sábado, 9 de outubro de 2010

Outubro tem “O Cinema e a Lei’, no UniCeub

A Associação Nacional dos Procuradores da República, em parceria com a Caixa Econômica Federal e com a Confederação Nacional de Cultura, promoverá mais uma edição do projeto “O Cinema e a Lei”. No dia 19 de outubro, os alunos do Centro Universitário de Br asília – UniCeub –  desvendarão os mistérios do filme: M- o Vampiro de Dusseldorf. A sessão começará às 19 horas. Toda a comunidade escolar e os apreciadores de um bom suspense estão convidados.
O longa-metragem retrata a perseguição e julgamento de um assassino de crianças da década de 20. No desenrolar da história, os espectadores acompanham a captura do criminoso por parte da bandidagem e a forma como eles decidem seu destino. Por se passar em uma cidade alemã, muitos acreditam que a trama representa o clima de terror que predominava na Alemanha, na época da ascensão do nazismo.
Após a exibição do filme, haverá debate acerca de questões ligadas ao direito. Para compor a mesa de discussões, a ANPR convidou o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Luiz Moreira, e o advogado Antonio Carlos Almeida Castro. O presidente da Associação, Antonio Carlos Bigonha, fará a mediação. Os aspectos técnicos do cinema serão comentados pelo cineasta e curador da mostra, John Howard Szerman.
Ao final, os alunos receberão certificado de participação, que corresponde a três horas de aula complementar. Também haverá sorteio de dois vade mecum.

O projeto “O Cinema e a Lei” visa é reunir estudantes com autoridades do direito para debater temas de relevância acadêmica e profissional. Nas palavras do presidente da ANPR, Antonio Carlos Bigonha, o projeto é “uma provocação que a ANPR faz pra mostrar que o universo do direito não termina no universo das carreiras jurídicas”, avalia. “É interessante que o profissional do direito que esta ali na faculdade possa perceber que está tendo uma formação importantíssima, mas ela não é a única, nem esgota o dilema da sociedade ou o debate social.”
As discussões versam em torno de longa-metragens conhecidos como “Filme de Tribunal”. Esta será a terceira edição do projeto. Anteriormente, a ANPR levou esta experiência pra o IESB e Unieuro. (Fonte e imagem:Associação Nacional dos Procuradores da República)