terça-feira, 5 de agosto de 2008

Meirelles quer manter inflação em 4,5%, em 2009

Isabela Vieira


Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse hoje (5), no Rio, que o objetivo do Banco Central é trazer o índice de inflação - que já ultrapassa 6% no acumulado dos últimos 12 meses - para o centro da meta, estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%, em 2009. Por isso, ele defendeu a política monetária da instituição, que utiliza o regime de metas da inflação para conter a escalada de preços e equilibrar a oferta à demanda.


Segundo Meirelles, o regime de metas e o ajuste de juros são medidas "ordenadas" da política do Banco Central, em contraposição à regulação feita pela própria inflação, outra estratégia para adequar oferta e demanda, e que já foi utilizada por governos anteriores.


"Não existe a médio e longo prazo essa alternativa de tentarmos manter indefinidamente um desequilíbrio via aceitar inflações elevadas", afirmou. "A inflação é uma forma de ajuste, mas desorganizadora e problemática", disse Meirelles.


Ao participar do Seminário Grau de Investimento, no Rio, Meirelles também falou sobre o bom momento da economia brasileira marcado pela "previsibilidade". Segundo ele, isso torna o país mais atraente para investimentos externos.


Nossa opinião : temos que acreditar na meta para que ela possa se tornar um fato.