segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rio: Tribunal de Justiça presta homenagem ao desembargador Miguel Ângelo Barros

O presidente Luiz Zveiter com os desembargadores Miguel Ângelo Barros e Manoel Alberto Rebelo dos Santos em dia de homenagem no Órgão Especial.

- O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio prestou homenagem nesta segunda-feira, dia 13, ao desembargador Miguel Ângelo Barros, presidente da 16ª Câmara Cível, que se despede do Judiciário fluminense. Ele encerra a carreira na magistratura estadual devido à aposentadoria compulsória, já que completa 70 anos de idade no dia 6 de janeiro.
“As despedidas são sempre emocionantes, mas são necessárias porque constituem a ponte entre quem vai e quem fica”, declarou o desembargador Mario Mannheimer, acrescentando ainda que o homenageado é um homem que sempre se dedicou à causa da Justiça.
O desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro aproveitou a oportunidade para prestar o seu reconhecimento à trajetória do desembargador Miguel Ângelo no TJRJ. “Vá com a sensação de dever cumprido e com a nossa saudade e reconhecimento pelo brilhante trabalho desempenhado”, afirmou.
O presidente da 16ª Câmara Cível fez um agradecimento especial à sua esposa Glória e às filhas e netos. “Quero hoje, no término da minha carreira de magistrado, dizer que saio sem tristeza porque tenho a noção plena de que cumpri o meu dever. Se cumpri bem ou mal, cabe aos jurisdicionados julgar”, disse o desembargador Miguel Ângelo, que tomou posse como magistrado em 1974. “São 36 anos de magistratura bem vividos, dos quais saio realizado e satisfeito”, completou.
O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter, convidou o desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos (eleito para comandar o Poder Judiciário do Estado do Rio no biênio 2011/2012) para fazer a entrega da Medalha de Honra da Magistratura Fluminense ao homenageado.
Nascido em Miracema no dia 6 de janeiro de 1941, Miguel Ângelo Barros formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Niterói em 1965. Com especialidade em Direito Civil, ele ingressou na magistratura em 1974 e tornou-se desembargador do TJRJ em 1998.