Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem novo presidente. É o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, sucessor do desembargador Luiz Zveiter na administração do Judiciário estadual no biênio 2011/2012. Ele tomou posse nesta sexta-feira, dia 4, defendendo a união entre os poderes da República para combater o crime, a corrupção e a injustiça.

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

A sessão solene de posse foi realizada no plenário do TJ do Rio e contou com a presença do ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), do governador Sergio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi.Os últimos escândalos que envolvem Berlusconi são os alvos da insurreição das mulheres na Itália

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

sábado, 27 de novembro de 2010

Manchete do jornal francês Le Figaro: "Os traficantes de drogas dançam o samba no Rio"

Continua a repercussão na França da guerra do Rio contra os bandidos, durante a semana, o jornal francês Le Figaro abriu manchete para dizer que : “Os traficantes de drogas dançam o samba no Rio”, isto é, dançam,  face a energia da polícia e as últimas ações tomadas contra  os traficantes como a investida de hoje  no Morro do Alemão que avança madrugada a dentro.
A excelente reportagem da jornalista , Lamia Oualalou, fala ainda das execuções realizadas, friamente,  pelos bandidos até com decapitações.
Leia mais no Le Figaro-Clique aqui

Terror no Morro do Alemão no Rio de Janeiro: Tiroteio intenso


No momento o tiroteio é intenso no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. A polícia acuou mais de 500 narcotraficantes e não haverá concessões, ou os bandidos se entregam ou serão presos ou, ainda, até mortos.Não há mais saída para a sociedade. O povo está em estado de legítima defesa e só a força pode resolver esse grave problema da sociedade brasileira.
É agora. Essa é a hora. Os narcotraficantes só têm duas opções ou a cadeia ou o cemitério.
Espera-se o bom senso dos bandidos. Espera-se, portanto, que eles se entreguem.



Veja aqui na GloboNews, ao vivo.

Presidente do Tribunal de Justiça do Rio confirma prisão em penitenciárias federais de autores de atentados

Rio de Janeiro – O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter, afirmou hoje (27) que todas as pessoas presas por ações criminosas, como atear fogo em ônibus e carros de passeio, serão encaminhadas imediatamente para presídios federais fora do estado. Zveiter disse que o Ministério da Justiça ofereceu as vagas e que a união do Judiciário, do Ministério Público e das polícias dará um ganho para a população. “Esta parceria vai continuar enquanto houver a necessidade de acalmar esta situação e trazer a paz social”, disse.
O presidente do Tribunal de Justiça disse que a suspensão de visitas íntimas aos traficantes Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, pelo juiz Alexandre Abrahão Teixeira, da Vara Criminal Regional de Bangu, deu-se porque os detentos, mesmo estando em presídios federais fora do estado, estavam repassando por meio de seus parentes e advogados ordens para os ataques criminosos no Rio.
“O juiz entendeu que se essas visitas continuassem poderiam ensejar para que essas ordens também continuassem”, disse.
Na mesma decisão, o juiz Alexandre Abrahão decretou a prisão preventiva dos advogados Beatriz da Costa de Souza, Luiz Fernando Costa e Flávia Pinheiro Fróes. Eles são acusados de repassar as ordens de Marcinho VP e Elias Maluco para comparsas no Complexo do Alemão, que resultaram na onda de terror na última semana no Rio.
Luiz Zveiter disse que os advogados que repassam informações de dentro da cadeia não são advogados, são bandidos. “Eles são mais bandidos do que bandidos, porque o advogado prima por uma ética profissional e não pode ser conivente e participar desse tipo de atitude desses criminosos. Então, para mim, eles são mais bandidos do que os bandidos”, afirmou.

Coordenador do AfroReggae desce do Morro do Alemão e diz que alguns traficantes querem se render

 Rio de Janeiro – O coordenador executivo da organização não governamental (ONG) AfroReggae, José Júnior, disse hoje (27) que alguns traficantes gostariam de se entregar à polícia, mas que não são todos. As declarações foram dadas à imprensa depois que ele desceu do Complexo do Alemão, na Penha, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, onde homens das polícias Militar, Civil e Federal e das Forças Armadas armaram um cerco aos traficantes.
Muitos traficantes se refugiaram no Alemão, comunidade tida como bunker do tráfico depois do cerco da polícia à Vila Cruzeiro, comunidade vizinha, na última quinta-feira (25). “Alguns querem se entregar, outros não. Mas aquela famosa marra, eu não vi. Recomendei que se entregassem para evitar mais violência e um banho de sangue”, relatou José Júnior.
Pela manhã, a polícia deu um ultimato para que os traficantes se entreguem antes que as forças policiais ocupem o Alemão. José Júnior confirmou que o clima no morro está tenso, mas disse acreditar que o confronto “que todos estavam esperando não vai acontecer”.
Na tentativa de atuar como mediador da situação, o coordenador da ONG informou que conversou com várias pessoas do morro e se disse preocupado com a vida de moradores, policiais e traficantes. “Não quero que ninguém morra, até porque tem muito ex-traficante fazendo um bom trabalho no AfroReggae”.
José Júnior destacou que, no entanto, não se ofereceu para descer da comunidade com nenhum criminoso ou levar qualquer pedido dos traficantes às autoridades. Pelo seu ativismo para evitar conflitos entre o tráfico e a polícia, José Júnior ainda denunciou que tem sido alvo de lideranças criminosas que estão em penitenciárias federais.
A polícias e o Exército continuam ocupando todos os acessos ao Morro do Alemão e revistando todos os moradores na entrada e na saída. Muitas pessoas deixaram a comunidade ao longo do dia, assustadas com as constantes trocas de tiros. Até o fechamento desta reportagem, não tinha sido descartada a possibilidade de uma ocupação ainda hoje. As Forças Armadas cederam equipamentos de visão noturna para os policiais.(ABr).

Rio: A guerra continua, Complexo do Alemão está cercado pela policia e militares


Rio - A guerra continua. O Complexo do Alemão está cercado policiais e militares paraquedistas do Exército. Estão escondidos no Complexo cerca de 400 traficantes.

Novos satélites “tapam buracos” na banda larga europeia



Os europeus vão ter à disposição novas ofertas de banda larga. Esta sexta-feira entrou em órbita o HYLAS 1, um satélite projectado especificamente para acabar com os chamados “buracos negros” na cobertura desta tecnologia, nos diferentes países do Velho Continente. A 20 de Dezembro é a vez do KA-SAT, que avança com o mesmo tipo de garantias.
Desenvolvido nos últimos três anos pela EADS Astrium, para a Avanti Communications, o HYLAS 1 é lançado hoje às 18h39, a partir da Guiana Francesa, com o objectivo de acabar com as assimetrias regionais em termos de acesso de banda larga em diversos países, “entre os quais Portugal”, assegura a empresa num comunicado.
O satélite fornecerá um serviço de banda larga bidireccional com velocidades até 8Mbps. Projectado especificamente para alocar quantidades variáveis de potência e largura de banda para regiões específicas, utiliza para o efeito a Ka Band, a tecnologia de banda larga via satélite mais recente.
Por parte da francesa Eutelsat está, por sua vez, a ser ultimado o KA-SAT. O satélite encontra-se já na fase final de preparação e será colocado em órbita a 20 de Dezembro, a partir do Cazaquistão.
Construído nas instalações da Divisão Espacial da Astrium e com um peso de 6,1 toneladas, o KA-SAT tem uma capacidade total superior a 70Gpbs e pretende fazer chegar serviços de banda larga a 15 milhões de lares europeus, “situados em zonas onde a rede terrestre convencional é inexistente ou insuficiente”, refere-se numa nota enviada à imprensa.
As velocidades oferecidas variam entre os 10 Mbps para o download e os 4 Mbps para o upload. A oferta para Portugal vai incluir Internet de banda larga, televisão e chamadas telefónicas, com um custo mensal que deverá variar entre os 30 e os 100 euros.

Leia mais no Sapo Portugal

Repercussão na Espanha:As forças policiais e militares cercam a maior concentração de narcotraficantes do Rio


A repercussão na Europa continua. O jornal espanhorl “EL País” publica hoje, dia 27, mais de uma página de fotos e matéria escrita sobre a guerra do rio contra os bandidos.
Clique no link abaixo para ter acesso às inúmeras fotos e à matéria escrita do “El País”.
O correspondente no Brasil, Juan Arias, faz uma minuciosa e excelente reportagem  sobre a guerra do Rio.
Leia no El País

Resumo dos principais jornais de hoje (27-11-2010)



27 de novembro de 2010 -
O Globo -
Manchete: A guerra do Rio – Intenso tiroteio entre Exército e tráfico abre Batalha do Alemão
Primeiro confronto na área deixa nove feridos: três militares, um jornalista e cinco moradores

Um dia após a fuga em massa de bandidos expulsos pela Marinha e a ocupação da Vila Cruzeiro pelo Bope, o confronto, na Zona Norte do Rio, passou para o vizinho Complexo do A1emão, com a participação de tropas do Exército e de agentes da Polícia Federal. Um forte tiroteio marcou às 14h30m de ontem o início da Batalha do Alemão, que já deixou feridos três militares e seis civis entre eles uma, criança de 2 anos e um fotógrafo da Reuters. Dezenas de pessoas ficaram encurraladas. Muitas choravam temendo ser atingidas. Com apoio de três helicópteros e 45 viaturas – entre as quais cinco blindados Urutu -, os militares desembarcaram no Alemão para cumprir missão autorizada pelo presidente Lula, a pedido do governador Cabral. A função do Exército é vigiar os 44 acessos ao Alemão. Os militares foram aplaudidos. Os 800 paraquedistas – 60% com passagem pelo Haiti estão orientados a não atirar, a menos que seja em legítima defesa. Diminuiu o número de ataques incendiários na cidade. (Págs. 1, 14 a 34, Miriam Leitão, Ancelmo Gois, Merval Pereira, Arnaldo Bloch, editorial “Estado brasileiro contra o crime” e Dos leitores)
Cerco a parentes e advogados
O juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 1ª Vara Criminal de Bangu, decretou as prisões preventivas de Beatriz da Silva Costa de Souza, que seria amante de Marcinho VP, e dos advogados Flávia Pinheiro Fróes e Luiz Fernando Costa. Eles são acusados de passar as ordens de Marcinho VP e de Elias Maluco para os ataques no Rio. A mulher de Marcinho, Márcia Nepomuceno, foi presa ontem. (Págs. 1 e 21)
Quando o tráfico passa ao terror
Cientistas sociais discutem se ataques na cidade podem ser considerados atos de terrorismo. (Págs. 1 e 32)
Número caiu, mas Brasil ainda tem 11 milhões com fome (Págs. 1 e 37 a 40)
Chefe da Central de Leitos do Rio é demitido (Págs. 1 e 35)
Pesquisadores pedem ampliação de acesso a documentos públicos no Brasil (Págs. 1 e Prosa & Verso)
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete: Exército cerca o morro e troca tiros com tráfico
Confronto no Rio: Tropa posicionada em um acesso do Complexo do Alemão é recebida a bala e revida

O Exército entrou no conflito com os traficantes do Rio. A tropa de 800 homens cercou o Complexo do Alemão (zona norte), grupo de favelas onde se refugiaram os fugitivos da vizinha Vila Cruzeiro. Recebida a bala, revidou, num tiroteio que durou duas horas e levou pânico a população local.
A polícia estima que haja 600 traficantes na área. Segundo moradores, os bandidos circulam armados, com os rostos pintados, gritando ameaças de novos ataques.
A participação das Forças Armadas no conflito foi definida pelo governador Sérgio Cabral e o ministro Nelson Jobim (Defesa), que então relatou a decisão aos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
Para evitar problemas entre as corporações, o Exército se limitará a vigiar acessos, enquanto as incursões nas favelas continuarão a cargo da polícia. (Págs. 1 e Cotidiano 2)

Leia mais – Cotidiano 2
Ação usa tática de guerra contra insurgentes (Págs. 1 e 6)
Três advogados de traficante têm prisão decretada (Págs. 1 e 7)
Com apenas um consórcio, leilão do trem-bala fica para abril
Com apenas um concorrente disposto a participar, o governo decidiu adiar o leilão do trem-bala ligando Campinas, São Paulo e Rio. A entrega das propostas, que seria na segunda-feira, passou para 11 de abril.
Segundo o governo, o leilão só foi adiado porque quatro grupos empresariais informaram que apresentariam proposta se houvesse extensão do prazo. (Págs. 1 e B1)

País ainda tem 11,2 milhões com fome, diz IBGE
No ano passado, 11,2 milhões de pessoas – 5,8% da população – passaram fome em algum momento por não ter dinheiro para comprar comida, mostra o IBGE.
Segundo o instituto, 1 milhão de crianças de até quatro anos estavam nessa situação. Em 2004, 8,2% do país passou fome. (Págs. 1 e Poder 2)

Ar-condicionado funciona mal nos aeroportos de SP
Mais cheios no final de ano, Congonhas e Cumbica, têm problemas no ar-condicionado. No primeiro, falta ar fresco no saguão e no desembarque; no segundo, a refrigeração é ruim em lojas longe do sistema central. A Infraero nega problemas em Cumbica e promete melhorar Congonhas. (Págs. 1 e Cotidiano 2)

Poder
Ex-reitor da UnB e inocentado de acusação de improbidade (Págs. 1 e A15)

Fernando de Barros e Silva
Mídia quer fazer a realidade virar um ‘Tropa de Elite 3′. (Págs. 1 e A2)

Editoriais
Leia “Tropa de elite”, sobre a política de segurança pública no Rio e no Brasil; e “Regras para o cartão”, acerca de nova regulação. (Págs. 1 e A2)

————————————————————————————
O Estado de S. Paulo
Manchete: Traficantes reagem a cerco no Rio
Após fugirem de favela, bandidos exibem armas e atiram contra soldados no Complexo do Alemão. Cinco civis são feridos, entre eles uma menina de 3 anos e duas mulheres. Polícia calcula que haja 500 criminosos no local

Tiroteios e exibição do poderio bélico dos traficantes marcaram o primeiro dia do cerco do Exército e das Polícias Federal, Militar e Civil ao conjunto de 18 favelas do Alemão, na zona norte do Rio. Na Favela da Grota, os agentes ficaram a menos de cem metros de uma casamata que serviu de abrigo aos traficantes, que abriram fogo contra helicópteros do Exército. Depois que cerca de 200 traficantes fugiram da Vila Cruzeiro para o Alemão, anteontem, a polícia calcula que haja ao menos 500 bandidos no local. Os criminosos provocaram os policiais aos gritos. Quando viam que eram filmados, eles debochavam, levantando as armas. “Queremos deixá-los com medo”, disse um oficial da PM. O Exército montou cerco na área – dos 44 acessos do complexo, o tráfego de veículos será permitido em apenas quatro. Os confrontos deixaram pelo menos cinco civis baleados, entre eles uma menina de 3 anos, duas mulheres e um jornalista que trabalhava na cobertura da operação. (Págs. 1 e Cidades C1 e C3 a C8)
Experiência – Comandante e parte da tropa atuaram no Haiti
Dos 800 militares do Exército que ocupam desde ontem o entorno da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, 60% integraram a missão de paz da ONU no Haiti. Seu comandante é o general Fernando Sardenberg, que esteve à frente por sete meses da missão de paz brasileira no Haiti. Ele evitou comparações entre os dois casos. (Págs. 1 e C4)

Rastros – Na Vila Cruzeiro, 300 motos abandonadas
Após a ocupação da Vila Cruzeiro, policiais encontraram espalhadas pelas ruas mais de 300 motocicletas abandonadas pelos bandidos em fuga. Numa casa, havia uma espécie de pronto-socorro para traficantes. Foram apreendidos 100 quilos de drogas. (Págs. 1 e C8)

Análise
Nelson Motta

O capitão Nascimento tinha razão. (Págs. 1 e C8)
Fome ronda 11,2 milhões no Brasil, diz IBGE
Pelo menos 11,2 milhões de brasileiros passam fome ou estão sob risco iminente de não poder comer por falta de dinheiro, aponta o IBGE em estudo com dados até 2009. Na primeira pesquisa, em 2004, o número era de 14,9 milhões. (Págs. 1 e Nacional A12)

Garcia seguirá como assessor
A presidente eleita Dilma Rousseff decidiu manter no cargo o assessor especial internacional do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia. A decisão é sinal de continuidade da política de bom relacionamento com países vizinhos, como a Venezuela. O sucessor de Celso Amorim no Itamaraty não está definido. O mais cotado é o atual secretário-geral, Antonio Patriota. (Págs. 1 e Nacional A4)

Orgulho na despedida
Com críticas aos EUA e aos governantes da região nos anos 80 e 90, o presidente Lula deixou seu “testamento” para a União das Nações Sul-americanas (Unasul). Para ele, o bloco tornou-se ator global e deixou de receber receituários econômicos. (Págs. 1 e Nacional A4)
Câncer de pulmão cresce entre mulheres (Págs. 1 e A29)
Antibiótico só será vendido com receita (Págs. 1 e Vida A40)
Governo adia leilão do trem-bala para abril de 2011
O governo cedeu às pressões dos investidores e anunciou ontem o adiamento do leilão do trem-bala para abril de 2011. Havia o risco de apenas um concorrente entrar na disputa pelo projeto de R$ 33 bilhões, marcada inicialmente para segunda-feira. (Págs. 1 e Economia B1)

Marco Aurélio Nogueira
Zumbis da política

Precisamos de um pacto contra a mediocridade. Se os partidos fizerem algo nessa direção, mostrarão que podem voltar a ter vida plena. (Págs. 1 e Espaço Aberto, A2)
Notas & Informações
A tomada da Vila Cruzeiro

Há muito a comemorar pela competente operação do governo do Rio contra os atos terroristas. (Págs. 1 e A3)
————————————————————————————
Jornal do Brasil
Manchete: Cerco ao Alemão
Com mais apoio do governo federal, tropas sufocam traficantes e aguardam o melhor momento para a invasão final. (Págs. 1 e Rio, 2 a 12)

Caos nos transportes tortura carioca (Págs.1, Rio 8 e 9)
Comércio perde por dia R$ 39 milhões (Págs. 1 e Rio 10)
Cancelamento em hotéis não passa de 5%. (Págs. 1 e Ana Ramalho,15)
Arrasado, o Haiti vai às urnas (Págs. 1 e Internacional, 36 a 38)
Desmatamento agora é no quintal alheio (Págs. 1 e Vida, 40 e 41)
————————————————————————————
Correio Braziliense
Manchete: A audácia do inimigo
Traficantes desafiam forças de segurança no Rio. Batalha nas favelas deixa pelo menos cinco feridos

A megaoperação contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro se aproxima cada vez mais do conflito aberto. Após as Forças Armadas cercarem o conjunto de favelas da Penha e o Complexo do Alemão, bandidos atiravam contra a polícia e os militares, e exibiam armas.
Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas no tiroteio: quatro civis, entre os quais uma criança, e um soldado do Exército. Tanto o presidente Lula, em viagem pela Guiana, como o ministro do Defesa, Nelson Jobim, reafirmaram o apoio irrestrito do governo federal à ação conduzida pelo estado do Rio de Janeiro. O combate não se restringe à ação bélica. Ontem, os advogados e a namorada do traficante Marcinho VP, chefe do crime organizado que cumpre pena em presídio de segurança máxima, tiveram a prisão decretada pela Justiça. Eles são acusados de repassar ordens do bandido para a facção que domina o tráfico nas regiões de conflito. (Págs. 1, 12 a 18 e Visão do Correio, 30)

O desmonte da fortaleza criminosa
Enviados especiais Renata Mariz e Iano Andrade relatam a operação de varredura na Vila Cruzeiro um dia após a ocupação. À noite, fotógrafo do Correio flagra morador atingido no tiroteio entre os bandidos e as forças de segurança em um dos acessos ao Morro do Alemão. (Págs. 1, 12 a 18 e Visão do Correio, 30)

Confrontos chegam à zona sul
Bandidos incendeiam carros e ônibus em Ipanema e na Barra da Tijuca, bairros nobres do Rio de Janeiro, e no centro da cidade. Desde domingo, 98 veículos foram destruídos. No Complexo do Alemão, o traficante Thiaguinho G3, carregado por militares, morreu após ser baleado. (Págs. 1, 12 a 18 e Visão do Correio, 30)

Pizza marca um ano de Pandora
Câmara arquiva processos contra cinco distritais citados no inquérito. Poucos envolvidos na operação respondem na Justiça. (Págs. 1 e 37 a 41)

Reconstituição do crime levará acusados à 113 sul (Págs. 1, 42 e 43)
Em 2011: Prepare o bolso para reajustes
Gasolina, transporte, telefone, luz e mensalidades escolares são alguns dos produtos e serviços que terão seus preços aumentados no próximo ano. O índice médio deve chegar a 6%. (Págs. 1 e 20)

————————————————————————————
Estado de Minas
Manchete: Guerra leva mineiros a cancelar viagens ao Rio
Mortos, feridos e carros queimados no cerco a favelas da Penha e Alemão

As cenas de violência no Rio de Janeiro estão afugentando os mineiros. “Vendíamos,em média, 30 passagens para o Rio por dia. Mas nos dois últimos dias não vendemos nenhuma”, conta a gerente de uma agência de turismo. O diretor de outra agência diz que cerca de 20 clientes trocaram pacotes de réveillon na Cidade Maravilhosa por destinos como Nova York e Miami. Ontem, militares do Exército, Marinha e Aeronáutica engrossaram o contingente de 21 mil agentes na guerra ao tráfico. No Complexo do Alemão, onde estima-se haver cerca de 500 bandidos entrincheirados, todos os 44 acessos foram cercados.(Págs. 1, de 10 a 12 e Editorial)
Chuva assusta e deixa Belo Horizonte em alerta
Capital volta a sofrer com inundações em vários pontos, queda de energia e interdição da Avenida Cristiano Machado por 10 minutos. Os transtornos foram menores que na terça-feira, mas aumentam o temor de tragédias. (Págs. 1, 21 e 23)

Alencar: Vice enfrenta a 16ª cirurgia
O vice-presidente José Alencar será operado hoje para retirada de um tumor que está causando obstrução intestinal. (Págs. 1 e 7)

Saúde: Mutirão faz exames para prevenir câncer de pele (págs. 1 e 24)
Ministério: petista de BH é cotado para a pasta da Saúde (Págs. 1 e 5)
Nova equipe: Anastasia deve dar secretaria do Trabalho a suplente do PDT
Luiz Carlos Miranda, primeiro suplente do partido na Assembleia Legislativa, deverá ser convidado para a nova pasta do Trabalho e Renda, a ser desmembrada da secretaria do Desenvolvimento Social. Veja quem está na disputa pelos principais postos do governo. (Págs. 1 e 6 )

IBGE: Fome assombra 5% das casas no país e desafia governo Dilma
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios da Segurança Alimentar revela que 11 milhões de brasileiros ficaram um dia sem comer em três meses. Números reforçam preocupação da presidente eleita, Dilma Rousseff, em priorizar erradicação da miséria. (Págs. 1 e 3)

————————————————————————————
Jornal do Commercio
Manchete: Traficantes cercados
Após ocupar a Vila Cruzeiro, polícia chegou ao Complexo do Alemão, para onde fugiram cerca de 200 bandidos. Mulher de Marcinho VP foi presa e advogados tiveram prisão decretada por repassar ordens de ataques. (Pág.1)

————————————————————————————
Zero Hora
Manchete: Tropas cercam o tráfico no Rio
Forças Armadas e polícia travam batalha com bandidos sitiados no Complexo do Alemão.

Polícias do RS enviam reforços.
ZH percorre cenário de confronto. (Págs. 1, 4 a 6, 10, 12, 16, Cláudia Laitano, 2 , Rosane de Oliveira, 20 e Editorial, 24)
Piratini – Como disputa por cargos tensionou o PDT. (Págs. 1 e 18)
—————————————————-

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Novos atentados na noite de ontem no Rio

Apesar da invasão da polícia na comunidade da Vila Cruzeiro, novos atentados aconteceram na noite de quinta-feira (25). O policiamento continua reforçado em toda a capital fluminense. Veja o vídeo.

Anatel multa TIM por violação de sigilo telefônico

A Anatel aplicou multa de R$ 1.036.225,95 à TIM pela violação do sigilo telefônico do deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB) sem autorização judicial, em 2002. A decisão foi publicada hoje no "Diário Oficial" da União.
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook
O despacho da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a operadora a manter um sistema "frágil" para impedir a violação do sigilo.
Para a agência, ficou comprovada a participação da subsidiária Maxitel no crime. Até hoje, ainda segundo a agência, a TIM não prestou esclarecimentos sobre o caso. Cerca de 200 números de telefone haviam sido monitorados ilegalmente.
Na época, a Folha obteve 16 gravações com diálogos de Geddel e de Benito Gama, que foram entregues à Polícia Federal.

Leia mais e assine a Folha

BBC Brasil: Lula diz que fará tudo que estiver ‘dentro da lei’ para ajudar Rio a conter violência

-Lula na Guiana-

Claudia Jardim-
-Enviada especial da BBC Brasil a Georgetown (Guiana)
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que apoiará o governo do Rio de Janeiro em tudo que estiver “dentro da lei” para conter a violência na cidade e permitir que as pessoas “vivam em paz”.
Antes de viajar à Guiana, onde participa nesta sexta-feira da 4ª Cúpula de Chefes de Estado e Governos da Unasul, Lula autorizou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a enviar reforços para ampliar a proteção das áreas que foram invadidas pela polícia em Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte do Rio.
Logo depois de chegar a Georgetown, o presidente relatou que conversou com o governador do Rio, Sérgio Cabral e disse que fará de tudo para que as “pessoas de bem” no Rio, vivam em paz.
“Tudo que ele precisar, que estiver dentro da lei e o governo federal puder fazer para ajudar o Rio de Janeiro, nós faremos”, afirmou.
“Não é humanamente explicável que 99% de pessoas de bem, trabalhadoras, que querem viver em paz, sejam molestadas por gente que está na marginalidade”, acrescentou Lula, em uma breve entrevista a jornalistas.
De acordo com o ministério da Defesa, serão enviados 800 efetivos do Exército, dois helicópteros da Força Aérea e dez veículos blindados.
Equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo, e óculos para visão noturna serão fornecidos temporariamente.
Mais cedo, cerca de 400 policiais haviam participado de uma operação na Vila Cruzeiro, favela no bairro da Penha (zona norte do Rio) e um dos principais redutos da facção criminosa Comando Vermelho.
Ao fim da operação, imagens gravadas de um helicóptero mostraram cerca de 200 homens armados fugindo para uma favela vizinha, o morro do Alemão.
Na operação, os policiais contaram com seis veículos blindados da Marinha e outros seis da PM.
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse nesta quinta-feira que a principal meta das operações policiais em curso no Estado é controlar o território dominado por traficantes de drogas.
Ataques criminosos
Nesta quinta-feira, o Rio enfrentou pelo quinto dia consecutivo confrontos violentos entre criminosos e policiais.
Pelo menos 54 veículos foram incendiados, incluindo ônibus, caminhões e carros particulares. Os bombeiros atenderam a sete ocorrências de fogo contra veículos.
Leia a matéria na íntegra na BBC Brasil

Air France culpabiliza a Airbus por defeito em avião que caiu


A Air France pretende transferir a responsabilidade judicial à Airbus por um suposto defeito na aeronave que caiu no dia 1º de junho de 2009, quando cobria a rota Rio de Janeiro-Paris, revelou o jornal ‘Libération’ nesta sexta-feira.
Leia cobertura completa sobre o caso
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
O jornal francês publicou um relatório elaborado pela Air France e entregue no final de setembro à juíza que investiga o acidente na França. Nele, a companhia aérea detalha que a Airbus teria negligenciado os alertas sobre os incidentes que a empresa aérea vinha verificando com as sondas ‘Pitot’.
Continue a ler na Folha

Radiobrás Online - As principais fontes de notícias -26/11/2010



Folha.com – Em cima da hora – Principal

Ministério Público recomenda suspensão da licitação do trem-bala

25/11/2010 17:55
DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA
O Ministério Público Federal no Distrito Federal recomendou hoje à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que suspenda a licitação para concessão de exploração do trem-bala, no trecho Rio de Janeiro-Campinas (SP).
O motivo seriam falhas no estudo técnico da obra e no próprio edital de concessão que podem causar, em pouco tempo, graves prejuízos aos cofres públicos. A agência tem até segunda-feira para informar o MPF sobre as providências adotadas.
Um dos problemas apontados pelo Ministério Público é a imprecisão da estimativa de custos da implantação do trem de alta velocidade. Para a procuradora da República Raquel Branquinho, a inexistência de projetos de engenharia detalhados, com um cenário realístico da quantidade de serviços de terraplanagem, estruturas portantes e área atingida, por exemplo, impede uma avaliação confiável do impacto sócio, econômico e ambiental causado pela obra.

G1

Conselho vai julgar afastamento de promotores de Justiça do DF

25/11/2010 17:05
Débora Santos Do G1, em Brasília
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) agendou para o dia 13 de dezembro o julgamento que vai decidir sobre o afastamento dos promotores de Justiça do Distrito Federal Leonardo Bandarra e Deborah Guerner dos cargos. Eles são acusados de envolvimento no suposto esquema de pagamento de propina, conhecido como mensalão do DEM.
Desde junho deste ano, os dois respondem a processo disciplinar que deve ser revisto, depois da divulgação de imagens feitas pelas câmeras da casa da promotora. Os vídeos mostram Bandarra, ex-procurador geral de Justiça do Distrito Federal, cargo máximo do Ministério Público local, chegando de moto à casa de Débora, sem tirar o capacete. Segundo o MP, o local era usado para reuniões do grupo que teria montado um esquema de corrupção com a suposta negociação de informações privilegiadas.
O advogado de Leonardo Bandarra, Cezar Bitencourt, afirmou que seu cliente é inocente e que não teve acesso às imagens. O advogado do casal Guerner, Pedro Paulo de Medeiros, disse que não vai se pronunciar porque o caso está em segredo de Justiça.
O relator do caso no CNMP, conselheiro Luiz Moreira, pediu a prorrogação do prazo para investigações e a atualização do processo, ?diante de novos elementos apurados nas investigações?. A comissão que investiga os promotores foi instalada em agosto deste ano, e tem 90 dias ? prorrogáveis por mais 30 ? para conclusão dos trabalhos. Esses prazos ainda podem ser dilatados.
A partir do processo disciplinar, Bandarra e Guerner podem ser punidos com advertência, suspensão por até 90 dias e aposentadoria compulsória. O Conselho também pode propor a pena de perda do cargo, que seria aplicada por decisão judicial.

UOL Últimas Notícias

Coutinho evita comentar convite de Dilma e diz acreditar na continuidade do governo Lula

25/11/2010 16:30
PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, evitou comentar nesta quinta-feira o convite que recebeu da presidente eleita, Dilma Rousseff, para continuar
“Não posso comentar a respeito. Só poderei comentar isso quando houver a definição por quem é de direito. Então, eu me resguardo de não comentar”, disse Coutinho, que interrompeu sua participação em um evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em Belo Horizonte, no final da manhã desta quinta, porque fora chamado a Brasília para uma reunião com o presidente Lula.
Ele disse que faz reuniões constantes com o presidente e que o chamado foi para tratar mais uma vez desses “assuntos normais”. O único comentário que fez sobre o novo governo foi: “Acredito que a linha predominante da futura presidente é de continuidade. Pode mudar as pessoas, mas não a orientação”.
Na sede da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Coutinho mais uma vez disse que o BNDES e o Ministério da Fazenda preparam um “ajuste” para que o setor financeiro privado participe mais do financiamento do investimento nacional.
Ele não falou sobre valores que o banco terá para disponibilizar e se haverá grandes cortes na linha de financiamento. Disse que tudo isso está sendo definido com o ministro Guido Mantega (Fazenda).
“Eu tenho reuniões com ele para fazer esse ajuste final. O que temos comentado entre nós é que haverá redução natural, porque a gente quer abrir espaço para o setor [financeiro] privado.”
Coutinho disse que estão sendo feitos “exercícios de maneira a abrir espaço para o setor privado, para o setor financeiro privado compartilhar o financiamento do investimento junto com o BNDES”.
Ele disse não ter números finais acertados e que o processo ainda é de “calibragem”. “Mas muito provavelmente abriremos um espaço para o desenvolvimento do setor financeiro privado”, repetiu, afirmando que estão sendo estudadas pelo ministério medidas que vão permitir aos bancos emprestar em prazos mais longos.
Estão em estudos incentivos ao mercado de capitais, apoio ao desenvolvimento de debêntures privadas e outra “série de medidas”, que, conforme Coutinho, estão “bastante maduras, dependendo de entendimentos finais pelo Ministério da fazenda”.

O GLOBO – País

Governo avalia adiamento do leilão do trem-bala

25/11/2010 16:15
Valor Online
BRASÍLIA – O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, admitiu há pouco que o governo está avaliando a hipótese de adiar o leilão do trem-bala, que interligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. A declaração foi dada momentos após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe econômica do governo.
Hoje, entidades representativas do setor ferroviário estiveram na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde tiveram a resposta de que o governo avaliaria até amanhã a possibilidade de prorrogação do cronograma da licitação.
Até então, nenhum representante do governo havia admitido a possibilidade de adiar as datas de entrega das propostas, prevista para segunda-feira, e do anúncio do vencedor, marcada para 16 de dezembro.
Ao ser questionado sobre o tema, o ministro não quis entrar em detalhes, mas respondeu várias vezes que o governo está avaliando. No entanto, comentou que não poderia falar nada além disso.
A reunião com o presidente também contou com a presença dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, além do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e do diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo.
(Rafael Bitencourt | Valor)

G1

Uso de blindados da Marinha é só a primeira dose, diz Beltrame

25/11/2010 13:55
O secretário de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse na manhã desta quinta-feira (25), em entrevista à rádio CBN, que o movimento de veículos blindados na região da Penha, Zona Norte do Rio, é “a primeira dose” do apoio da Marinha à polícia do Rio. “Este movimento de blindados faz parte da colaboração da Marinha. Foram para a Zona Norte para que transportemos tropas para aquela região. Daí para frente o que vier é estratégia, e não posso revelar para não colocar a população em risco”, disse Beltrame.
Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e fuzileiros navais fazem uma megaoperação na região das favelas na Penha, subúrbio do Rio no final da manhã desta quinta-feira (25). Seis veículos blindados da Marinha e dois caminhões com fuzileiros deixaram logo cedo o quartel de fuzileiros navais, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Beltrame diz que o uso de equipamentos da Marinha é fundamental para a operação de combate à criminalidade.
“A Marinha está dando um exemplo para o país. O problema de segurança pública tem de ser enfrentado sem hipocrisia. Não adianta nós aqui gastar com equipamento sem recursos. Os vizinhos tem equipamentos muitas vezes sem uso. O fim da lei não é o povo, a sociedade? Por que vou levar um ano para procurar um equipamento se o próprio estado tem isso?”
Beltrame disse que o governo estadual não recebeu nenhuma manifestação de apoio do Exército, apenas da Marinha. Destacou também o reforço no efetivo da Polícia Rodoviária Federal no patrulhamento das rodovias que cortam a Baixada Fluminense e dão acesso ao Rio.
Sobre os ataques a veículos e ônibus, Beltrame afirmou que é uma estratégia da criminalidade em divulgar uma situação de pânico. E salientou que por mais que seja efetivo o serviço de inteligência da polícia, não é possível antecipar essas ações de terror. “Inteligência não é adivinhação e nunca vai ter a informação concreta do que vai acontecer”, afirmou Beltrame. “Estes episódios isolados podem acontecer. O que pretendemos, é lá na frente, diminuindo a massa de crimes na cidade, que a gente diminua também essas ações.”

G1

Nomes de ministros só devem ocorrer na semana que vem, diz assessoria

25/11/2010 13:30
Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
A assessoria do governo de transição disse nesta quinta-feira (25) que presidente eleita, Dilma Rousseff, só deve anunciar novos nomes de ministros na próxima semana. Nesta quarta (24), foram oficializadas as indicações para a equipe econômica do futuro governo.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai permanecer no cargo. Para chefiar o Ministério do Planejamento foi escolhida a coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, e a presidência do Banco Central ficou com o diretor de Normas do BC, Alexandre Tombini.
Nesta quinta, Dilma se reúne com o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP), o presidente do PT, Eduardo Dutra, e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia. Os três integram a equipe de transição. Palocci e Dutra chegaram por volta de 10h30 à Granja do Torto, onde a presidente eleita está residindo. Já Marco Aurélio Garcia entrou às 12h20.
A assessoria de Dilma informou ainda que ela irá participar, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, das reuniões de cúpula do Mercosul, marcadas para o dia 17 de dezembro, em Foz do Iguaçu. De acordo com assessores, a presidente ?faz questão de comparecer? porque considera importante o fortalecimento do grupo, formado por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Ela deve embarcar para o local da cúpula no dia 16 de dezembro.
Sobre uma possível reunião neste ano com o presidente dos Estados Unido, Barack Obama, a assessoria informou que a questão está em fase de ?tratativas?.

O GLOBO – País

Lula se emociona com discurso de agricultora e pede que todos ajudem Dilma

25/11/2010 13:25
Isabel Braga
BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade da agricultura familiar, se emocionou nesta quinta-feira ao ouvir a fala da agricultora Hilda Santos, da cidade de Conquista, em Pernambuco. Os olhos do presidente chegaram a marejar quando a agricultora disse se orgulhar de ter um presidente pernambucano e contou como os programas sociais ajudaram as pessoas pobres de sua comunidade. A agricultora disse estar muito esperançosa com a gestão da presidente eleita Dilma Rousseff, “porque a mulher não decepciona” e acrescentou:
- Tenho certeza de que Dilma será um segundo Lula.
Em seu discurso, o presidente disse que Dilma enfrentou mais preconceitos que ele, como metalúrgico, para eleger-se a primeira presidente do sexo feminino no Brasil. Ele pediu que todos continuem ajudando Dilma a fazer um bom governo e acrescentou que crê que ela fará uma excelente gestão e que irá orgulhar até mesmo as mulheres que não votaram nela por preconceito.
Segundo Lula, a eleição de Dilma é a consagração de uma luta de décadas (pela democracia) no Brasil. O presidente lembrou da luta dela, na década de 70, quando muito jovem foi presa e torturada e que hoje, os que a torturaram, devem estar em choque com sua eleição.
- O torturador pensou que tinha acabado com a vida dela. Agora deve estar sendo torturado por dentro. Se Dilma tomou choque, o choque que esse cara deve estar tomando por dentro… ver aquela menina virar presidente, sem o ódio que ele tinha, sem querer vingança, mas apenas construir e consolidar a melhoria de vida do povo desse país _ disse Lula.
O presidente foi recebido muito calorosamente no terceiro seminário nacional do Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar. Os participantes cantaram “olê, olê, olê olá, Lula, Lula”. No final do evento, o presidente posou para fotos e recebeu muitos abraços. Além de Lula, estavam na solenidade a ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes e o ministro da Pesca, Altemir Gregolin.

G1

Temporão cobra mais R$ 1 bilhão para fechar contas da Saúde em 2010

25/11/2010 13:20
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, se reuniu nesta quinta-feira (25) com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, e pediu a liberação de mais R$ 1 bilhão para fechar as contas de sua pasta neste ano. Segundo ele, os valores são necessários para fazer o pagamento de medicamentos de alto custo e procedimentos de média e alta complexidade.  “Estamos fechando o orçamento de 2010. A reunião não foi totalmente conclusiva, mas a questão está bem encaminhada. Vai sair [o recurso pedido]. Alguns créditos estão no Congresso aguardando votação”, declarou Temporão a jornalistas após o encontro.
Questionado sobre a orientação da presidente eleita, Dilma Rousseff, de tentar cortar gastos públicos em 2011, Temporão afirmou que essa é missão do Ministério no “dia a dia”. “A maior parte dos gastos de custeio são transferências a estados e municípios, mas é sempre possível fazer melhor, como disse a nova ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A postura do novo governo é adequada”, disse, acrescentando que não conversou com a presidente eleita nas últimas semanas. Ele lembrou, porém, que a sociedade brasileira tem cobrado melhoria nos serviços de Saúde.
Sobre o retorno da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), com o nome de Contribuição Social para a Saúde (CSS), que Temporão defendeu fortemente no passado e perdeu a batalha no Congresso Nacional em 2007, ele afirmou que isso compete ao Legislativo e ao novo Ministério debater. “Não vou entrar nessa questão”, afirmou. Interpelado se seria possível passar um novo tributo para a Saúde, em face ao forte crescimento da arrecadação, ele respondeu: “Porque não?”.

G1

‘Na dúvida, o povo é a solução’, diz Lula em recado para Dilma

25/11/2010 13:10
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (25), em Brasília, que tem dito à presidente eleita Dilma Rousseff que sempre que estiver passando por algum tipo de dificuldade, ?”vá para perto do povo que o povo é a nossa salvação”.
Lula discursou por mais de meia hora durante o 3º Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos. Ele afirmou que a nova presidente vai seguir os programas de combate à fome e à miséria.
?Eu tenho dito para a Dilma: ‘Dilminha, na hora do aperto, na hora que a coisa estiver ficando feia, não vacile. Vá para perto do povo que o povo é a nossa salvação. Não tenha medo nunca. Não tenha medo. Quando não souber das coisas, pergunta para o povo que ele ajuda a responder. Na dúvida, o povo é a solução’”, disse.
Lula afirmou que sua relação de proximidade com o povo explica seus índices de mais de 80% de aprovação do governo.
?É isso que sou grato a vocês. Nestes últimos anos, eu nunca tive um gesto de incompreensão de vocês, da lealdade da nossa relação. Não foi uma relação construída na Presidência, foi uma relação construída muito antes da Presidência. Sou grato porque dependeu de vocês o sucesso do nosso programa, o sucesso do nosso governo?, disse o presidente.
Lula voltou a falar que a campanha que Dilma enfrentou na disputa pela Presidência foi ?mais preconceituosa? que a dele.
Segundo ele, a vitória de Dilma é uma ?luta de décadas?. Lula ainda falou que os militares que torturaram a presidente eleita durante a ditadura militar devem estar sendo ?torturados por dentro?.
?Eu fiquei muito orgulhoso porque a Dilma é uma mulher que na década de 70, muito jovem, o mundo dela ruiu. A hora que você milita na esquerda brasileira, você é presa três anos e meio, torturada, ou seja, acabou. E essa mulher, que quem torturou ela pensou que tinha acabado com a vida dela na política, agora deve estar sendo torturado por dentro”, afirmou.
Para o presidente, “se a Dilma tomou choque, o choque que esse cara está tomando por dentro agora é de uma grandeza que ele não imagina. Ele ver aquela menina que ele torturou virar, depois de mulher, presidente da República deste país, sem o ódio que ele tinha… Isso é importante. Sem ódio, sem mágoa, sem querer vingança, mas querer apenas consolidar a melhoria de vida do povo deste país”.

G1

Receita e PF fazem operação contra ?caixa 2? em empresas

25/11/2010 12:40
Receita Federal e Polícia Federal fazem uma operação nesta quinta-feira (25) para desarticular um suposto esquema de formação de ?caixa 2? em grandes empresas. O caixa 2, que teria movimentado cerca de R$ 50 milhões, seria utilizado, segundo a PF, para ?corrupção de funcionários públicos, sonegação fiscal e cometimento do crime de evasão de divisas?.
Nesta quinta, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão em conexão com o esquema, nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
De acordo com a Receita, as investigações tiveram início após uma denúncia de que as empresas estariam firmando contratos de patrocínio fictícios para o acúmulo de recursos sem registro na contabilidade (caixa 2).
?As investigações evidenciaram que o mentor do esquema firmava falsos contratos, em nome de federações esportivas ou laranjas, com grandes empresas, que então realizavam vultosos pagamentos a título de patrocínio. Posteriormente estes recursos eram sacados e em grande parte devolvidos em espécie às empresas pagadoras compondo o ?Caixa 2? destas?, diz a Receita em nota.

Folha.com – Em cima da hora – Principal

Dilma quer mudanças profundas na chefia de Infraero, Correios e Dnit

25/11/2010 09:40
A presidente eleita, Dilma Rousseff, determinou como uma de suas prioridades mudanças profundas em três empresas públicas que ela considera “focos de problemas” para sua gestão.
Dilma quer mudanças profundas em Infraero, Correios e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Para isso, deverá atuar pessoalmente na indicação de nomes técnicos para esses órgãos.
Sua prioridade é a Infraero. Ela reclama da gestão na empresa desde o início da campanha, sobretudo pela proximidade da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Os Correios também são foco de atenção. Desavenças internas têm feito da estatal centro de eclosão de escândalos –como as denúncias do mensalão, em 2005, e as que derrubaram a Erenice Guerra (ex-Casa Civil). Dilma não descarta deixar a estatal com partidos aliados.
A petista quer ainda mudanças no Dnit, órgão considerado estratégico para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
No governo, o departamento, ligado à pasta dos Transportes, é chamado de “mina de ouro”, pela quantidade de recursos e obras que administra, e foi atingido recentemente por denúncias de corrupção.

G1

Rodrigo Pimentel e Miriam Leitão comentam medidas para conter ataques criminosos no Rio

25/11/2010 09:30
O especialista de segurança da TV Globo, Rodrigo Pimentel, e a comentarista Miriam Leitão falaram sobre as medidas do governo para conter os ataques de criminosos no Rio de Janeiro.
Bom Dia Brasil: O governo do estado segue com o plano de ampliar a presença da polícia nas ruas. Esta estratégia está funcionando?
Rodrigo Pimentel: Apesar dos cinco dias de conflito, está funcionando, sim. A intensidade das ações diminuíram ontem à noite. A principal missão da Polícia Militar era garantir que as vias expressas ficassem liberadas: Avenida Brasil, Linha Vermelha e Linha Amarela. A PM conseguiu isso. Aquelas formações de traficantes que chamamos de ?bondes? não circularam no Rio de Janeiro. As ações do tráfico foram específicas de jovens tentando queimar carros nas ruas. Então a Polícia Militar foi bem sucedida.
Bom Dia Brasil: Inclusive com a presença de comandantes de batalhões que foram às ruas. É importante dizer que a situação do crime no Rio é muito específica. Preparamos uma ilustração para mostrar qual o tamanho do desafio do Rio de Janeiro. São informações levantadas pela própria polícia do Rio. Já foram implantadas 12 Unidades de Polícia Pacificadora, as UPPs. A décima terceira unidade, do Morro dos Macacos, será implantada oficialmente nos próximos dias. Um levantamento feito pela polícia aponta que mais de 230 comunidades ainda são controladas pelo tráfico ou milícias. (Veja o mapa no vídeo ao lado) É impressionante, para quem não mora no Rio de Janeiro, entender como convivemos com o crime tão próximo.
Miriam Leitão: Fiz uma gravação com o Afroreggae no Complexo do Alemão, o que se via era uma obra do PAC acontecendo em um local e logo ao lado adolescentes com armas e drogas. E há boatos que circulam. Os boatos aumentam o clima de tensão, e eles nascem dos fatos. Como separar boatos de fatos se a realidade é tão assustadora?
Rodrigo Pimentel: Através da comunicação. A polícia pode lançar mão de ferramentas como internet para acabar com os boatos. Ontem, o jornal Extra fez um excelente serviço separando exatamente o que era boato e o que era verdade. Ataques a shoppings, isso é boato. A polícia conseguiu evitar que traficantes circulassem pela cidade. Então qualquer informação nesse sentido, de uma ação mais ousada, nesse momento é boato.
Bom Dia Brasil: Que outras estratégias podem ser adotadas?
Rodrigo Pimentel: É importante citar a Itália, que é uma democracia, e a lei antimáfia italiana garante que no primeiro ano da prisão o mafioso perca o contato com a base. Ele fica absolutamente incomunicável. Ele só pode receber a visita de um único familiar, sequer do advogado. A ampla defesa é garantida, sim, mas a partir do segundo ano de pena. Esse Marcinho VP que está indo para Porto Velho hoje foi preso aos 19 anos de idade, é líder de uma facção há exatamente 11 anos dentro dos presídios. Vai continuar líder em Porto Velho. Repensar as leias penitenciais são emergenciais.
Bom Dia Brasil: Os equipamentos emprestados pela Marinha podem ajudar?
Rodrigo Pimentel: Podem. Agora, o apoio da Marinha é logístico, não é de efetivo. Aeronaves, armamentos, munições… isso tudo vai faltar na polícia do Rio nos próximos dias. Não temos condições logísticas de manter esse enfrentamento durante muito tempo.

G1

Custo da construção volta a acelerar em novembro, mostra FGV

25/11/2010 09:20
O custo da construção no país, medido por índice da Fundação Getulio Vargas (FGV), voltou a acelerar em novembro, registrando variação de 0,36%, contra 0,15% no mês anterior. No ano, o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) acumula alta de 6,95% e, nos últimos 12 meses, de 7,16%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25).
O índice correspondente aos preços de materiais e equipamentos ficou em 0,07%, contra taxa de 0,26% no mês anterior. Dos quatro subgrupos, só o relativo a materiais para estrutura desacelerou, passando de uma alta de 0,14% para um recuo de 0,35%.
Em novembro, a parcela relativa a serviços registrou variação de 0,48%, contra 0,29% em outubro. No grupo, houve aceleração das variações do subgrupo serviços técnicos. A taxa passou de 0,09% para 0,80%
Ainda foi verificada aceleração no grupo mão de obra. De 0,03%, em outubro, a variação passou para 0,59% em novembro.
Por regiões
Salvador, Brasília e Recife apresentaram aceleração dos seus índices, com destaque para a última capital, onde a taxa passou de 0,25% para 4,27%. Na contramão, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo tiveram desaceleração do INCC-M.

Folha.com – Em cima da hora – Principal

Mantega prevê cortes superiores a R$ 20 bi no Orçamento de 2011

25/11/2010 09:20
O governo da petista Dilma Rousseff vai promover um corte de mais de R$ 20 bilhões no Orçamento de 2011 e também reduzirá em pelo menos R$ 50 bilhões os repasses ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em um esforço para conter o peso da demanda pública na economia, afirmou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
“Do ponto de vista estrutural, a redução de gasto do governo terá impacto na política de juros a partir do ano que vem”, afirmou Mantega durante entrevista no Reuters Brazil Investment Summit nesta quarta-feira.
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook
“Não será pequena, vai ser uma redução substancial”, disse. “A orientação (da presidente eleita) foi ‘mão pesada’”.
Poucas horas depois de ter sido oficialmente confirmado na equipe de Dilma Rousseff, Mantega afirmou que os cortes podem adiar alguns projetos de investimentos e vão garantir o cumprimento da meta primária de 3,1% do PIB no ano que vem, sem o abatimento de despesas como as que envolvem o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Caso a economia feita pelo governo supere a meta, os recursos adicionais serão direcionados ao Fundo Soberano, disse o ministro.
Os cortes orçamentários não serão feitos de forma linear e se concentrarão principalmente em despesas de custeio, disse o ministro, adiantando que “não é oportuno darmos aumentos” para o funcionalismo público em 2011.
Sobre os repasses ao BNDES, a ideia é reduzir à metade os subsídios e os financiamentos concedidos ao banco com recursos do Tesouro, disse Mantega, indicando que a política de aportes ao banco de financiamento não será abandonada já em 2011.
Nos últimos dois anos, o Tesouro repassou mais de R$ 200 bilhões ao BNDES para aumentar a capacidade de o banco financiar investimentos.
“O BNDES você pode falar pelo menos R$ 50 bilhões a menos”, afirmou Mantega.
A redução dos gastos públicos foi possibilitada pela superação da crise, disse o ministro. “Agora que a economia está recuperada, então cabe fazer um ajuste, cabe fazer uma redução de gastos.”
META DE INFLAÇÃO
Mantega descartou, ainda, uma redução da meta inflacionária antes de 2013, e condicionou uma futura queda a uma desindexação da economia que deve passar por uma revisão dos contratos de serviços, como de energia e gás.
“Se a gente conseguir na renovação, porque nós somos contra rever contratos enquanto eles estão vigorando, a gente pode tentar desindexar, eu acho que nós vamos tentar desindexar a economia”, disse Mantega.
Em termos de reformas, a prioridade do novo governo será a tributária. As mudanças poderão tramitar no Congresso de forma desmembrada, disse o ministro e envolverão a desoneração da folha de pagamentos.
O ministro adiantou pelo menos um nome da equipe que quer montar no próximo ano, ao anunciar que convidará o secretário do Tesouro, Arno Augustin, a permanecer no cargo. “Eu vou convencê-lo a ficar aqui”, disse.
Sobre o câmbio, Mantega reiterou que vê o real estável por ora, mas que novas medidas não estão descartadas, se necessário.

G1

Especialistas em SP lembram ataques criminosos realizados na cidade

25/11/2010 09:05
Há quatro anos, bandidos de uma facção criminosa de São Paulo promoveram ações semelhantes às de agora no Rio. Foi uma ação terrorista ? em muitos casos, bastante parecida com o que está acontecendo no Rio de Janeiro. Nesses ataques, há quatro anos, mais de 80 pessoas morreram. Essa onda de violência só parou depois que integrantes de uma facção criminosa foram presos e completamente isolados.
Ônibus incendiados, bases da Polícia Militar e dos Bombeiros atacadas, pânico e medo nas ruas. Quatro anos separam as imagens, feitas em São Paulo, das que estão sendo feitas agora no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a ação partiu de uma facção criminosa que agia dentro dos presídios paulistas.
Os ataques aconteceram em maio, agosto e setembro de 2006. A maior parte foi entre os dias 12 e 19 de maio. Morreram 87 pessoas, sendo 43 agentes de segurança, cinco civis e 39 criminosos. Ao todo, 82 ônibus foram queimados.
O estopim foi o rigor das medidas impostas aos presos transferidos para uma penitenciária do interior do estado. Os ataques só acabaram depois que autoridades do governo paulista e uma advogada se reuniram com o suposto mandante das ações criminosas, o Marcola. O governo sempre negou que tenha havido acordo.
Agir com rigor e sufocar a ação dos criminosos no Rio de Janeiro ? esta é a opinião de alguns especialistas em segurança de São Paulo. Eles propõem medidas de combate à violência. Não dar trégua ao crime e nunca negociar.
?Esses criminosos não são muito técnicos. Eles usam um expediente que parece teoria do terrorismo. Ou seja, indivíduos isolados escolhem alvos isolados. Esses grupamentos criminosos mostram que eles são muito sensíveis quando o estado também seleciona seus alvos e busca caçá-los de uma forma obsessiva. Nós temos mandados de prisão, por exemplo, que devem ser cumpridos. Equipes devem ser designadas para buscar esses criminosos onde estiverem no momento que for, numa semana ou em dez meses?, avalia José Vicente da Silva Filho, especialista em segurança pública.
?O calcanhar de Aquiles que a gente está vendo no Rio de Janeiro continua sendo o sistema penitenciário e as políticas penitenciais. Vale dizer que existem pombos-correios, existem celulares, não existe um isolamento entre o líder da organização criminosa e suas bases?, acrescenta Walter Maierovitch, especialista internacional em criminalidade.
Ocupar territórios que antes eram dominados pelo tráfico e isolar as lideranças presas são medidas essenciais. Além disso, o estado deve atacar as finanças do tráfico, alerta o especialista internacional em criminalidade.
?Desfalcar, tornar ele pobre, sem possibilidade de corromper, sem possibilidade de comprar armas. Se a gente verificar no cenário internacional, a Itália em dez anos conseguiu apreender ? 3 bilhões do patrimônio do crime organizado. É muita coisa. Esvaziando evidentemente esse poder econômico do crime organizado já é um grande passo até pra evitar corrupção?, diz Maierovitch.
Especialistas em analisar e combater a criminalidade destacaram outro ponto importante: é preciso acelerar a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), porque os criminosos que vão sendo expulsos se concentram nos locais que ainda não foram ocupados pelo estado.

G1

Nova equipe econômica da presidente Dilma Rousseff fala de austeridade

25/11/2010 08:55
A equipe econômica do governo Dilma Rouseff já está escolhida. O desafio agora é cortar gastos de custeio e evitar novos gastos e aumentos salariais. Essa é a orientação dada aos que foram convidados para a equipe econômica do futuro governo. Todos já integrantes do governo atual. Os três nomes anunciados ontem foram oficialmente confirmados.
Em entrevista exclusiva à TV Globo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que gastar menos é o desafio do novo governo. ?Além de cortar gastos que já existem, nós ainda temos de impedir que novos gastos sejam feitos?, afirmou o ministro.
Nem adianta pressionar. Na luta contra novos gastos, o ministro da Fazenda anunciou que não pretende dar aumento de salário para funcionários públicos federais no ano que vem. Guido Mantega também não planeja dar reajuste além do previsto no orçamento para os aposentados do INSS, nem igualar os salários da polícia aos dos militares de todo o país. O salário mínimo deve ficar mesmo R$ 540. São planos do governo que dependem do Congresso.
?Não é fácil conter gastos. O ideal é gastar, mas nós temos que ter a responsabilidade de só gastar aquilo que se arrecada, e nós vamos estar atentos para não deixar passar projetos que ampliem os gastos que impactem as contas públicas?, disse o senador Romero Jucá (PMDB-PR), líder do governo.
?Mudou o discurso. O Brasil não está mais vivendo um momento mágico. Saímos da ficção e agora temos o país real em dificuldades?, opinou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR)
A equipe que assume a economia a partir de 1º de janeiro foi apresentada. Os três já trabalham no governo. O ministro da Fazenda vai continuar no cargo. Para a presidência do do Banco Central foi indicado Alexandre Tombini, atual diretor de Normas do banco. E a futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, é coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na mesma linha do ministro da Fazenda, ela falou em cortar gastos.
?Vamos reavaliar todos os gastos de custeio importantes para que a gente possa potencializar sua utilização. É possível fazer mais com menos?, garantiu a futura ministra.
Alexandre Tombini, escolhido para presidir o Banco Central, e o ministro da Fazenda falaram várias vezes na autonomia do banco. Na prática, significa não ceder a pressões políticas quando o Banco Central tiver, por exemplo, de decidir sobre a taxa de juros para manter a inflação sob controle.
?Tive longas e boas conversas com a presidente Dilma Rousseff. Ela me disse que nesse regime não há meia autonomia. É autonomia operacional total?, apontou Alexandre Tombini.
Outro nome confirmado é o do ministro Paulo Bernardo. Ele vai sair do ministério do Planejamento para assumir outro cargo, provavelmente no Palácio do Planalto. Bernardo já aceitou o convite da presidente eleita.
?Ela me fez um convite para participar do governo, mas um convite genérico, porque ela me disse que tem mais de uma opção e, portanto, não queria definir isso agora?, explicou o ministro Paulo Bernardo.
Em nota, a presidente eleita, Dilma Rousseff, determinou que a futura equipe econômica dê continuidade ao regime de metas de inflação, política de câmbio flutuante e responsabilidade fiscal, com combate à pobreza.

G1

Governador do Rio de Janeiro garante política de pacificação em favelas

25/11/2010 08:35
Em entrevista ao ?Jornal Nacional?, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que a política de pacificação das favelas está mantida.
?Eu posso garantir à população que nós estamos atentos, que é um ato desespero, de desarticulação desses criminosos que estão perdendo território e que estão vendo o enfraquecimento não só territorial, mas de seus negócios ilícitos. Nós vamos continuar com a mesma política de retomada de territórios. Na semana que vem, vamos inaugurar a UPP [Unidade de Polícia Pacificadora] do Morro dos Macacos. Vale lembrar que ha um ano o ?Jornal Nacional? mostrava um helicóptero sendo abatido no Morro dos Macacos para o Brasil e para o mundo. Hoje essa comunidade está pacificada, não só a comunidade como toda a área de Vila Isabel, vivendo em paz. Vamos instalar a UPP nos Macacos e em seguida continuaremos pacificando mais comunidades?, declarou o governador do Rio, Sérgio Cabral.

G1

Para autoridades, ordens para ataques partiram de presídios de segurança máxima

25/11/2010 08:35
As ordens para os ataques, segundo as autoridades, saíram de dentro dos presídios de segurança máxima. A lei garante aos presos direitos que podem facilitar este tipo de comunicação? Os presos ficam em celas individuais; o tempo do banho de sol é controlado e limitado a grupos restritos. Tudo isso é evitar a comunicação, mas eles têm direito a receber visitas de advogados e parentes.
Para o governo, quanto mais longe os criminosos estiverem, melhor. O Presídio de Segurança Máxima de Catanduvas fica a quase 500 quilômetros de Curitiba. Mais distante ainda é o destino de traficantes apontados como mandantes dos ataques. Marcinho VP, um dos chefes do Comando Vermelho; e Elias Maluco, que matou o jornalista Tim Lopes, serão transferidos de Catanduvas para o Presídio de Porto Velho, a quase 3,5 mil quilômetros do Rio.
?Se você está transferindo é porque, na prática, você está reconhecendo que aquele presídio não está funcionando. Se ele é de segurança máxima e impedisse a comunicação, transferir para quê??, indagou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), membro da comissão de segurança.
?Em nenhuma parte do mundo a segurança é de 100%. Você não consegue ter 100% de segurança com um crime pelo simples fato de que, se isso fosse viável, o crime não existiria. É possível num dado momento haver falha.?, declarou o secretário nacional de Segurança, Ricardo Balestreri.
No presídio de segurança máxima, a cela é individual. Os presos se encontram na hora do banho de sol ? no máximo, dez de cada vez. Eles se alimentam na cela e têm direito a visitas: três horas por semana.
Para Sandro Torres Avelar, diretor do Sistema Penitenciário Federal, o contato (mesmo limitado) com quem está do lado de fora pode ser o suficiente para dar brechas a negociações dos bandidos.
?Há na Legislação brasileira a previsão de que o preso pode receber visitas de parentes, familiares e amigos. Receber, inclusive, visitas intimas, além dos contatos também com seus advogados. Nesse tipo de situação, a gente não tem como garantir que não haja ali uma orientação, uma determinação ou um comando para que algo seja feito, ainda que o criminoso esteja fora dos presídios?, afirmou Sandro Torres Avelar, diretor do Sistema Penitenciário Federal.
?O preso tem de ter direito a visitas, tem de ter direito a se entrevistar com seus advogados, o preso tem de ter direito a ter correspondências. Nós estamos vivendo num Estado democrático de direito?, defendeu o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.
Num Estado democrático de direito, as pessoas têm de ter direito de ir e vir, direito ao seu patrimônio, direito à vida. Será que a transferência para Porto Velho vai resolver? A penitenciária federal de lá também é nova, foi inaugurada ano passado; as celas têm sete metros quadrados, câmeras de vigilância permanente e há raio-X na entrada de visitantes. Mas a comida já chegou lá estragada e de lá já transferiram presos para Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Últimas Notícias

Governo anuncia vencedores da 6ª Olimpíada de Matemática

25/11/2010 08:35
Brasília – Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Educação, Fernando Haddad, anunciam hoje (25) a lista dos 3,2 mil estudantes vencedores da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Será às 10h no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As medalhas de ouro, prata e bronze e as menções honrosas serão entregues em 2011.
A competição teve 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, selecionados entre 19,6 milhões de alunos inscritos em todo o país. O conjunto de ganhadores será convidado a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) ,do MCT, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

UOL Últimas Notícias

Dilma quer mudanças profundas na chefia de Infraero, Correios e Dnit

25/11/2010 08:30
A presidente eleita, Dilma Rousseff, determinou como uma de suas prioridades mudanças profundas em três empresas públicas que ela considera “focos de problemas” para sua gestão.
Dilma quer mudanças profundas em Infraero, Correios e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Para isso, deverá atuar pessoalmente na indicação de nomes técnicos para esses órgãos.
Sua prioridade é a Infraero. Ela reclama da gestão na empresa desde o início da campanha, sobretudo pela proximidade da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Os Correios também são foco de atenção. Desavenças internas têm feito da estatal centro de eclosão de escândalos –como as denúncias do mensalão, em 2005, e as que derrubaram a Erenice Guerra (ex-Casa Civil). Dilma não descarta deixar a estatal com partidos aliados.
A petista quer ainda mudanças no Dnit, órgão considerado estratégico para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
No governo, o departamento, ligado à pasta dos Transportes, é chamado de “mina de ouro”, pela quantidade de recursos e obras que administra, e foi atingido recentemente por denúncias de corrupção.

UOL Últimas Notícias

Custo da construção sobe 0,36% em novembro; alta é de 6,95% no ano

25/11/2010 08:25
O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção –M) acelerou no mês de novembro, com variação de 0,36%, ante a alta de 0,15% de outubro. No ano, o índice acumula variação positiva de 6,95% e nos últimos 12 meses, de 7,16%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,15%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,27%. No índice referente a mão de obra, registrou-se variação de 0,59%. No mês de outubro, a taxa foi de 0,03%. O índice correspondente a materiais e equipamentos registrou variação de 0,07%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,26%. Dos quatro subgrupos apenas materiais para estrutura apresentou decréscimos em sua taxa de variação, cuja taxa passou de 0,14% para -0,35%.
A parcela relativa a serviços passou de uma taxa de 0,29%, em outubro, para 0,48%, em novembro. Neste grupo, vale destacar a aceleração do subgrupo serviços técnicos, cuja taxa passou de 0,09% para 0,80%.
O grupo mão de obra registrou variação de 0,59%, em novembro. No mês passado, a taxa havia sido de 0,03%. Em Recife, este grupo registrou variação de 9,13%, por conta de reajustes salariais ocorridos em função da data-base. No mês anterior não houve impacto. Em Brasília, a taxa de 1,28% decorre de adicional previsto no acordo coletivo.
CAPITAIS
Três capitais apresentaram aceleração: Salvador, Brasília e Recife. A maior aceleração se verificou em Recife, onde a taxa de variação passou de 0,25% para 4,27%. Em sentido oposto, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo tiveram desaceleração.

Estadao.com.br

Palocci é convidado para Casa Civil, mas resiste

25/11/2010 08:20
A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou ontem o deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci para assumir a Casa Civil, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para comandar a Previdência Social. Em almoço no Palácio do Alvorada, Dilma e Palocci conversaram sobre o xadrez ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao que tudo indica, Bernardo irá mesmo para o lugar de Carlos Eduardo Gabas (PT) na Previdência, mas Palocci ainda resiste a aceitar a Casa Civil e prefere um ministério com menos visibilidade, como a Secretaria-Geral da Presidência. Embora a Casa Civil vá perder funções executivas, como a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a pasta é emblemática por ter protagonizado uma sucessão de crises, desde o escândalo do mensalão, em 2005.
Na prática, o destino de Palocci – curinga da equipe – não está fechado: ele ficará no Palácio do Planalto, mas tanto pode ir para a Casa Civil desidratada como para a Secretaria-Geral fortalecida. Hoje, a tendência é que vá para a Secretaria-Geral e ajude na interlocução com Estados e municípios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas Notícias

Marcha das Margaridas 2011 será lançada hoje

25/11/2010 08:10
Brasília – Os ministros Carlos Lupi, do Trabalho, Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, confirmaram presença no lançamento hoje (25) da Marcha das Margaridas 2011. Será às 18h30 no Núcleo Bandeirante, em Brasília.
O lançamento encerra a programação do Seminário Nacional Marcha das Margaridas, realizado esta semana na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) com a presença de 160 lideranças femininas de diferentes áreas.
Considerada uma das principais mobilizações do sindicalismo rural brasileiro e do movimento das mulheres, a marcha será realizada nos dias 16 e 17 de agosto de 2011, na Esplanada dos Ministérios.

G1

Nesta quinta-feira é comemorado o Dia Nacional do Doador

25/11/2010 08:00
Nesta quinta-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador. Segundo o Ministério da Saúde, os índices de bancos de sangue estão abaixo do ideal.
A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) tem uma programação especial para esta quinta-feira (25). Para saber como doar sangue e a programação acesse o site do Hemominas.

Últimas Notícias

Inca pede doação de sangue no Dia Nacional do Doador

25/11/2010 07:25
Rio de Janeiro – No Dia Nacional do Doador de Sangue, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Rio pede doações para abastecer o estoque que atende pacientes de suas cinco unidades hospitalares. A instituição atende, em média 1,3 mil pacientes por mês em suas cinco unidades, realizando aproximadamente 700 cirurgias.
A coordenadora de Hemoterapia do Inca, Iara Motta, disse que houve uma redução nas doações voluntárias na segunda quinzena deste mês. Há necessidade especial de plaquetas, indispensáveis à coagulação sanguínea.
Em Brasília, a data será marcada com o lançamento da campanha “Faço Parte desta Corrente – Doo o Meu Melhor” pela Fundação Hemocentro. O objetivo da iniciativa é formar uma corrente em prol da doação voluntária de sangue e medula óssea.

Últimas Notícias

Seminário no Rio discute informação e direitos humanos

25/11/2010 07:05
Rio de Janeiro ? O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, participa hoje (25), às 14h, do painel Direitos à Memória, dentro do 1º Seminário Internacional sobre Acesso à Informação e Direitos Humanos, na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
O seminário é promovido pelo Arquivo Nacional e pelo Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985): Memórias Reveladas. O objetivo é favorecer a troca de reflexões e de experiências sobre as questões legais e relacionadas aos arquivos que envolvem o acesso a informações produzidas ou acumuladas durante o período do regime militar.

O GLOBO » Blogs » Blog do Noblat

Agenda de Lula 25/11/2010

25/11/2010 07:00
Horário Local de Georgetown/Guiana: menos 2h em relação a Brasília
09h30 – III Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Hotel Nacional, Brasília (DF)
14h – Paulo Sérgio Oliveira Passos Ministro dos Transportes
Palácio do Planalto
15h30 – Partida para Georgetown/Guiana
Base Aérea de Brasília
17h15 – Chegada a Georgetown
Aeroporto Internacional Cheddi Jagan
18h40 – Cerimônia de condecoração concedida pelo governo da Guiana
Centro Cultural Nacional, Homestretch Avenue, s/nº
19h15 – Apresentação cultural
19h30 – Recepção em homenagem ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
20h – Jantar oficial oferecido pelo presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, aos Chefes de Estado e de Governo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul)
Residência oficial, Church Street, 130

O GLOBO » Blogs » Blog do Noblat

Lula recebe Cloaca e outros amigos no Planalto

25/11/2010 06:50
Avesso a entrevistas, presidente abre agenda para falar a blogueiros chapas-brancas no palácio
Na primeira entrevista que o presidente Lula concedeu só para blogueiros, o Palácio do Planalto deu preferência a um grupo que alega representar “blogs progressistas”.
Boa parte deles aderiu a uma nova classificação e recentemente se proclamou como a turma dos “blogs sujos”. Dizem ser uma homenagem ao tucano José Serra, que assim os teria classificado durante a eleição.
Na entrevista de ontem, Lula, assim como fazem esses blogueiros, elegeu a grande imprensa como alvo principal. E não poupou críticas aos jornais brasileiros que, segundo ele, torceram contra seu governo.
Entre os convidados para o bate-papo, transmitido ao vivo pelo Blog do Planalto, havia os que usam a internet para uma espécie de guerra santa contra a cobertura das grandes empresas de comunicação.
O Cloaca News, por exemplo, avisa, logo na capa, que publica “as últimas do jornalismo de esgoto e dos coliformes da imprensa golpista”. E diz que tem a seguinte missão: “Desmascarar a máfia midiática que infesta nosso país”.
No encontro com o presidente, a assessoria apresentou o representante do blog, William Barros, como o “Senhor Cloaca”. E foi assim que Lula se dirigiu a ele: “Senhor Cloaca”.
No blog, há textos com ataques a todos que fazem críticas ao governo. Os artigos sobre Lula têm principalmente referências elogiosas a entrevistas dadas no exterior.
Há também um texto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com críticas ao governo. O blog fala que a CNBB liberou bispos para “esculhambarem” o governo, mas depois não assumiu.
O Cloaca resume o caso no título: “Vão arder no mármore do inferno”.
Durante a campanha, logo após o episódio em que Serra foi atingido por um objeto, o blog postou vários textos ironizando o poder de fogo de uma bolinha de papel. E até incluiu uma ficha do Dops da Bolinha, numa referência à suposta ficha da presidente eleita, Dilma Rousseff, publicada na imprensa.
Entre os convidados havia ainda o Blog do Miro, de Altamiro Borges, que diz ter montado na internet “uma trincheira contra a ditadura midiática”. Ele reproduziu no blog e-mail que circulou na internet com o título: “45 razões para não votar em Serra”.
Também participaram da entrevista Altino Machado (Blog do Altino), Maria Flor (Blog da Maria Flor), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasília, Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna).
Lula pediu a um assessor para identificar os blogueiros antes de cada pergunta. Rovai explicou que a entrevista foi pedida em agosto, durante o I Encontro de Blogueiros Progressistas, em São Paulo. Foram escolhidos dez para participar do encontro.
? É a primeira vez que um presidente recebe a blogosfera no Palácio do Planalto. Isso sinaliza um outro momento no contexto midiático nacional ? elogiou o jornalista.
A partir dali, o encontro se transformou numa trincheira de um dos mais duros ataques do presidente à imprensa.
Estimulado pelos blogueiros, Lula criticou a cobertura da mídia. Disse que o setor precisa de regras de atuação e defendeu restrições ao capital externo no controle de empresas de comunicação. Segundo ele, regulação não é crime; censura é que é crime:
? Tenho problemas, são públicos, na minha relação com o que vocês chamam agora de mídia antiga. De vez em quando eu digo que vou ter orgulho de ter terminado meu mandato sem ter almoçado em nenhum jornal, em nenhuma revista, em nenhum canal de televisão. Não precisei almoçar, não precisei jantar para poder sobreviver. Sei que durante muito tempo eles torceram para me derrotar. Mas eu sei que sou o resultado da liberdade de imprensa nesse país.
Lula apontou o dia do acidente com o avião da TAM, em SP, como o mais triste dos 8 anos de governo. Críticos responsabilizaram a fiscalização das condições da pista ? e portanto, o governo ? pelo acidente.
? O dia em que sofri mais foi no acidente do avião da TAM em Congonhas. Nunca vi tanta leviandade… Foi o dia mais nervoso da minha vida. Não quero que isso se repita ? disse Lula.
Segundo ele, o governo deve preparar um projeto até o fim do ano para que Dilma encaminhe ao Congresso.
Lula sustenta que é necessário criar mecanismos que permitam a punição de autores de denúncias falsas.

O GLOBO » Blogs » Blog do Noblat

Coutinho é chamado para ficar no BNDES

25/11/2010 06:45
Nome preferido da presidente eleita, Dilma Rousseff, para ocupar o Ministério da Fazenda, Luciano Coutinho foi convidado ontem a permanecer no comando do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A ideia inicial era convidar Coutinho para ser o principal ministro da equipe econômica, mas mudou de planos após Lula pedir para manter Guido Mantega na chefia da Fazenda.
Logo depois de fechar sua equipe econômica, a presidente eleita fez ontem o convite formal a Luciano Coutinho, que estava em Brasília para reuniões com o presidente Lula.

O GLOBO » Blogs » Blog do Noblat

Dilma convida lulistas para núcleo político do Planalto

25/11/2010 06:45


Ex-ministro da Fazenda deve ir para Casa Civil e assessor de Lula para a Secretaria-Geral; eleita quer Cardozo na Justiça
Em conversa ontem com o presidente Lula, Dilma Rousseff montou o seguinte desenho para a cozinha do Palácio do Planalto: Antonio Palocci na Casa Civil e Gilberto Carvalho na Secretaria-Geral da Presidência. Ambos são nomes da absoluta confiança do atual presidente.
Palocci e Carvalho já foram convidados pela presidente eleita para fazer parte do núcleo político de seu governo.
Além deles, Dilma já formalizou convites para o ministro Paulo Bernardo, de saída do Planejamento, e o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que deve assumir o Ministério da Justiça.
Segundo a Folha apurou, Dilma já avisou tanto Palocci, ex-ministro da Fazenda, como Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula, que suas funções devem ser mesmo a Casa Civil e a Secretaria-Geral, respectivamente.
Um assessor da presidente eleita, porém, disse que ela ainda poderia fazer uma mudança de última hora, por conta das negociações de outros cargos do seu ministério. Os convites foram feitos na semana passada.
Com a decisão de encaixar Carvalho no Planalto, Bernardo, antes cotado para o núcleo político, deve ser indicado para outro ministério.

O GLOBO » Blogs » Blog do Noblat

Mercado aprova indicação de Tombini

25/11/2010 06:40
Leandro Modé e Ricardo Leopoldo, Estadão.com
O mercado financeiro aprovou a indicação do economista Alexandre Tombini para a presidência do Banco Central (BC). Não só por meio de declarações entusiasmadas, comuns em momentos como este, mas pelo comportamento das taxas de juros no mercado futuro da BM&FBovespa. No curto prazo, essas taxas subiram. No longo, caíram.
Significa dizer que os investidores, ao menos por enquanto, acreditam que o BC comandado por Tombini fará o que a maioria deles acha que tem de ser feito: elevar o juro básico (Selic) no início de 2011 para conter a escalada da inflação (que se encontra acima do centro da meta de 4,5% em 12 meses), o que abre espaço para quedas nos anos seguintes.

O GLOBO » Blogs » Blog do Noblat

Miriam receberá pasta reforçada pelo PAC

25/11/2010 06:35
Luiza Damé
Primeira mulher indicada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para o Ministério, a engenheira Miriam Belchior, de 44 anos, ganhou um ministério vitaminado.
Ela vai levar da Casa Civil para o Planejamento, que já cuida do Orçamento da União e da gestão do funcionalismo, a coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e das câmaras setoriais.
No melhor estilo Dilma, Miriam disse, numa apresentação de 13 minutos, que trabalhará baseada em três “eixos estruturantes”: planejamento das ações, melhoria da qualidade do gasto público e aprimoramento da gestão pública.
Mas deixou claro que a meta é reduzir os gastos com custeio para aumentar os investimentos:
? Vamos continuar trabalhando pela valorização do servidor público, de forma responsável e dentro de nossos limites, porque acreditamos que (os servidores) são essenciais para alavancarmos nosso modelo de administração pública baseado na transparência e na meritocracia.
Miriam disse que o objetivo de sua pasta é recuperar a tradição brasileira de planejamento, iniciada no governo Lula. Citou como bons exemplos a chamada agenda social e o PAC.
Segundo ela, é preciso melhorar a qualidade do gasto público, reduzindo despesas de custeio e aumentando investimentos. Para isso, serão avaliados todos os gastos.
Afinada com Dilma, disse que o Planejamento será “parceiro da Fazenda na busca da consolidação fiscal”:
? Queremos aumentar o investimento no total do gasto público. Vamos reavaliar gastos de custeio, na orientação de que é possível fazer mais com menos.

O GLOBO » Blogs » Blog do Noblat

Disputa pelo poder abre crise no PSDB

25/11/2010 06:25
Christiane Samarco, Estadão.com
A disputa de poder entre tucanos de São Paulo e de Minas Gerais ganhou contornos de batalha ostensiva.
A entrevista do presidente do PSDB paulista, José Henrique Reis Lobo, ao ?Portal do Estadão?, no final de semana, levou o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB), presidente dos tucanos mineiros, a reagir duramente: “Vão ter que nos engolir”.
Na entrevista, Reis Lobo contestou a tese da “refundação” do PSDB, ideia defendida pelo senador eleito Aécio Neves (MG).
Ele também citou Aécio apenas como um nome em meio ao “conjunto de novas lideranças que emergiu das urnas” e defendeu que o candidato derrotado à Presidência José Serra terá papel político que extrapolará uma eventual candidatura à prefeitura de São Paulo em 2012.
Nárcio Rodrigues disse ao Estado: “Não reconheço no José Henrique Reis Lobo autoridade para tratar do projeto nacional para o partido”.
Depois acrescentou, mostrando que os tucanos mineiros consideram que não haverá prioridade política para Serra: “Fomos extremamente respeitosos à fila, concordando que em 2006 era a vez de Geraldo Alckmin (SP) e, em 2010, de Serra. Agora (2014) é a nossa vez (de Aécio).

Últimas Notícias

Saem hoje resultados da pesquisa Sustentabilidade: Aqui e Agora

25/11/2010 06:00
São Paulo – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, divulga hoje (25) os resultados da pesquisa Sustentabilidade: Aqui e Agora, que avalia a percepção dos brasileiros em relação ao meio ambiente, aos hábitos de consumo e principais formas de contribuição para um futuro mais sustentável. Será às 9h30, na sede da Fundação Getulio Vargas.
Na pesquisa, o meio ambiente aparece com prioridade sobre o crescimento econômico. O estudo mostra que a população acredita que qualquer mudança causada na nature­za pela ação humana pode piorar as coisas e que só com grandes mudanças de hábito e de consumo será possível conservar os recursos naturais.

Folha.com – Em cima da hora – Principal

A toque de caixa, Senado aprova medidas provisórias que facilitam Copa de 2014

24/11/2010 19:30
DE BRASÍLIA
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, a toque de caixa, duas medidas provisórias que facilitam a realização da Copa-2014 no Brasil. As MPs perderiam validade na próxima segunda-feira.
Alterado durante tramitação no Congresso, o texto será agora analisado pelo presidente.
Uma das MPs garante isenção fiscal das obras dos estádios de futebol que sediarão a competição. Assim, a compra e importação de materiais de construção, máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos para a realização das obras não terão cobrança de PIS/Pasep, Cofins, IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e Imposto de Importação.
Por sugestão dos parlamentares, os benefícios foram estendidos aos estádios de apoio, que serão utilizados para os treinos das seleções. Caberá ao ministério do Esporte aprovar ou não o pedido de uma determinada construtora para adesão ao novo regime de tributação, batizado de Recopa.
Na Câmara, o relator da MP incluiu no texto o conteúdo de projeto de lei, de autoria do Executivo, que prevê isenção de tributos federais, por exemplo, a importação de bens como alimentos, troféus, medalhas, estatuetas e suprimentos médicos a serem utilizados exclusivamente durante organização e realização do evento.
Além de benefícios para a Copa-2014, a MP trata de temas variados como programas de incentivo à inovação tecnológica e o Minha Casa Minha Vida.
ENDIVIDAMENTO DOS MUNICÍPIOS
A segunda medida provisória aumentou o teto de endividamento dos municípios da Copa-2014. Cidades-sede da competição que têm dívida total acima da RLR (Receita Líquida Real) poderão contrair empréstimos para obras ligadas à Copa do Mundo de 2014 e aos jogos olímpicos de 2016.
Atualmente, municípios com dívida acima da RLR anual não podem realizar novos débitos para obras de infraestrutura. As operações de crédito dos municípios, entretanto, deverão receber autorização prévia do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Folha.com – Em cima da hora – Principal

Dilma recebe ministro dos Transportes na Granja do Torto

24/11/2010 19:10
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA
A presidente eleita, Dilma Rousseff, recebe na tarde desta quarta-feira o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na Granja do Torto – residência oficial da Presidência.
Segundo interlocutores, Dilma discute com o ministro o trem-bala que ligará Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro. Também participa do encontro a futuro ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
Também está na residência o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que é amigo pessoal de Dilma.
A presidente eleita almoçou hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Antonio Palocci, uns dos coordenadores da transição, cotado para a Casa Civil. O encontro durou mais de duas horas.
TREM-BALA
Hoje, o embaixador da França no Brasil Yves Saint-Geours enviou carta aos ministros dos Transportes comunicando oficialmente que as empresas de seu país estão fora da disputa pelo trem-bala caso o leilão aconteça na próxima segunda-feira (29).
No texto, o embaixador lembra do interesse do país em participar do projeto, manifestado durante a visita do ministro à França e também em contatos no Brasil.
Mas informa que após análises exaustivas das equipes francesas sobre o projeto, a conclusão foi que não haveria condições devido aos prazos apresentados de entregar uma proposta “à altura da reputação francesa na área de ferrovia de alta velocidade”.
O embaixador lamenta que a desta vez os franceses não possam fazer a transferência de tecnologia com o Brasil, como já vem acontecendo em outras áreas. E informa que se as condições de apresentação de proposta mudarem, as empresas francesas poderão voltar a estudar o projeto.
Além da França, a embaixada espanhola também enviou carta ao ministro pedindo adiamento do prazo de entrega de propostas do leilão.

G1

Manifestantes são contidos ao tentar alcançar rampa do Planalto

24/11/2010 18:50
Uma manifestação de servidores do Judiciário por reajuste salarial provocou tumulto em frente ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira (24). Em greve em sete estados, a categoria fez uma mobilização na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para pressionar o governo pelo aumento de 56% e revisão do plano de carreira.
Pouco antes das 17h, os manifestantes começaram a ultrapassar as grades de isolamento para tentar chegar à rampa do Palácio do Planalto. Os seguranças da Presidência tiveram de empurrar os manifestantes para fazer com que eles retornassem à Praça dos Três Poderes.
?Estamos aqui para cobrar o compromisso que o presidente Lula assumiu com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, de negociar o reajuste da categoria. Estamos sem aumento desde 2006?, afirmou Dênis Lopes, dirigente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Fenajufe).
Em julho, o presidente Lula assumiu o compromisso com Peluso de retomar as negociações sobre o aumento dos servidores do Judiciário após as eleições, para ouvir a opinião do próximo governo.
A diretoria do Supremo afirma que o objetivo do reajuste nesse patamar é evitar a evasão de profissionais para outras carreiras com melhores salários. Dados apresentados pelo STF mostram que o salário final de um analista judiciário (R$ 10.436,11) é o menor entre carreiras semelhantes de outros poderes, como do analista legislativo do Senado, em que a remuneração final chega a R$ 23.721.

UOL Últimas Notícias

Mantega, Tombini e Belchior são indicados para equipe econômica

24/11/2010 18:10
BBC Brasil
Dilma disse esperar a continuidade da política econômica do governo Lula.
A equipe de transição da presidente eleita, Dilma Rousseff, confirmou nesta quarta-feira os nomes de Alexandre Tombini para a presidência do Banco Central (BC) e de Miriam Belchior para o Ministério do Planejamento, além da permanência de Guido Mantega à frente da Fazenda.
Os três deram entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, em que Mantega anunciou que 2011 será um ano de “contenção de gastos” e aumento da poupança pública, e que o governo – com “esforço conjunto dos três Poderes” – deve recuar para abrir espaço ao setor privado.
Em referência à chamada guerra cambial, Mantega afirmou que não permitirá “que a manipulação do câmbio (em outros países) prejudique o real”.
Tombini comentou o sistema de metas da inflação, dizendo que “as regras do jogo já estão definidas e que o regime (em vigor) vem funcionando como guia”.
Eles disse ainda que o BC terá “autonomia operacional total” e que o órgão tem de “continuar contribuindo para o protagonismo do Brasil” no exterior.
Belchior citou como prioridades de sua pasta a “melhoria na qualidade dos gastos públicos e na gestão pública”, alegando que “é possível fazer mais com menos”. Também prometeu “foco na melhoria do atendimento ao cidadão” nos órgãos federais.
Atualmente, Tombini é diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC. Já Belchior ocupa o cargo de subchefe da Casa Civil e de secretária-executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo nota divulgada pela equipe de transição, Dilma espera que a sua equipe econômica assegure “a continuidade da bem-sucedida política econômica do governo Lula – baseada no regime de metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal – e promova os avanços que levarão o Brasil a vencer a pobreza e alcançar o patamar de nação plenamente desenvolvida”.
Meirelles O atual presidente do BC, Henrique Meirelles, havia confirmado mais cedo que deixará o cargo depois da posse de Dilma.
Meirelles deu a informação em Brasília, antes de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que trata das perdas no Banco Panamericano.
“Eu acredito que um profissional deve iniciar e concluir a sua missão na hora certa”, disse Meirelles no Senado. “Considerando o bom momento em que está o Brasil, é o momento adequado para encerrar a missão.” Meirelles disse ainda que “regras de boa prática de governança” aconselham que um presidente do Banco Central não fique mais que dois mandatos na sua função.
Tombini Alexandre Antonio Tombini nasceu em 9 de dezembro de 1963 em Porto Alegre (RS). Formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), fez doutorado na Universidade de Illinois (Estados Unidos).
Antes do atual cargo, Tombini assumiu outras duas diretorias no BC: de Assuntos Internacionais, entre abril e junho de 2006, e de Estudos Especiais, entre junho de 2005 e abril de 2006.
Ele também foi assessor sênior na representação do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), entre 2001 e 2005, tendo participado de negociações dos programas brasileiros no órgão.
Em seu currículo, constam ainda passagens pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1992-1995) e pela Câmara de Comércio Exterior (1995-1998).
Belchior Na primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, Miriam Belchior integrou a equipe de transição. No primeiro mandato do presidente, ela participou da integração dos programas sociais que levaram à criação do Bolsa Família.
Em 2003, ela foi chamada pelo então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, para integrar sua equipe. Depois que Dilma assumiu a pasta, Belchior ocupou a função de subchefe de Avaliação e Monitoramento.
Belchior acabou sendo responsável pela implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela também participou da seleção de projetos que entrarão no PAC 2.
A futura ministra foi cotada para substituir tanto Dilma quanto Erenice Guerra, que deixou a Casa Civil em setembro, depois de ser alvo de denúncias sobre um esquema de lobby dentro do Palácio do Planalto.
Belchior foi casada com o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002. Na época de sua morte, ambos já estavam separados.

UOL Últimas Notícias

Dilma recebe ministro dos Transportes na Granja do Torto

24/11/2010 18:10
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA
A presidente eleita, Dilma Rousseff, recebe na tarde desta quarta-feira o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na Granja do Torto – residência oficial da Presidência.
Segundo interlocutores, Dilma discute com o ministro o trem-bala que ligará Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro. Também participa do encontro a futuro ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
Também está na residência o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que é amigo pessoal de Dilma.
A presidente eleita almoçou hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Antonio Palocci, uns dos coordenadores da transição, cotado para a Casa Civil. O encontro durou mais de duas horas.
TREM-BALA
Hoje, o embaixador da França no Brasil Yves Saint-Geours enviou carta aos ministros dos Transportes comunicando oficialmente que as empresas de seu país estão fora da disputa pelo trem-bala caso o leilão aconteça na próxima segunda-feira (29).
No texto, o embaixador lembra do interesse do país em participar do projeto, manifestado durante a visita do ministro à França e também em contatos no Brasil.
Mas informa que após análises exaustivas das equipes francesas sobre o projeto, a conclusão foi que não haveria condições devido aos prazos apresentados de entregar uma proposta “à altura da reputação francesa na área de ferrovia de alta velocidade”.
O embaixador lamenta que a desta vez os franceses não possam fazer a transferência de tecnologia com o Brasil, como já vem acontecendo em outras áreas. E informa que se as condições de apresentação de proposta mudarem, as empresas francesas poderão voltar a estudar o projeto.
Além da França, a embaixada espanhola também enviou carta ao ministro pedindo adiamento do prazo de entrega de propostas do leilão.

G1

Tombini diz que sua tarefa no BC será perseguir meta de inflação

24/11/2010 18:05
Do G1, em Brasília
O futuro presidente do Banco Central, que teve o nome confirmado nesta quarta-feira (24), Alexandre Tombini, afirmou que sua missão à frente do Banco Central é perseguir a meta de inflação. ?Eu tive longas e muito boas conversas com a presidente eleita Dilma Rousseff e ela disse que o Banco Central sob a minha liderança deve continuar perseguindo a meta de inflação?, disse.
Alexandre Tombini afirmou que a presidente eleita Dilma Rousseff lhe assegurou autonomia operacional total na definição da taxa básica de juros para atingir as metas de inflação pré-determinadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta de inflação para 2011 e 2012 é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
“Tive longas conversas com Dilma Rousseff e ela me disse que, nesse regime, não há meia autonomia. É autonomia operacional total”, afirmou. ?Eu gostaria de agradecer a confiança da presidente eleita. Convivemos ao longo de cinco anos (…) Meu compromisso com o Brasil e com a presidente é fazer o uso hábil e apropriado para atingir os objetivos do governo, da meta de inflação, e é isso que farei?, disse.
Tombini participou de apresentação da equipe econômica do futuro governo ao lado dos também anunciados ministros Guido Mantega, que permanece à frente do Ministério da Fazenda, e de Mirian Belchior, que vai assumir o Ministério do Planejamento em lugar de Paulo Bernardo.
O presidente indicado do Banco Central defendeu o sistema de metas de inflação, que ele ajudou a criar em 1999 durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, e Armínio Fraga no Banco Central. “Fui responsável pela construção do arcabouço do sistema de metas de inflação no Brasil, um dos pilares da estrutura de política macroeconômica do Brasil. Entendo que o sistema de metas de inflação é como um regime simplificado e de fácil entendimento para a sociedade”, declarou ele.
Tombini afirmou que “as regras do jogo estão definidas”, referindo-se ao sistema de metas, com a calibragem da taxa de juros para atingí-las. “Ele tem sido fundamental ao longo dos anos. Já foi testado sobre várias condições nesse período. Tivemos várias crises, entre elas a crise internacional de 2008 e 2009. E o regime tem funcionado para orientar as decisões de política econômica e assegurar o poder de compra da moeda”, afirmou.
Tombini ocupa atualmente a diretoria de Normas do Banco Central. Ele vai substituir o atual presidente do BC, Henrique Meirelles, que ocupa o cargo desde 2003, indicado ainda no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A apresentação dos ministros que integrarão o governo de Dilma Rousseff foi feita no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, e também contou com o deputado federal José Eduardo Cardozo, um dos coordenadores da equipe de transição.

UOL Últimas Notícias

Ordem para ataque no Rio pode ter saído do PR, diz juiz

24/11/2010 18:05
 
Curitiba – O juiz corregedor da Penitenciária Federal de Catanduvas, Nivaldo Brunoni, disse hoje que há “indícios” de que as ordens para as ações violentas dos últimos dias no Rio de Janeiro podem ter partido do presídio paranaense. No local estão detidos, entre outros, dois importantes líderes da facção Comando Vermelho: Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Marcos Antônio Pereira Firmino da Silva, o My Thor.
Segundo Brunoni, no dia 15 de outubro, a mulher de outro preso foi detida quando tentava entrar no presídio com duas cartas em que traficantes do Rio pediam, em uma, autorização para “receber a bala” as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e, na outra, para agir em represália a um integrante do grupo AfroReggae, que organiza atividades socioculturais em favelas com o objetivo de retirar ou evitar que jovens se envolvam com o narcotráfico. “As cartas não chegaram porque a mulher foi detida na revista”, disse o corregedor.
No entanto, Brunoni acentuou que, por mais que haja revistas ou que as conversas entre presos e advogados sejam gravadas, “sempre tem uma brecha, uma possibilidade de comando”. Conforme ele, as visitas a detidos do Rio, a partir de agora, passarão a ser feitas preventivamente no parlatório, onde poderão ser gravadas. “É o máximo que se pode fazer.”
No entanto, ainda restará a possibilidade de ordens serem passadas nos encontros íntimos, sobre os quais não pode haver qualquer vigilância, inclusive se os presos estiverem enquadrados no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), o mais rigoroso. “Nós não temos notícia de que as ordens saíram de lá, a inteligência do presídio não detectou nada, mas também não podemos dizer que não saiu de lá”, afirmou. “Em razão dessas cartas, há indícios de que podem ter partido de lá.”
Brunoni disse que para ele também é uma surpresa que ordens como essa possam sair de dentro de penitenciárias consideradas de segurança máxima. “É impressionante como não se quebra o vínculo”, acentuou. Já houve, inclusive, situações de flagrante de advogados que agiam como mensageiros.
Brunoni será o responsável por analisar o pedido de transferência de oito presos para Catanduvas, que deve ser feito pela Justiça Estadual do Rio de Janeiro. “Quem decide é a Justiça Federal”, destacou.
Transferência
Ele disse ainda que Marcinho VP deve ser transferido para a Penitenciária Federal de Porto Velho (RO). “É uma coincidência, mas já estávamos analisando isso, agora vai só acelerar.” Segundo ele, é “salutar” que haja um rodízio e o preso não permaneça mais de dois anos em cada penitenciária. Alguns detentos do Rio e do Espírito Santo já estão há quatro anos no Paraná.
O juiz corregedor também confirmou que o diretor da Penitenciária de Catanduvas, delegado da Polícia Federal (PF) Fabiano Bordignon, está deixando o cargo após quase dois anos no posto. Segundo ele, a saída não tem nenhuma relação com as possíveis ordens de violência partidas do presídio, mas é uma vontade do próprio delegado.
Além disso, há uma prática de que os diretores ficam geralmente por dois anos, como medida de segurança. “Para nós é uma pena que ele esteja saindo, porque fez uma administração fantástica, com competência, dinamismo e bastante rígida”, disse Brunoni. Bordignon não foi encontrado pela reportagem.

O GLOBO – País

Alencar sofre nova obstrução no intestino

24/11/2010 17:55
Valor Online
SÃO PAULO – Um quadro de suboclusão intestinal mais uma vez foi motivo da internação, ontem à noite, do vice-presidente da República, José Alencar, no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.
Na semana passada, o vice recebeu alta do hospital, onde estava internado desde o dia 25 de outubro com o mesmo problema de obstrução no intestino.
De acordo com boletim médico divulgado há pouco, Alencar está recebendo tratamento clínico e seu quadro é estável. O vice luta há mais de 12 anos contra um câncer na região do abdômen e já passou por 15 cirurgias. Na sua última internação, ele chegou a sofrer um enfarte agudo do miocárdio.
(Fernando Taquari | Valor)

G1

‘É possível fazer mais com menos’, afirma Miriam Belchior

24/11/2010 17:50
Do G1, em Brasília
A futura ministra do Planejamento, Mirian Belchior, afirmou nesta quarta-feira (24), após a confirmação de seu nome para integrar o governo da presidente Dilma Rousseff, que sua gestão vai priorizar a melhoria dos gastos públicos.
?É possível fazer mais com menos e é isso que nós vamos perseguir nos próximos quatro anos, no governo da presidente Dilma?, afirmou, em entrevista coletiva na tarde desta quarta em Brasília.
Ela fez a manifestação ao lado dos outros dois ministros indicados por Dilma nesta quarta (Guido Mantega, da Fazenda, e Alexandre Tombini, presidente do Banco Central) e do deputado federal José Eduardo Cardozo, um dos coordenadores da campanha da presidente eleita.
Segundo Miriam Belchior, o governo vai usar os recursos disponíveis nas prioridades apontadas pela presidente eleita no dia em que venceu as eleições.
Ela citou os investimentos para o combate à miséria, em educação e saúde de qualidade, segurança e combate às drogas e em infraestrutura, como meio de garantir o crescimento econômico do país.
?O que nos move é a convicção de que planejamento efetivo e boa capacidade gerencial é capaz de nos levar a responder aos desafios realidade nacional?, disse.
?Queremos seguir a modernização da administração pública federal, para que ela se torne mais eficiente, mas focada em resultado e para o cidadão, para prestar serviço ao cidadão?, declarou.

O GLOBO – País

Miriam se compromete em focar na qualidade do gasto público

24/11/2010 17:50
Valor Online
BRASÍLIA – A futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, se comprometeu hoje em aprimorar nos próximos quatro anos a qualidade do gasto público. A declaração foi dada em sua primeira entrevista após a indicação ao cargo feito pela presidente eleita Dilma Roussef.
“O planejamento efetivo do governo e sua capacidade de gerenciamento nos tornará capaz de responder aos desafios que temos para os próximos quatro anos”, afirmou Miriam, que atualmente coordena a execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Miriam ressaltou que pretende reavaliar os gastos de custeio para “potencializar” a sua utilização. “É preciso reavaliar os contratos mais importantes do governo para cada vez mais poder fazer mais (ações) com menos (gasto)”, afirmou. Ela informou que, ao comandar a pasta do Planejamento, estará atenta às metas fiscais estipuladas pelo Ministério da Fazenda.
Em geral, Miriam afirmou que pretende seguir a mesma linha de prioridade nas áreas sociais, assim como foi anunciando pela presidente eleita Dilma Roussef ao se comprometer com a erradicação da miséria e a busca por igualdade social. Outra questão ressaltada como importante pela futura ministra é o estímulo ao aumento de investimentos privados com ações de governo semelhantes àquelas adotadas no PAC.
Para ampliar a eficiência dos gastos públicos, Miriam afirmou ainda que pretende aperfeiçoar os sistemas de licitação aproveitando os avanços do modelo de licitação do governo Lula. “Saímos de 17% e agora temos 80% das compras do governo federal feitas por meio eletrônico. Isso significa maior transparência e economia de recursos”.
(Rafael Bitencourt | Valor)

G1

Mantega diz que crescimento e emprego são ‘prioridade máxima’

24/11/2010 17:40
Do G1, em Brasília
No primeiro pronunciamento após a confirmação de que vai permanecer à frente do Ministério da Fazenda no governo Dilma Rousseff, o ministro Guido Mantega afirmou nesta quarta-feira (24) que a ?prioridade máxima? da nova gestão na pasta é expandir o crescimento da economia e a geração de emprego.
?A meta é manter e superar a média de crescimento do país nos últimos quatro anos, que foi de 5%. Mas queremos um crescimento de qualidade, um crescimento aumentando os investimentos e fortalecendo o mercado interno, de modo a gerar milhões de novos empregos?, afirmou. ?Essa é a prioridade máxima da política econômica.?
Mantega fez a manifestação ao lado dos outros dois ministros indicados por Dilma nesta quarta (Miriam Belchior, do Planejamento, e Alexandre Tombini, presidente do Banco Central) e do deputado federal José Eduardo Cardozo, um dos coordenadores da campanha da presidente eleita.
Redução de gastos
Segundo ele, 2011 será um ano de consolidação fiscal com redução de despesas de custeios para aumentar a poupança pública. “O BNDES receberá menos recursos do Tesouro, e com isso, estamos abrindo espaço para que o setor privado possa fazer empréstimos de longo prazo”.
Ele confirmou que a política de metas de inflação, que são buscadas pelo Banco Central por meio, principalmente, da fixação da taxa básica de juros, está mantida. Segundo ele, o novo presidente da autoridade monetária, que vai assumir também em 2011, Alexandre Tombini, tem autonomia operacional para determinar o nível da taxa básica de juros, atualmente em 10,75% ao ano.
“Agora que a economia superou a crise, é o momento de reduzirmos os gastos do governo, realizando um novo movimento anti-cíclico. Como está crescendo fortemente, temos de reduzir os gastos, para abrir mais espaço de demanda para o setor privado. Queremos a consolidação fiscal com contenção de despesas para aumentar poupança publica e investimentos”, declarou ele.
Mantega disse ainda que a equipe econômica terá por objetivo reduzir a relação dívida líquida do setor público, atualmente em 41% do PIB, para 30% do PIB até 2014. Isso se dará, segundo ele, por meio da manutenção dos chamados “superávits primários”, ou seja, a economia feita para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda.

O GLOBO – País

STF permite que Receita quebre sigilo bancário sem autorização da Justiça

24/11/2010 17:20
Catarina Alencastro
BRASÍLIA – Por seis votos a quatro o Supremo Tribunal Federal decidiu que a Receita Federal pode ter acesso direto a dados financeiros sigilosos de pessoas físicas sem autorização prévia do Poder Judiciário. Vencidos ficaram os ministros Marco Aurélio Melo, Celso de Mello, Cezar Peluso e Ricardo Lewandowski.
Celso de Mello, autor do voto mais longo, alegou que caberia somente ao Judiciário ordenar acesso a dados sigilosos, e que tal fato deveria ser excepcional.
- A decretação da quebra do sigilo mesmo pelo Poder Judiciário não pode converter-se em um instrumento de indiscriminada devassa à vida financeira das pessoas – argumentou.

G1

TJ autoriza transferência de 8 presos do Rio para presídio no Paraná

24/11/2010 17:10
Do G1 RJ
A Justiça do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (24) que autorizou a transferência de oito presos do Rio de Janeiro para o presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. A transferência já havia sido aceita na noite de terça-feira (23), mas somente nesta quarta foi indicado para qual local esses presos iriam.
Para que a transferência seja efetivada, é preciso que a Justiça Federal do Paraná autorize a ida dos presos. O G1 consultou a Justiça Federal no estado, que informou que o pedido está sob análise.
A solicitação foi feita na terça pelo governo do Rio, de acordo com o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame. O secretário informou ainda que o número de pedidos de transferências pode chegar a 13.
Conforme Beltrame, esses detentos seriam chefes de facções criminosas importantes e precisam ser afastados do Rio de Janeiro. Eles podem estar envolvidos nos ataques às bases policiais e aos veículos incendiados no Rio desde domingo (21).
Há informações de que dois traficantes do Rio de Janeiro, que já estão presos em Catanduvas, podem ser transferidos para Porto Velho, em Rondônia, mas ainda não há confirmação por parte do MInistério da Justiça.
Balanço
Chega a pelo menos a 12 o número de mortos em operações da Polícia Militar no Rio e na Baixada Fluminense em razão dos ataques. As informações foram divulgadas nesta quarta no último balanço oficial que a Polícia Militar, divulgado às 15h30.
Ainda segundo o balanço, 13 pessoas foram presas nas ações desta quarta e um policial militar ficou ferido. Nas ações, também foram apreendidas armas de diversos calibres e drogas.
Segundo informações do 4º BPM (São Cristóvão), um suspeito de tráfico foi baleado e morreu durante um tiroteio no Morro do Tuiti, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, nas comunidades de Guaxá e Jardim Floresta, ambas área do batalhão de Belford Roxo, oito pessoas foram mortas.
Na comunidade do Faz Quem Quer, área do batalhão de Rocha Miranda, outras três pessoas morreram.
Na Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, a Polícia Militar prendeu um homem de 23 anos, que portava duas bombas caseiras, uma granada e gasolina. O suspeito foi encaminhado para a 34° DP (Bangu). Nesta ação, uma moto roubada foi recuperada.

O GLOBO – País

Miriam Belchior fala em valorização do servidor público, mas com responsabilidade

24/11/2010 16:55
O Globo
BRASÍLIA – Na sua fala inicial no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) – sede do governo de transição – a nova ministra do Planejamento, Miriam Belchior, fez o discurso da responsabilidade fiscal e contenção de gastos, pregado antes pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. E deu também um recado claro aos servidores públicos que ainda pleiteiam novos reajustes:
- Vamos continuar trabalhando pela valorização do servidor público, de forma responsável e dentro de nossos limites para alavancarmos nosso modelo de administração pública baseado na transparência e na meritocracia.

O GLOBO – País

Mantega: governo Dilma vai reduzir a dívida pública

24/11/2010 16:50
Reuters/Brasil Online
BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda Guido Mantega disse que o governo de Dilma Rousseff reduzirá gastos públicos e reafirmou nesta quarta-feira o compromisso de manter altas taxas de crescimento com a inflação controlada.
“Quero afirmar o meu compromisso de consolidar o desenvolvimento econômico mantendo altas taxas de crescimento e contínua melhoria da condições de vida da população brasileira… com solidez fiscal e estabilidade monetária”, afirmou, no primeiro discurso após ser oficializado o convite para que ele permaneça no cargo no governo da presidente eleita.
Segundo Mantega, para ser sustentado, o crescimento econômico deve ser apoiado na solidez fiscal e no superávit primário para reduzir a dívida pública. Por isso, o objetivo é de que até 2014 a relação dívida/PIB caia para 30 por cento.
O ministro também mencionou o objetivo de criação de um grande volume de empregos, para diminuir as desigualdades sociais e combater a miséria.
(Reportagem de Carolina Marcello, Ana Nicolacci e Raymond Collit)

O GLOBO – País

Mantega diz que sua missão será “consolidar o crescimento”

24/11/2010 16:50
Valor Online
BRASÍLIA – Ao anunciar ter aceitado o convite para permanecer no Ministério da Fazenda, o ministro Guido Mantega disse que recebeu da presidente eleita Dilma Rousseff a missão de “consolidar o crescimento” econômico, a taxas médias acima de 5%. “Um crescimento que não gere dívida pública, nem inflação, e que crie muitos empregos”, disse ele.
Mantega disse que vai manter o desenvolvimento do país com “contas públicas equilibradas e controle de inflação”. Disse ainda que pretende perseguir a meta de inflação já estabelecida para 2011 e 2012, com centro de 4,5%.
Ao lado dos convidados por Dilma para a presidência do Banco Central, Alexandre Tombini, e para o Ministério do Planejamento, a engenheira Miriam Belchior, Mantega teve seu nome confirmado, pela segunda vez no dia de hoje, para continuar na Fazenda, onde está desde 2006. A primeira confirmação saiu em nota divulgada pela assessoria de Dilma.
A segunda comunicação, em nome da presidente eleita, Dilma Rousseff, foi feita por José Eduardo Cardozo, da equipe de transição, um dos “três porquinhos” da campanha eleitoral, segundo denominação da própria Dilma.
Mantega reiterou que em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter crescimento real de 7,5%. “Recebi da presidente eleita a missão de manter o crescimento da economia, superando a média dos últimos anos. Isso dá uma média de 5% para os próximos anos,” afirmou.
No caso da dívida líquida do setor público, ele disse que deve cair dos atuais 41% para 30% do PIB até 2014.
“Não permitiremos que a concorrência desleal, nem a manipulação do câmbio, ameacem o real”, afirmou Mantega, mencionando as dificuldades que a guerra cambial gera para os países emergentes.
Mantega insistiu ainda na tecla do controle fiscal, afirmando que não terão lugar aumentos para o funcionalismo público e gastos excessivos de custeio, já que Dilma tem o objetivo de ampliar os investimentos públicos, em sua gestão que se inicia em janeiro de 2011.
(Azelma Rodrigues | Valor)