domingo, 10 de outubro de 2010

O Google está desenvolvendo “carros inteligentes”

Redação
BBC World
A próxima invenção do Google pode ser um carro que se auto-conduz..
A empresa informou que seus engenheiros têm testado “carros inteligentes” pelas ruas e rodovias da Califórnia.
Os carros usam câmeras de vídeo instaladas na capota, sensores de radar e um localizador de laser para “ver” o resto do tráfego, disse Sebastian Thrun engenheiro de software.
Embora durante  o ensaio os veículos  foram tripulados por um motorista treinado, pronto para assumir, se necessário, e também um especialista em software.
O Google espera que os carros reduzam o número de acidentes.
No blog oficial da empresa, Thrun, afirma que os carros de condução  automática foram testados, até o momento, cerca de 220.000 milhas.
Os automóveis Cruzaram a famosa ponte GoldenGate, em San Francisco, têm trafegado nas colinas da cidade e viajaram entre os escritórios do Google e Tahoe.
Os engenheiros disseram ao New York Times que em todas estas rotas havia tido apenas um pequeno incidente:  um dos carros foi batido na traseira por outro veículo que não conseguiu parar em um sinal vermelho.
Em seu blog no Google, Thrun, que também é professor de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica na Universidade de Stanford, insistiu  que a segurança é a “primeira prioridade” do projeto.
As rotas são pré-planejadas em um mapa feito por motoristas, e a polícia local tem conhecimento de todos os planos com antecedência, disse ele.
Thrun, também fez referência aos números da Organização Mundial da Saúde que mostram que mais de 1,2 milhão de pessoas morrem  a cada ano nas estradas e disse que esse número deve baixar com o novo invento.
“Acreditamos que esta tecnologia tem o potencial de reduzir esse número (de acidentes), talvez até a metade.”
“Embora este projeto esteja, ainda, em sua fase piloto, já oferece um vislumbre de como será o transporte no futuro, graças à informática avançada. E esse futuro é muito encorajador”, acrescentou.
Leia mais na BBC-Mundo