terça-feira, 24 de junho de 2008

BNDES vai jogar tudo na agricultura

Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinará 1 bilhão de reais em um programa inédito de recuperação de áreas degradadas para a produção de alimentos, revelou nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
O plano integra um programa do governo para elevar a produção agrícola e amenizar os efeitos inflacionários causados pelo aumento de preços dos principais produtos.
"O BNDES vai trazer contribuição para o novo Plano Safra, vai colocar 1 bilhão de reais para a recuperação de áreas degradadas, a juros negativos. É a primeira vez que isso acontece", afirmou o ministro a jornalistas, após sua palestra no seminário "Perspectivas para o Agribusiness 2008 e 2009".
O programa de recuperação de áreas degradadas deve ter juros de 5,75 por cento ao ano, contra uma inflação prevista pelo ministro em 6 por cento. "Daí os juros negativos."

Opinião : O único meio de aumentar a produção agrícola e impedir os aumentos absurdos, com tendência fortíssima à inflação é, exatamente, investir na produção de alimentos. Parece que o mundo inteiro se esqueceu disso. A agricultura nunca bem foi tratada em qualquer país do mundo, sem exceção, agora o alerta está ai. Quem vai comer tecnologia? A tecnologia existe para servir ao homem em todas áreas do conhecimento. Tecnologia como um fim em si mesmo, de nada vale. Temos que usar a tecnologia para produzir mais alimentos, mais bens de consumo. Não dá para comer IBM, UNIX,MICROSOFT, LINUX,HP e etc.


Continue lendo a matéria completa na Reuters.

Powered by Zoundry Raven