domingo, 12 de dezembro de 2010

BBC Brasil :Fotos ousadas marcam estreia de Antonio Banderas como fotógrafo





Anelise Infante -
De Madri para a BBC Brasil -
O ator espanhol Antonio Banderas mostrará pela primeira vez seu trabalho como fotógrafo na exposição “Segredos sobre negro”, aberta ao público nesta sexta-feira no Instituto Cervantes em Madri.
Para ele, as imagens retratam o universo da cultura espanhola sob o ponto de vista da feminilidade.
Banderas – que, além de atuar, dirige, canta e dança – disse na apresentação da mostra que não tem a intenção de ser fotógrafo profissional. Ele afirma que quer “apenas dar vazão às inquietações”.
“Tenho 50 anos e não quero ficar com a sensação de que me restam coisas por fazer”, declarou.
A exposição de 23 imagens evoca elementos da cultura espanhola. Touradas, flamenco, personagens clássicos como o Barbeiro de Sevilha, D. Juan ou Carmen são retratados com tons teatrais, artísticos e um constante fundo preto que o artista associa ao infinito.
Segundo o ator espanhol, as mulheres são a referência do seu trabalho “porque um mundo governado por mulheres seria um mundo melhor.”
“Somos governados por homens há séculos e olha como estamos. O que eu defendo é uma postura feminina, não feminista. Não estou falando de uma mulher que queira ocupar papéis de homens, como acontece com algumas políticas. Mas de feminilidade.”
Uma das tradições espanholas mais representadas nas fotografias é a das touradas, que o autor também considera um universo “absolutamente feminino”.