sexta-feira, 27 de junho de 2008

Um estranho em Goa : José Eduardo Agualusa

E por falar em literatura, o livro Um estranho em Goa, do talentoso escritor angolano José Eduardo Agualusa é formidável. Como conheço o autor que, também é um excelente jornalista, passo a palavra para Clara Ferreira Alves, editora de literatura do Jornal Expresso, diário português, que melhor apresenta o escritor :

José Eduardo Agualusa

"Fico agradecida aos livros que me levam de viagem. Está por inventar um modo mais prático de ir a outros lugares, com a suprema vantagem de, caso a paisagem e a viagem sejam um desapontamento, poder abandonar tudo em segundos. Basta fechar as páginas. (...) E Agualusa, por coincidência, é angolano e escreve num português perfeito. E, por coincidência, tem um nome adequado à limpidez da sua escrita. Acaba de publicar um livro de literatura de viagens. Um Estranho em Goa é uma pequena maravilha.
(...) Assim entrei em Goa. Este livro mistura a literatura de viagens com uma aventura exótica, uma espécie de mistério que o autor não deslinda mas que lhe serve de ponto de apoio para mover personagens que enlaçam a India e a Africa com Portugal e o Brasil. Goa e Luanda, Lisboa e o Rio de Janeiro.
(...) A Goa de Agualusa, tão bem vista e descrita, tão bonita, e o Brasil dele, ou a melancolia angolana, enlaçam emoções e estabelecem uma pátria espiritual onde todos nós, portugueses da língua, nos reconhecemos. (...) A história e os personagens do livro deslizam por nós como fantasmas conhecidos, ouve-se a música na casa assombrada pelo tempo. Sem carregar a prosa com pretensa literatice, comovendo sem ornamento, fazendo poesia ao de leve, abraçando a delicadeza e a estranheza do mundo, Agualusa fez-me viajar com palavras. Estou agradecida ao escritor."


CLARA FERREIRA ALVES

JORNAL EXPRESSO (LISBOA)

Powered by Zoundry Raven