segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Exposição: “120 anos – Biblioteca do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na República”

O Tribunal de Justiça do Rio promove nesta terça-feira, dia 23, às 18h, a abertura da exposição “120 anos – Biblioteca do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na República”. A mostra apresentará painéis contando a história da biblioteca que hoje ocupa o térreo da Lâmina III do Complexo Judiciário fluminense.
A Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que celebra seus 120 anos, é um instrumento de compartilhamento do saber e de registro de memória. A biblioteca vivencia hoje um novo contexto de modernização, que prioriza o desenvolvimento, a expansão e as melhores práticas de informação na área jurídica.
O primeiro registro sobre a biblioteca do TJRJ na República consta do Decreto nº 1.030 de 14 de novembro de 1890, que trata da organização da Justiça do Distrito Federal, onde é citada como “Biblioteca da Corte de Apelação do Distrito Federal”. À época do Estado da Guanabara, a biblioteca funcionava no antigo prédio do Tribunal, na Rua Dom Manuel, nº 29. Em 1974, ocorreu a mudança para o décimo andar do prédio da Avenida Erasmo Braga, nº 115. O novo endereço passou a dispor de instalações com capacidade para armazenar até 50 mil volumes, além de proporcionar melhores condições de consulta, leitura e estudo.
No dia 8 de dezembro de 2006, sob a presidência do desembargador Sergio Cavalieri, a biblioteca passou a ocupar o térreo e o mezanino da lâmina III. O atual espaço possui salão para os magistrados, amplo salão de leitura, sala para consulta a Diários Oficiais e obras raras, salas multimídia e de estudo em grupo, além de espaço para o crescimento do acervo, atualmente com mais de 100 mil volumes.
A biblioteca conta com cerca de 1.400 títulos considerados raros, destacando-se: Ordenações Filipinas (ed. 1603), Corpus Iuris Civilis (ed. 1628), Ordenações Manuelinas (ed. 1797) e o menor livro do mundo. Dentre as publicações periódicas mais valiosas merecem registro a Coleção das Leis do Brasil, editada pela Imprensa Oficial a partir de 1808; O Direito, lançada em 1873 e dirigida por João José do Monte Júnior; Revista de Direito, publicada pela primeira vez em 1906 sob a direção de Bento de Faria; e Direito, fundada por Clóvis Bevilaqua em 1940.