Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem novo presidente. É o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, sucessor do desembargador Luiz Zveiter na administração do Judiciário estadual no biênio 2011/2012. Ele tomou posse nesta sexta-feira, dia 4, defendendo a união entre os poderes da República para combater o crime, a corrupção e a injustiça.

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

Rio: Novo presidente do Tribunal de Justiça defende a união no combate ao crime e à injustiça

A sessão solene de posse foi realizada no plenário do TJ do Rio e contou com a presença do ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), do governador Sergio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi

Um milhão de mulheres foram às ruas pedir a renúncia de Berlusconi.Os últimos escândalos que envolvem Berlusconi são os alvos da insurreição das mulheres na Itália

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

A publicidade dos atos processuais é mais do que uma regra, é uma garantia importante para o cidadão, na medida em que permite o controle dos atos judiciais por qualquer indivíduo integrante da sociedade. Ela está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, dedicado às garantias individuais, e também tem previsão legal no Código de Processo Civil (CPC), nos artigos 144 e 444.

sábado, 16 de outubro de 2010

Em cenário estável, Dilma mantém vantagem sobre Serra, diz Datafolha

 

ALEC DUARTE
EDITOR-ADJUNTO DE PODER
A segunda pesquisa Datafolha no segundo turno da eleição presidencial apresenta um cenário de estabilidade. Dilma Rousseff (PT) tem 54% dos votos válidos (excluem brancos, nulos e indecisos), contra 46% de seu oponente, José Serra (PSDB).
Os dados são exatamente os mesmos registrados em levantamento realizado na semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A taxa de indecisos, porém, oscilou para cima e agora está em 8% (era 7% na pesquisa anterior). Os que pretendem anular o voto ou votar em branco, 4%, eram em número idêntico na semana anterior.
Na reta final da eleição, avaliação de Lula volta a subir e bate recorde, diz Datafolha
Vantagem de Agnelo Queiroz sobe para 18 pontos no DF, aponta Datafolha
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Em cenário de estabilidade, petista tem 54% dos votos válidos, contra 46% do tucano; a taxa de indecisos oscilou de 7% para 8%.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O governo cubano diz que a família de Orlando Zapata pode deixar o país



O governo cubano disse que a família do dissidente cubano Orlando Zapata, que morreu em fevereiro, na prisão e estava em greve de fome, foram autorizados a sair de Cuba.
O arcebispo de Havana, na quinta-feira informou a Reina Luisa Tamayo, a mãe de Zapata, a comunicação das autoridades que  permitem que sua família  deixe o país.
No entanto, esta disse que o resto de sua família poderia ir se quisesse, mas ela não vai até que tenha as cinzas de seu filho.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rio: Novos serventuários do Tribunal de Justiça iniciaram hoje estágio experimental

Novos serventuários assistem palestra sobre Direitos e Deveres dos servidores públicos


O diretor do DEDEP Luciano Alt ministra palestra para novos servidores

Começou hoje, dia 13, o estágio experimental de 117 novos funcionários do Tribunal de Justiça do Rio. O grupo, composto por técnicos e analistas judiciários das 1ª, 2ª, 4ª, 6ª, 9ª e 10ª Regiões, assistiu a uma palestra sobre Direitos e Deveres dos servidores públicos estaduais, ministrada pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DEDEP) Luciano Alt.
A palestra faz parte do Programa de Integração Funcional (PIF) da Escola de Administração Judiciária (ESAJ) do Tribunal, que tem duração de 30 dias e conta com aulas teóricas e práticas sobre a rotina dos servidores da Justiça estadual. Todos os novos funcionários do TJRJ, ao iniciarem o estágio experimental – que é uma das fases do concurso e que tem duração de seis meses – participam do PIF a fim de aprimorarem seus conhecimentos para o cargo que vão ocupar.
Em sua conversa com os novos serventuários, o diretor do DEDEP falou sobre as regras gerais dos seus direitos e deveres, como a legislação que rege os funcionários do TJRJ, estágio experimental, nomeação, estágio probatório, faltas, licenças, horário de trabalho, pontualidade, férias, promoção e progressão, entre outros assuntos relativos à vida funcional, que se encontram dentro do Regimento Interno do Tribunal.
Luciano também explicou que, ao final do estágio experimental, o chefe imediato do servidor elabora um relatório sobre sua atuação na serventia e, por isso, é importante que o estagiário cumpra rigorosamente seus deveres. “Relatório negativo leva a reprovação do candidato. Por isto é importante o empenho e a dedicação do novo funcionário”, destacou. (TJRJ).

BBC-Brasil: ‘Estive com Deus e diabo, e Deus ganhou’, diz mineiro resgatado

 
Presidente Sebastián Piñera saúda Florencio Ávalos, o 1º a ser resgatado

“Estive com Deus e com o diabo. Os dois brigaram e Deus venceu”. Assim o segundo mineiro a alcançar a superfície, Mário Sepúlveda, definiu os 69 dias que passou soterrado na mina de San José, no norte do Chile.
Os 33 homens começaram a ser retirados da mina nesta quarta-feira, pouco depois da meia-noite no horário local (mesmo horário de Brasília).
“É íncrível que a 700 metros de altura, e sem nos ver frente a frente, eles conseguiram nos recuperar. Nós fizemos um pouco de nossa parte, um pouco de loucura, esse coração de mineiro que temos, a experiência de trabalhador. Mas todo o resto se deve aos profissionais”, disse Sepúlveda.
“Estou muito feliz de estar aqui, nunca tive dúvidas sobre os profissionais que o Chile tem. Nunca duvidei disso. E em termos de fé, sempre tive fé no Criador.”
O primeiro dos mineiros a ver a superfície foi Florencio Ávalos, 31, que desembarcou da cápsula Fénix 2 após 16 minutos de trajeto.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando ele abraçou o filho de oito anos, Byron, e a esposa, Mónica.
Ávalos foi recebido sob as palmas dos colegas, parentes e jornalistas que acompanham a operação – também testemunhada pessoalmente pelo presidente chileno, Sebastián Piñera.
Leia mais na BBC-Brasil

Serra foi defensor de privatização da Vale, diz FHC em vídeo na web



No calor da disputa eleitoral, circula na internet uma entrevista em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirma que o hoje candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi um dos que mais lutaram pela privatização da Vale do Rio Doce.
O vídeo reproduz trecho da entrevista de FHC ao portal da revista “Veja”. Nela, ele admite que “tinha resistência psicológica” à venda da Vale, ocorrida em 1997. A entrevista foi exibida em novembro de 2009.
“O Serra foi um dos que mais lutaram a favor da privatização da Vale. Digo isso porque muita gente diz assim: ‘O Serra é estati…’ Mas não. Ele entendeu isso. Da Light também. O Serra”

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de literatura: Na política encontramos os piores ingredientes da condição humana



RETRATO – Le Figaro encontrou em setembro passado com o grande romancista e ensaísta, ex-candidato presidencial peruano e colunista.
“Você quer que façamos a turnê juntos?” Com uma hora antes da hora marcada da visita, o grande escritor peruano pegou-nos na entrada da grande exposição dedicada a ele, Um mês antes o Prêmio Nobel de literatura foi finalmente dado a ele. Ele não mudou desde a década de 1990: apenas os cabelos eles ficaram um pouco mais brancos, mas a elegância, continua a de sempre. Aos 74 anos, Mario Vargas Llosa é tão elegante como dizem. Andando pelos corredores cobertos com fotos dele em todas as idades inspirou este comentário: “Normalmente este tipo de homenagem tem lugar post mortem.
Em dois andares do prédio, além de fotos, documentos pessoais, cartas, cópias de livros, reproduções de capas de seus livros em diferentes línguas e até mesmo alguns de sua famosa coleção de hipopótamos informam o visitante sobre o homem e o artista. Vê a vida como um bem organizado caos divertido. Ele só tem uma certeza: a literatura é “a espinha dorsal, o centro nervoso” de sua existência. “Isso era óbvio que, mesmo inconscientemente, desde o início, após a descoberta da leitura.”
Criança, ele devora Hugo, Stendhal, Balzac e Flaubert
Foi em Cochabamba, na Bolívia, onde passou seus primeiros dez anos no “paraíso da infância.” Com apenas 5 anos ele aprendeu a ler. Novamente, ele contraiu uma forte dependência do livro assunto evidenciado por uma carta comovente dirigida ao menino Jesus na aproximação do Natal. E então no ninho e no status de uma criança mimada, ele passou a noite, para um mundo de insegurança e de autoritarismo simbolizado pelo aparecimento de um pai que ele julgava morto. Este homem que não era um intelectual viu uma visão sombria da literatura e da poesia. “Para ele, quem estava interessado só poderia ser um desviante. Esta oposição do meu pai foi um incentivo para perseverar na vocação literária. “Colégio Militar Leoncio Prado, em Lima, onde seu pai o tinha colocado de volta no pensamento da maneira certa, estará no coração de  A Cidade e os Cães, primeiro romance de Mario Vargas Llosa, publicado em 1961.
Para ficar na história:  mil exemplares do livro foram queimados em fogueira no pátio do colégio. O escritor ficou aborrecido. A história com o pai não encontrou nenhum final feliz. “Era impossível reconstruir um relacionamento.” Vargas Llosa depois soube através de  sua mãe que um dia o pai se mudou para New York e acabou descobrindo na Time Magazine, uma foto de seu filho  que tentara desestabilizar.
O jovem Mario leu  os autores franceses do século XIX, Hugo, Stendhal, Balzac, Flaubert. Muito naturalmente, ele se inscreveu em 1950, em um concurso organizado pela revista francesa e ganhou. Seu prêmio? Uma estadia de um mês em Paris. “Viver lá na década de 1960 era fácil e empolgante. Ele cruzou  com Sartre, Camus, Aron, Ionesco e Beckett.  foi um grande momento. “Em 1966, a França descobriu A Cidade e os Cães. Um ano depois, o romancista viaja para Caracas para receber o prémio Rómulo Gallegos.
Há 20 anos, ele perdeu a eleição presidencial contra Fujimori no Peru
Fascinado por Sartre, Vargas Llosa, aprovou a idéia de responsabilidade para o intelectual e adotou o slogan “escrever é agir” e “As palavras são atos”. Não ao ponto de se perder: “Eu sempre tive um espírito crítico que me salvou. Nunca devemos esquecer que a responsabilidade do escritor não garante a compreensão. “Citou diferenças sobre Sartre que repulsa ou a sua posição a favor da Revolução Cultural chinesa, que precipitou o seu rompimento com o filósofo. “Ele{Sartre} era extremamente inteligente, mas  contribuiu mais do que ninguém, para a confusão total na política contemporânea.”
Quando perguntado sobre sua experiência como político e seu fracasso na eleição presidencial contra Fujimori no Peru, há apenas 20 anos, Vargas Llosa, que sempre disse que a carreira política para ele tinha sido um “acidente,” diz: “Eu não lamento nada. Eu descobri a verdadeira realidade da política. Lá encontramos os piores ingredientes da condição humana.


Leia toda a entrevista no Le Figaro

Coréia: O filho mais velho do ditador Kim Jong-Il critica a sucessão

Meio-irmão do ditador , Kim Jong Nam, foi retirado do poder desde que tentou  ir à Disneylândia.

No processo de transição entre o ditador norte-coreano e seu filho mais novo, Kim Jong Nam opõe-se à transmissão hereditária do poder.
Um Cheiro de discórdia dentro da família do ditador norte-coreano: O filho mais velho de Kim Jong-Il disse que se opunha à transmissão hereditária de poder para seu irmão Júnior, em entrevista transmitida, terça-feira, pela TV japonesa Asahi.
“Pessoalmente, sou contra a herança (de poder) a uma terceira geração da família”, disse o coreano Kim Jong-Nam, que raramente fala.
“Mas eu acho que há algumas razões internas para isso. Se assim for, penso que devemos aceitá-lo. “
Filho de uma das amantes de Kim Jong-Il, Kim Jong-Nam é o meio-irmão de Kim Jong-A, o resultado de outros amores clandestinos. Há muito considerado o herdeiro do ditador atual, ele caiu em desgraça por  tentar visitar a Disneylândia em 2001 com um passaporte falso. Agora, Kim Jong Nam, que estudou na Suíça como seu irmão mais novo reside, principalmente, em Macau e muitas vezes viaja para a China e Europa.

Começa o resgate dos 33 mineiros presos em mina no Chile

Os socorristas e a cápsula que será utilizada para resgatar os mineiros presos a 700 metros abaixo do solo.

Tudo está pronto.  O guindaste, o carro, o hospital de campo e as equipes de resgate … De acordo com muitos engenheiros e médicos encarregados das operações de socorro, a recuperação deve começar , hoje , terça-feira.

Súmulas anotadas: nova ferramenta de consulta à jurisprudência do STJ

Ministro Ari Pargendler





O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem mais de 400 súmulas. Muitos usuários do site do Tribunal buscam, diariamente, informações sobre a aplicação destas súmulas nas suas ações e recursos em discussão em todos os níveis da Justiça brasileira. Para facilitar a tarefa, a partir do dia 20 de outubro, os usuários encontrarão novidades criadas pela Secretaria de Jurisprudência. Uma delas é a ferramenta que apresenta aos operadores de direito e aos interessados no assunto, de forma clara, o entendimento à aplicação dada pelos ministros às súmulas do STJ. As súmulas são o entendimento adotado pelo Tribunal a respeito de determinado assunto. Uma vez verificada a repetição dos julgados com a mesma posição, a súmula é redigida e aprovada pelos ministros. Com o entendimento pacificado, as demais instâncias são orientadas a julgar situações idênticas da mesma forma, o que evita a chegada deles ao STJ.
Para a formulação de súmulas, o Tribunal toma como base os acórdãos, ou seja, precedentes fundamentados em mesmo tema. Com a nova ferramenta “Súmulas anotadas”, o usuário terá acesso a esses acórdãos, à interpretação e à aplicação das súmulas. Assim que uma nova súmula for publicada, os acórdãos relacionados a ela poderão ser encontrados na ferramenta. O usuário pode fazer as consultas na parte destinada à jurisprudência no site do Tribunal.
Aguarde. Novas ferramentas de consulta à jurisprudência vêm por aí.

Tu dix: Frei Beto mostra uma radiografia da alma de Dilma Rousseff


Tu dix?

11 de outubro de 2010
Dilma e a fé cristã
Frei Betto – Escritor, autor de “Um homem chamado Jesus” (Rocco), entre outros
livros – www.freibetto.org twitter:@freibetto

Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte. Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência.
Anos depois, Dilma e eu nos encontramos no Presídio Tiradentes, em São Paulo. Ela na ala feminina, eu na masculina, com a vantagem de, como frade, obter permissão para, aos domingos, monitorar celebração litúrgica na Torre, como era conhecido o espaço que abrigava as presas políticas.
Aluna de colégio religioso na juventude, dirigido pelas freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava ativamente de orações e comentários do Evangelho. Nada tinha de “marxista ateia”. Aliás, raros os presos políticos que professavam convictamente o ateísmo. Nossos torturadores, sim, o faziam escancaradamente ao profanarem, com toda violência, os templos vivos de Deus: suas vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.
Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula.
De nossa amizade posso assegurar que não passa de campanha difamatória – diria mesmo, terrorista – acusar Dilma Rousseff de “abortista” ou contrária aos princípios evangélicos. Se um ou outro bispo critica Dilma, há que lembrar que, por ser bispo, nenhum homem é santo.
Poucos bispos na América Latina apoiaram ditaduras militares, absolveram torturadores, celebraram missa na capela de Pinochet… Bispos também mentem e, por isso, devem, como todo cristão, orar diariamente “perdoai as nossas ofensas…”
Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica. Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que “a árvore se conhece pelos frutos”, como acentua o Evangelho. É na coerência de suas ações, na ética de seus procedimentos políticos, na dedicação ao povo brasileiro, que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.
Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: que, se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria sítios e fazendas produtivos; implantaria o socialismo por decreto…
Passados quase oito anos, o que vemos? Vemos um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.
Nas breves semanas que nos separam hoje do segundo turno, forças de oposição ao governo Lula haverão de fazer eco a todo tipo de boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em toda a trajetória de Dilma, em tudo que ela realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.
Certa vez, relata o evangelista Mateus, indagaram de Jesus quem haveria de se salvar. Para surpresa dos que o interrogaram, ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem disse que seriam aqueles que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem disse que seriam aqueles que se julgam donos da doutrina cristã e se arvoram em juízes de seus semelhantes.
A resposta de Jesus surpreendeu-os: “Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; nu e me vestistes; oprimido, e me libertastes…” (Mateus 25, 31-46)
Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos uma vida digna e feliz.
Isso o governo Lula tem feito, segundo opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.
(Retirado do Blog de Cacau Menezes na RBS)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bolívia: governo recua na lei da coca



O governo boliviano disse que revogou uma lei sobre a produção de coca, que entre outras coisas, reduzia em dois terços a quantidade de folhas de coca que cada agricultor poderia vender.
Desde segunda-feira cedo, os produtores de folhas de coca ter fecharam a estrada entre a capital La Paz e a região Amazônica, exigindo a revogação da lei, que estava em vigor desde o mês passado e teve entre seus objetivos acabar com a venda de folhas de coca para os traficantes de drogas.
No entanto, os agricultores continuam a bloquear a estrada. Um dos líderes do protesto, Ramiro Sanchez, disse à BBC queainda oito pontos, na pendência de discussão com o governo, como a demanda para a construção de uma industrialização da folha da planta e pavimentação de várias estradas.
Não é a primeira vez queatrito entre os plantadores de coca, que tradicionalmente apoiam o governo do Movimento ao Socialismo (MAS) e Evo Morales, que foi um plantador de coca. Em maio, duas pessoas morreram quando a polícia foi enviada para parar o corte de uma rota pelos agricultores.

A alegria do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, ao ver seu tribunal como o mais rápido do país

                            





(Foto do CONJUR)

Na Band, Dilma ganhou o debate sendo firme e respondendo com a verdade


O resultado do primeiro debate televisivo, na TV Bandeirantes, entre os candidatos à Presidência da República, pode ser visto no semblante dos aliados de José Serra e de Dilma Rousseff. Do lado dos tucanos, cabeças baixas e rostos preocupados. Pelo lado da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, o estusiasmo era claro.
Ao final do debate, os aliados de Dilma expressaram o ambiente dentro do auditório. “Ela [Dilma] fez o confronto adequado, porque eram tantas as acusações infundadas em relação a nossa chapa e ela respondeu com muito vigor. Essa resposta vigorosa que ela deu vai mobilizar toda militância do país para chegarmos ao fim do segundo turno com sucesso”, avaliou o candidato a vice-presidente Michel Temer.
Para o senador reeleito Delcídio Amaral (PT-MS), a candidata “deu um show de bola” e caminha para a vitória. “Foi o melhor debate da Dilma, sem dúvida. Muito firme, clara, concisa, foi para cima. Ela criou efetivamente as situações que nós esperávamos para fazer confrontação de projetos com o Serra. E ela agiu de forma determinada e especialmente com relação a essa rede de intrigas que montaram com relação a ela”, comentou.
Durante o debate, Dilma ressaltou que Serra precisa parar de fazer acusação sem provas e o alertou que ele já está inclusive sendo processado por espalhar calúnias. “Você tem de ter cuidado para não ter mil caras, Serra, porque a última mentira e calúnia contra mim ocorreu no caso em que vocês diziam que a minha campanha tinha aberto sigilo [fiscal de adversários]. Hoje você é réu em crime de calúnia e difamação. Você está dando os primeiros passos na questão da ficha limpa”, disse Dilma.
Mil caras
Dilma também arrancou risadas da plateia e dos jornalistas no Debate da Band, quando disse que o Serra “não é o cara, mas tem mil caras”. Ele também provocou risos no mesmo público quando comentou que “não havia problemas graves de segurança em São Paulo”.
Para o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, não restou dúvida que Dilma saiu vitoriosa do debate. “O debate foi excelente porque ambos os candidatos desnudaram sua personalidade política e seus compromissos programáticos. Ficou clara a questão de quem é que tem políticas sociais, qual é a postura sobre as privatizações. E o que eu fiz no verão passado. Ou seja, o que a Dilma fez nos últimos oitos anos e o que o Serra fez. Isso ajuda o eleitor a se definir”, analisou.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, deu ainda mais motivos para a vitória da candidata. “Ela ganhou porque o debate permitiu que os dois candidatos entrassem naquilo que os diferenciavam. Pela primeira vez nessa campanha no segundo turno pudemos debater qual é o projeto da Dilma, tanto o balanço de comparação em relação ao governo que ela foi ministra, quanto também o balanço do governo em que o Serra foi ministro”, disse.
Diferenças de projetos
O coordenador do programa de governo da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Marco Aurélio Garcia, disse que Dilma soube delimitar os campos e os projetos no primeiro debate do primeiro turno e Serra ficou sem dar muitas respostas.
“Foi muito bom o desempenho da candidata Dilma Rousseff. Acho que cumpriu o que se espera de um debate de segundo turno. Demarcar claramente que há dois campos, evitar questões secundárias com as quais se pretendia embaralhar as cartas e chamar concretamente o candidato Serra a se definir”, afirmou.
Segundo Garcia, o candidatdo tucano “gosta de se apresentar tão seguro, muitas vezes tão arrogante, mas foi obrigado a sair um pouco da sua toca e dizer a que veio. E na maioria das vezes não disse”.

Rio: Tribunal de Justiça recebe convite para intercâmbio na Dinamarca

O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter, com as dinamarquesas Pernille Holm e Maria Petersen, e a modelo brasileira Gisele Guimarães (à direita).
O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter, recebeu na tarde do dia 6, em seu gabinete, a visita de duas dinamarquesas, a musicista Maria Petersen e a estilista Pernille Holm, e da modelo brasileira Gisele Guimarães. Elas vieram convidá-lo para participar do Projeto Canta Gente Boa, que levará um juiz e um egresso do sistema penitenciário, em janeiro de 2011, àquele país nórdico, para um intercâmbio sócio-cultural.
Segundo Maria Peterson, o projeto, que existe há cerca de quatro anos, trabalha a questão da reinserção social. “O preconceito no Brasil é mais econômico, na Dinamarca é religioso, muito em função da imigração. E os brasileiros sabem lidar melhor com o tema. Então, a idéia é trocar experiências para debelarmos esse problema que tem consequências bastante graves”,disse.
Na oportunidade, o presidente do TJRJ revelou que reconhece a importância de participar desse tipo de ação porque entende que a exclusão é um obstáculo à felicidade e a harmonia da sociedade.

Morre francês Maurice Allais, Prêmio Nobel de Economia em 1988


O francês Maurice Allais, prêmio Nobel de Economia em 1988, morreu aos 99 anos em sua casa nos arredores de Paris.
Allais, nascido em 1911 em Paris, recebeu o prestigioso prêmio por seus estudos da teoria de mercado e da utilização eficiente dos recursos.
O economista, o único vencedor francês do Prêmio Nobel de Economia, deixou para a posteridade uma obra composta por mais de cem títulos.

domingo, 10 de outubro de 2010

O Google está desenvolvendo “carros inteligentes”

Redação
BBC World
A próxima invenção do Google pode ser um carro que se auto-conduz..
A empresa informou que seus engenheiros têm testado “carros inteligentes” pelas ruas e rodovias da Califórnia.
Os carros usam câmeras de vídeo instaladas na capota, sensores de radar e um localizador de laser para “ver” o resto do tráfego, disse Sebastian Thrun engenheiro de software.
Embora durante  o ensaio os veículos  foram tripulados por um motorista treinado, pronto para assumir, se necessário, e também um especialista em software.
O Google espera que os carros reduzam o número de acidentes.
No blog oficial da empresa, Thrun, afirma que os carros de condução  automática foram testados, até o momento, cerca de 220.000 milhas.
Os automóveis Cruzaram a famosa ponte GoldenGate, em San Francisco, têm trafegado nas colinas da cidade e viajaram entre os escritórios do Google e Tahoe.
Os engenheiros disseram ao New York Times que em todas estas rotas havia tido apenas um pequeno incidente:  um dos carros foi batido na traseira por outro veículo que não conseguiu parar em um sinal vermelho.
Em seu blog no Google, Thrun, que também é professor de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica na Universidade de Stanford, insistiu  que a segurança é a “primeira prioridade” do projeto.
As rotas são pré-planejadas em um mapa feito por motoristas, e a polícia local tem conhecimento de todos os planos com antecedência, disse ele.
Thrun, também fez referência aos números da Organização Mundial da Saúde que mostram que mais de 1,2 milhão de pessoas morrem  a cada ano nas estradas e disse que esse número deve baixar com o novo invento.
“Acreditamos que esta tecnologia tem o potencial de reduzir esse número (de acidentes), talvez até a metade.”
“Embora este projeto esteja, ainda, em sua fase piloto, já oferece um vislumbre de como será o transporte no futuro, graças à informática avançada. E esse futuro é muito encorajador”, acrescentou.
Leia mais na BBC-Mundo

Google: fotografa o mundo


Google: fotografa o mundo

O Google decidiu expandir suas ruas no serviço de fotografia "Street View" e adicionar imagens de sítios arqueológicos.
E como você pode ver Pompéia, Reino Unido e, agora, sua equipe faz o retrato até do Fórum Romano.
Neste vídeo da BBC você vai ver como o Google faz essas fotos com nove câmeras, simultaneamente.

Votação é encerrada no Quirguistão, sem violência


As assembléias de voto encerraram neste domingo, no Quirguistão, nas primeiras eleições desde os confrontos étnicos ocorridos em junho, que mataram mais de 400 pessoas.
Nas eleições parlamentares 29 partidos políticos concorrem para 120 cadeiras.
A BBC informou que não foram relatadas violências e estimou que a taxa de participação é inferior a 50%.
Segundo pesquisas , o pró-Moscou Ar-Namys e o ex-primeiro-ministro Felix Kulov estão levando vantagem nos resultados.
Analistas acreditam que o principal partido na corrida é o liderado pelo governo provisório que tomou o poder em abril, após um levante contra o presidente Kurmanbek Bakiyev, que tem um grande número de simpatizantes no sul do país.

Campeão olímpico, Sammy Wanjiru, vence Maratona de Chicago


O Campeão olímpico da maratona, Sammy Wanjiru, do Quenia venceu a Maratona de Chicago neste domingo nos Estados Unidos.
O queniano conseguiu o título ao derrotar Tsegaye Kebede, da Etiópia que até o final lutava por uma Vitória.
Wanjiru, 23, ganhou com o tempo de  2 horas, 6 minutos, 24 segundos e 43 segundos. O recorde da vitória foi de 18 segundos sobre Kebede que reinou na Maratona de Londres.
O etíope Feyisa Aussi Lelis, 20 anos, que se tornou o mais jovem maratonista a quebrar a marca de 2:06:00, em abril do ano Passado em Roterdam ficou em terceiro com 02:08:10.
Entre as mulheres, Liliya Shobukhova defendeu a Rússia em Chicago , vencendo com o tempo de 2 horas, 20 minutos e 25 segundos.
O Terceiro lugar ficou com a Russa Maria Konovalova.

Polêmica sobre aborto cria divisão religiosa no país, diz Dilma

SÃO PAULO, 9 de outubro (Reuters) – A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou neste sábado que a polêmica em relação ao aborto, tema que se tornou o centro da campanha presidencial, cria uma divisão religiosa no país e responsabilizou a oposição pelo que chamou de “rede de boatos e intrigas” a seu respeito.

  “Eu acho que houve um processo nessa eleição que contraria tudo o que o Brasil conseguiu construir ao longo dos seus mais de 500 anos de vida. É o seguinte fato: nós somos um país que nunca teve conflito religioso,” disse Dilma a jornalistas após visitar um hospital especializado no atendimento a gestantes carentes em São Paulo.

“Querer criar contradição religiosa onde não tem é criar um clima de divisão no país,” disse ela.
Dilma tenta afastar polêmicas sobre sua posição em relação ao aborto, tema que acabou se tornando o centro da campanha presidencial na última semana.

“Eu acredito que tem uma deliberada tentativa de fazer com que a gente entre só nesta pauta (do aborto). Se continuar essa rede de boatos e de intrigas, só pode vir do meu adversário,” declarou, referindo-se ao candidato José Serra (PSDB).
(Por Hugo Bachega)

Leia a matéria toda na REUTERS-BR