segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bolívia: governo recua na lei da coca



O governo boliviano disse que revogou uma lei sobre a produção de coca, que entre outras coisas, reduzia em dois terços a quantidade de folhas de coca que cada agricultor poderia vender.
Desde segunda-feira cedo, os produtores de folhas de coca ter fecharam a estrada entre a capital La Paz e a região Amazônica, exigindo a revogação da lei, que estava em vigor desde o mês passado e teve entre seus objetivos acabar com a venda de folhas de coca para os traficantes de drogas.
No entanto, os agricultores continuam a bloquear a estrada. Um dos líderes do protesto, Ramiro Sanchez, disse à BBC queainda oito pontos, na pendência de discussão com o governo, como a demanda para a construção de uma industrialização da folha da planta e pavimentação de várias estradas.
Não é a primeira vez queatrito entre os plantadores de coca, que tradicionalmente apoiam o governo do Movimento ao Socialismo (MAS) e Evo Morales, que foi um plantador de coca. Em maio, duas pessoas morreram quando a polícia foi enviada para parar o corte de uma rota pelos agricultores.