quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Rio Grande do Sul presta homenagem ao ministro Gilson Dipp


O ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebe nesta quinta-feira (11) a medalha “Ordem do Ponche Verde”, no Grau Grande Oficial, em cerimônia no Palácio Piratini, na cidade de Porto Alegre (RS). O evento está previsto para as 17h.
A medalha destina-se a homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que, por motivos relevantes, ou seja, pela ação, devotamento à causa do bem comum, da paz, do desenvolvimento e da fraternidade, se tornam dignas da gratidão e do reconhecimento do estado e do seu povo. A homenagem foi conferida pela governadora Yeda Crusius.
Ainda na quinta-feira, o ministro Dipp será homenageado também na 16ª Edição do Prêmio Líderes & Vencedores, que acontece no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, às 19h30.
O prêmio, promovido em conjunto pela Federasul e Assembleia Legislativa, tem por objetivo valorizar o sucesso e destacar o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores para o Rio Grande do Sul. O ministro do STJ foi agraciado na categoria Mérito Político, que busca premiar os políticos, seja qual for a esfera de governo, que ofereçam ao povo gaúcho um exemplo de abnegação pública e competência.
Natural de Passo Fundo (RS), Gilson Dipp é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira como advogado em 1968 e foi nomeado juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em 1989. Foi membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral, de 1991 a 1993, e titular, de 1995 a 1997, e exerceu a Presidência do TRF4, no biênio 1993/1995. Integra o STJ desde 1998, tendo presidido a Quinta Turma e a Terceira Seção do Tribunal. Também foi corregedor do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).