sábado, 2 de agosto de 2008

Pane nos radares : aviões que deveriam pousar em São Paulo foram desviados para Campinas

foto007-Campinas.jpg


Paula Laboissière


Repórter da Agência Brasil


São Paulo - Diversos vôos que seguiam para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, tiveram o destino alterado para o de Viracopos, em Campinas. Uma suposta pane no sistema de radares fez com que pelo menos oito aeronaves fossem desviadas e forçadas a pousar em Campinas a fim de reabastecer e aguardar em solo a autorização para pouso em São Paulo.


De acordo com informações passadas pela companhia aérea TAM, os radares e a comunicação ficaram fora do ar das 11h até pouco mais de 15h de hoje (2) e as aeronaves não tinham autorização para se aproximar dos aeroportos de São Paulo.


O Centro Brasília, órgão responsável pela transmissão de informações aos comandantes de vôo nega pane no sistema e indica apenas um problema técnico. A orientação para todas as aeronaves que sobrevoavam o espaço aéreo durante o período foi alternar pouso, ou seja, optar por outra rota.


As últimas informações passadas pela TAM e por funcionário do aeroporto de Guarulhos asseguram que já houve liberação para pouso e decolagens e que o sistema estaria operando normalmente. O movimento em Guarulhos, apesar do atraso, é tranqüilo, as aeronaves pousam e decolam normalmente.


Os passageiros que vão para o exterior e fazem conexão em São Paulo já estão com atraso de mais de três horas de viagem.