domingo, 8 de junho de 2008

Noam Chomsky : McCain vai ganhar a eleição

Noam Chomsky, reconhecido linguista e ativista político norte-americano, prevê que os democratas vão obter maioria no Congresso sob a liderança de Barack Obama, mas que o republicano John McCain vai ganhar as presidenciais de Novembro próximo. São duas as razões que, na opinião de Chomsky, impedirão, com toda a probabilidade, que o candidato democrata seja proclamado o primeiro presidente negro da história dos EUA: o racismo que subsiste na sociedade norte-americana, sobretudo no Sul do país, e a falta de escrúpulos dos republicanos na hora de desqualificar os seus rivais.
"O Partido Republicano, que tem uma vertente realmente fascista, conta com uma formidável máquina de difamação e vilipêndio que que ainda não foi posta em marcha contra Obama, mas ques em dúvida será", disse Chomsky em declarações prestadas de Boston.

Chomsky recordou a campanha de 2004, que pôs em disputa o actual presidente George W. Bush e o democrata John Kerry, para apoiar a sua argumentação: "Um dos candidatos - disse referindo-se a Kerry - combateu no Vietname, numa das zonas mais difíceis sangrentas de la guerra. O outro -continuou em alusão a Bush- utilizou as suas ligações para escapar do serviço militar. Poi bem, a máquina difamatória republicana conseguiu inverter os termos e o herói de guerra acabou convertendo-se em traidor, enquanto que o que teve a ajuda do papá para livrar-se da guerra converteu-se num patriota americano".

O linguista classificou de "alarmantes" as sondagens que revelam que "uma alta percentagem de democratas afirma que não votariam num candidato negro".

Leia mais em A ESQUERDA-PORTUGAL

Powered by Zoundry Raven