havia sido negada pelo TRF3 e pelo STJ.


Portanto nenhuma supressão de grau de jurisdição estava ocorrendo, uma vez que a súmula 691, do Supremo Tribunal Federal tem sido mitigada em centenas de julgados da lavra da unanimidade do Supremo Tribunal Federal quando se verifica no processo a "flagrante ilegalidade da prisão" ou do constrangimento ilegal.


quem pode dizer se o Ministro Gilmar Mendes agiu corretamente ou não, isto é, se a prisão de Daniel Dantas padecia de flagrante ilegalidade ou não, é o próprio Supremo Tribunal Federal, julgando o Habeas Corpus, até porque o mérito da ordem impetrada ainda deverá ser julgado pelos Tribunais de hierarquia inferior.


O Dr. Dalmo Dallari que, sempre mereceu o respeito de todos , faria bem melhor se ficasse em obsequioso silêncio.


Para não dizer como o Rei Juan Carlos: "por qué non te callas Dallari ?"


Delegado Protógenes : fita foi uma "adulteração"


O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz disse a interlocutores que a fita divulgada nesta quinta-feira (17) pela direção geral da PF foi uma "adulteração" do conteúdo, revela reportagem de Rubens Valente publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL).


Na reunião, ocorrida na última segunda-feira na Superintendência da PF, em São Paulo, foi definida a saída de Queiroz e de outros dois delegados --Karina Murakami Souza e Carlos Eduardo Pelegrini Magro-- do comando da Operação Satiagraha.


O delegado relatou aos interlocutores que a direção da PF promoveu o afastamento dos delegados e "filtrou" as informações para "induzir a erro" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Cobrado por colegas da PF sobre a fala de Lula que o citou como "sujeito" que deveria dar "explicações", o delegado respondeu que planeja fazer uma declaração pública hoje à imprensa, na sede da Superintendência de São Paulo.




Continue lendo na FOLHAONLINE

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Rola quer impeachment do Ministro Gilmar Mendes


CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Distrito Federal prepara para amanhã um protesto em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra as decisões do presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, em relação aos processos referentes à Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Também será protocolado o pedido de impeachment do ministro por suposta improbidade administrativa.


O diretor da CUT-DF, Cícero Rola, assina o pedido de impeachment, que será protocolado no Senado. Segundo ele, depois das decisões do ministro em favor dos investigados pela PF, há dúvidas sobre a isenção das decisões do STF.




"Não se pode ter dúvida sobre [as decisões e os julgamentos que ocorrem] na Corte Suprema", disse Cícero Rola. "Não podemos aceitar qualquer decisão meia- boca. A motivação para entrar com um pedido desses no Senado é porque o assunto virou tema de discussão de todos. Será que tem privilégios na Justiça?", afirmou.


Nossa opinião : Não é mais possível aturar uma situação como essa. Até a CUT de Brasília já está se metendo com o Poder Judiciário. Isso ai não tem nada de republicano, tem sim é bagunça e anarquia. Isso aqui está faltando pouco para virar o Zimbabwe. Eu jamais pensei em viver para ler que o presidente da CUT de Brasília chamou uma decisão do Supremo de "meia-boca". Isso já passou da conta há muito tempo. A figura da foto é do presidente da CUT, Sua Excelência o Excelentíssimo Senhor Cícero Rola.


Leia muito mais na FOLHAONLINE

Gravação do delegado Protógenes explica sua saída do caso Daniel Dantas

Brasília - Após negar que o faria, a Polícia Federal divulgou trechos editados do áudio de uma reunião ocorrida em São Paulo na última segunda-feira, entre delegados e diretores, com o intuito de comprovar que o delegado Protógenes Queiroz deixou por vontade própria o comando do inquérito da Operação Satiagraha.

A gravação reproduz um diálogo entre Protógenes e o diretor de Combate ao Crime Organizado, Roberto Ciciliati Troncon Filho. O delegado reconhece ter criado um problema e manifesta interesse em colaborar na continuidade das investigações, mas diz expressamente não querer mais presidir o inquérito.

Protógenes: (...) “Eu criei um problema para os meus colegas delegados, um grande problema, e para você também. Então minha proposta é essa, permanecer minha vinculação ao seu gabinete, à sua disposição até o final do trabalho, para não ficar aquela pecha de que Brasília vem fazer operação nos estados e deixa no meio do caminho. As minhas nunca ficaram e a exemplo dessa, não vai ficar, mas com um diferencial: eu não vou ficar presidindo, não pretendo presidir nenhuma investigação, mas ficar coletando dados, analisando...”.

Em resposta a Queiroz, antes que ele concluísse o raciocínio, Troncon condiciona a permanência do delegado à conclusão do inquérito antes que ele iniciasse a parte presencial de um curso de formação, com início previsto para a próxima segunda-feira em Brasília. O curso foi o argumento usado pela PF para justificar o afastamento do delegado.

Troncon: “Se eventualmente, dentro do desdobramento natural desse inquérito que você instalou, se você conseguir concluir antes do período de você ir para a academia, sem nenhum problema. Agora, se não conseguir dentro da melhor técnica, e isso requerer maior tempo e maior análise, aí a gente passa para um dos colegas”.

Em outro trecho da reunião, Protógenes agradece o apoio recebido dos seus superiores e faz uma autocrítica em que admite falhas na condução da Operação Satiagraha, especialmente em relação à presença de uma emissora de TV no momento em que se efetuavam prisões.

Protógenes: “Não preciso nem falar com relação ao doutor Troncon, que é um chefe ímpar, que me deu toda essa... Eu devo praticamente 100% da execução dessa operação a dois homens de bem dessa Polícia Federal. Primeiramente eu destaco o doutor Troncon. Em seguida, o doutor Leandro [Daiello, superintendente da Polícia Federal em São Paulo] e em terceiro, como coadjuvante dos dois, eu não poderia esquecer aqui o dr. Luiz Fernando Côrrea [diretor-geral da PF], a quem prezo e tenho um carinho muito grande. Então ele era sabedor dessa operação e correu tudo bem. Aqui hoje é uma avaliação de erros para nos corrigirmos e nos policiarmos. Então houve a presença da imprensa aqui em São Paulo? Houve. Quem falhou? O Queiroz [delegado se refere a ele mesmo] falhou, porque o Troncon me depositou [confiança] e eu firmei compromisso com ele, mas falhou o meu controle”.

Ouça aqui:


A Operação Satiagraha, que combate crimes financeiros, resultou na prisão de figuras de expressão como o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, que foram expostas publicamente algemadas.

A saída do delegado foi anunciada anteontem e gerou polêmica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ele deveria ter ficado, o ministro Tarso Genro disse que o fato não atrapalharia as investigações e o Sindicato dos Delegados PF pediu explicações.

Lula se reuniu na manhã de hoje com Tarso e o diretor-geral interino da Polícia Federal, Romero Menezes, para discutir a Operação Satiagraha. A assessoria da Polícia Federal e do Palácio do Planalto negaram que o presidente tenha solicitado a Menezes que divulgasse a gravação.

Fernando Meirelles : Shakespeare é droga pesada


Frase do cineasta Fernando Meirelles, falando de seu novo projeto, uma minisérie para a TV Globo que conta a história de bastidores de artistas que montam peças de Shakespeare:


"Shakespeare é droga pesada. Quanto mais você lê mais você quer ler. Cada linha tem poesia, filosofia, uma profunda compreensão do que nós somos"



Nossa opinião : A comparação de Meirelles é a mais infeliz possível. Shakespeare é, na verdade, para ser entendido, lido à luz da psicologia, de preferência tomando chá inglês. Shakespeare não tem nada com droga pesada. Tem muito com uma profunda reflexão sobre o ser humano. E quem está na droga pesada não consegue fazer reflexão sobre qualquer coisa. Vira um animal e não um intelectual.

Tiro no pé : o assunto ainda é Daniel Dantas

Tiro no pé


Erros da Polícia Federal prejudicam investigações


por Rodrigo Haidar




Os delegados federais Protógenes Queiroz e Karina Murakami Souza anunciaram o afastamento do comando da Operação Satiagraha nesta terça-feira (15/7). De acordo com a explicação oficial, não houve pressão para o afastamento e ele não foi causado por erros no inquérito ou críticas à condução da operação.


A vida dos investigadores e delegados da Polícia Federal não é fácil. A operação do momento exemplifica bem como é complicado combater o crime quando faltam elementos materiais e humanos para fazer frente à tarefa.


Na terça-feira passada (8/7), quando foi deflagrada a operação, agentes federais erraram o endereço de Daniel Dantas, o principal investigado. Bateram na casa do ex-banqueiro Luiz Cezar Fernandes, ex-sócio do Pactual, como registrou Lauro Jardim, colunista da revista Veja.


Na mesma hora, policiais em São Paulo confundiram o dentista Fábio Bibancos com Marco Matalon, apontado no inquérito como doleiro. Os investigadores invadiram a clínica do dentista e o prédio onde ele mantém duas ONGs. Renderam-no aos gritos e levaram consigo computadores, latops e agendas. O dentista foi agredido. Os endereços errados constavam nos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.


Continue a ler no CONJUR.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Padre Francisco Trombert : um grande e inesquecível amigo


Ótimo vídeo : Amancio Prada interpretando Federico Garcia Lorca





Uma maravilha : Amancio Prada interpreta Federico Garcia Lorca.

Mais um apagão da Claro

Um problema técnico na rede da Claro fez com que bairros do Rio tivessem problemas no uso de celular nesta quarta-feira (16) -- usuários não conseguiam completar as ligações. A empresa confirma uma " instabilidade da rede" entre 11h30 e 15h30, mas informa que a falha foi resolvida.


Segundo a Claro, o problema atingiu basicamente os serviços de voz. A empresa afirma que o assunto ainda está em estudo, mas investigações preliminares afirmam que a falha ocorreu no sistema de transmissão da operadora.


Nossa opinião : A Claro tem um dos piores serviços de voz. Além disso, o seu serviço de transmissão de dados é instável e cai a todo momento. Não existe nenhum mistério nisso. A claro transporta dados e voz sobre IP e ainda tem a cara de pau de afirmar que tem um serviço de rádio. Também o tal serviço de rádio é voz sobre IP e é por isso que a rede não aguenta. As estações rádio-base da Claro são um verdadeiro lixo digital. Ainda não conseguiram dominar a tecnologia Edge, geração chamada 2,5 e estão se metendo com a a chamada tecnologia 3G. É um desastre para o consumidor.




Continue lendo sobre o apagão na FOLHAONLINE.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Grave oportunismo de Chico Alencar

RENATA GIRALDI


da Folha Online, em Brasília


colaboração para a Folha Online


Em nome do PSOL, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) prepara para protocolar no STF (Supremo Tribunal Federal) amanhã à tarde um abaixo-assinado contra a libertação do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, investigado pela Polícia Federal na Operação Satiagraha.


Além do abaixo-assinado, o deputado elaborou um ofício destinado a cada um dos ministros da Suprema Corte, no qual pede que dê atenção ao "clamor popular". Alencar disse ter conseguido colher ontem cerca de 500 assinaturas menos de em duas horas que ficou no centro do Rio de Janeiro.




Nossa opinião : É ridícula a posição tomada pelo deputado Chico Alencar : ou deseja aparecer ou é ignorância mesmo. Contra ato do Poder Judiciário não se admite abaixo-assinado, ou qualquer outro tipo de atitude que não seja o recurso próprio. Neste caso o recurso próprio é de atribuição do Ministério Público Federal que, se não está satisfeito com a decisão do Presidente do Supremo Tribunal Federal, deverá recorrer ao Pleno do Tribunal para obter a decisão que deseja. Fazer rame-rame, disse-me-disse, e abaixo-asssinado é atitude mais próxima do Zimbabwe do que do Brasil. Com essa atitude fica claro que o deputado está querendo aparecer, porém está aparecendo mal, enganando o povo, uma vez que abaixo-assinado contra ato do Presidente do STF, jamais resolverá qualquer coisa e, o que é mais grave, gera o desrespeito nas Instituições republicanas. Lamentavelmente, o ilustre deputado está tomando uma atitude ridícula e enganando o povo. A vida pública brasileira exige mais seriedade. Aliás, a ação do deputado é tipicamente de direita.



Leia a matéria toda na FOLHAONLINE

Petróleo tem queda nos Estados Unidos

NOVA YORK (Reuters) - Os futuros do petróleo negociados nos Estados Unidos fecharam com queda de mais de 4 por cento na terça-feira, depois de registrarem a maior queda de preço em 17 anos, conforme traders realizaram lucros após os preços das ações terem despencado por preocupações econômicas.


A normalização da produção da bacia de Campos, com um plano de contingência da Petrobras para evitar prejuízos decorrentes da greve dos petroleiros, e a retomada do funcionamento de um duto na Nigéria pressionaram a commodity mais cedo na sessão.




Continue lendo na Reuters

Brasileira Izabel Goulart é tema de reportagem no The Sun


A modelo brasileira Izabel Goulart é tema de reportagem no The Sun .

Morre blogueira mais velha do mundo


CANBERRA (Reuters) - Uma australiana considerada como a mais velha blogueira do mundo morreu aos 108 anos e seu último texto falou sobre seus problemas de saúde, mas também sobre como ela ainda cantava uma canção feliz todos os dias.


Olive Riley, de Woy Woy, cerca de 80 quilômetros ao norte de Sydney, criou seu blog em fevereiro do ano passado, contando histórias sobre sua vida ao longo de duas guerras mundiais, sobre os três filhos que criou sozinha e sobre experiências como cozinheira nas regiões selvagens da Austrália.


Leia mais na
Reuters.

Lula concordou que Polícia Federal favoreceu a TV Globo

O presidente Lula entendeu que a Polícia Federal agiu dentro da legalidade na operação que prendeu Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta.


O governo tenta afastar do Palácio do Planalto os problemas gerados pela operação, que levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta. Todos já foram soltos por habeas corpus da Justiça.


Segundo fonte do Palácio do Planalto, o presidente concordou que a Polícia Federal cometeu erros, como o favorecimento da TV Globo na cobertura da operação. Ponderou, entretanto, que isso não comprometerá os resultados das investigações.


Leia mais na Reuters

Industria vigilará la velocidad de Internet de los operadores

MADRID (Reuters) - El Ministerio de Industria, Turismo y Comercio dijo el lunes que va a exigir a las operadoras de telecomunicaciones que cumplan al menos el 80 por ciento de la velocidad de banda ancha que publicitan para Internet.


"El Gobierno va a prohibir a los operadoras hacer ofertas de acceso a banda ancha de Internet si no hay garantías de al tener menos el 80 por ciento de la velocidad publicitada", dijo el ministro del ramo, Miguel Sebastián, en Madrid.


Continue lendo na Reuters-ES.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Amy Winehouse em extensa reportagem no The Sun



O Jornal inglês The Sun está publicando extensa reportagem sobre a excêntrica cantora Amy Winehouse. Vá ao The Sun, clicando no enlace The Sun

Amy Winehouse em extensa reportagem no The Sun



O Jornal inglês The Sun está publicando extensa reportagem sobre a excêntrica cantora Amy Winehouse. Vá ao The Sun, clicando no enlace The Sun

Intransigência : petroleiros da Petrobras em greve


Por Denise Luna RIO DE JANEIRO (Reuters) - A equipe de contingência da Petrobras já assumiu 21 das 33 plataformas que a greve dos petroleiros conseguiu parar nesta segunda-feira, primeiro dia de um movimento que pretende durar até sexta-feira.


"Doze (plataformas) estão mantendo a parada de produção, as outras fecharam os poços e entregaram a plataforma para a equipe de contingência da Petrobras", informou


à Reuters o coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Norte Flumimense, José Maria Rangel.


Leia muito mais na
Reuters.


Nossa opinião : A Petrobas deve logo fazer um acordo com seus funcionários, pois o preço da intransigência é muito maior. Já Está ficando maior.

domingo, 13 de julho de 2008

Preso o mais procurado sequestrador das FARC

A polícia colombiana deteve um chefe da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), considerado o maior seqüestrador do noroeste do país e que foi apresentado hoje à imprensa na cidade de Medellín.


Fontes policiais assinalaram que se trata de Guillermo Antonio Úsuga Graciano, conhecido como Tio Pancho, terceiro chefe da frente 34 das Farc, que foi detido no sábado em uma operação especial em Arboletes, no departamento (Estado) de Antioquia.

Petroleiros vão entrar em greve


SÃO PAULO (Reuters) - Os petroleiros vão iniciar à meia-noite deste domingo uma greve de cinco dias nos principais campos de petróleo da Bacia de Campos, disse um dirigente sindical.


A Bacia de Campos é responsável por mais de 80 por cento da produção de 1,8 milhão de barris de petróleo por dia no Brasil. A preocupação com a paralisação ajudou a empurrar para cima o preço mundial do petróleo na semana passada, levando-o a alcançar um novo recorde na sexta-feira, quando ultrapassou 147 dólares o barril.


Nossa Opinião : Os petroleiros querem, somente, receber o dia que saem da plataforma como dia trabalhado. A Petrobrás poderia ser mais sensível a isso. Um dia a mais não vai quebrar ninguém e evitaria a greve. Vamos dasarmar os espíritos. A Petrobrás cresceu com o suor de seus empregados.


Leia mais na Reuters.

Novo avião da Bombardier


Por Tim Hepher


FARNBOROUGH, Inglaterra (Reuters) - A Bombardier lançou um jato com capacidade para entre 110 e 130 passageiros, o CSeries, neste domingo, em uma tentativa canadense de desafiar as gigantes da indústria Boeing e Airbus.


O anúncio do aguardado lançamento foi feito na véspera da feira de aviação de Farnborough e a companhia canadense informou que Mirabel, perto de Montreal, foi escolhida como local da montagem do novo avião, que entrará em serviço em 2013.


A companhia aérea Lufthansa, cliente antiga da Bombardier, encomendou provisoriamente 30 aviões com opção para mais 30, informou a Bombardier. A companhia aérea alemã não firmou um contrato firme.


O CSeries será vendido por 46,7 milhões de dólares a unidade.




Continue lendo muito mais na Reuters

Ministro da Justiça : É muito difícil Daniel Dantas provar inocência. A prova é farta


O ministro Tarso Genro (Justiça) disse em entrevista publicada neste domingo na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal) que considera "muito difícil" que o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, consiga provar sua inocência. Para o ministro, há "farta prova dentro do processo" e está "praticamente comprovado" que tentou subornar um delegado da Polícia Federal, além da descoberta de crimes financeiros.


Na entrevista concedida a Valdo Cruz e Simone Iglesias, Tarso evitou acirrar a polêmica com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, sobre as operações da PF. O ministro concordou com presidente do Supremo que houve "espetaculosidade" na Operação Satiagraha, mas defendeu o uso de algemas nos presos.


• Brasília Online: PF ganhou autonomia com Tarso


• Órgão do governo arquivou processo contra Opportunity


• Delegado vira problema para cúpula da Polícia Federal


• Leia cobertura completa sobre a Operação Satiagraha


Leia tudo na FOLHAONLINE clique no link.

Nota pública distribuida pela Associação Dos Magistrados Brasileiros em defesa do poder judicante

Nota pública

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) vem a público manifestar que considera inaceitável que um magistrado, seja ele federal, estadual, militar ou trabalhista, sofra qualquer tipo de intimidação, constrangimento ou tentativa de investigação em virtude do livre exercício das funções judicantes.

Logo, a decisão do juiz Fausto De Sanctis, que, encontrando nos autos elementos suficientes para tanto, decretou a prisão preventiva do Sr. Daniel Dantas, não pode ser alvo de qualquer tipo de censura ou represália, a não ser dentro do processo e pelos recursos cabíveis.

A independência do magistrado constitui pedra fundamental do estado democrático de direito e garantia indissociável do exercício da atividade jurisdicional, merecendo repulsa veemente toda tentativa de menosprezá-la ou diminuí-la.


Mozart Valadares Pires
Presidente da AMB