sábado, 9 de outubro de 2010

Liberdade de imprensa não garante imprensa boa, diz ministro

Eric Brücher Camara
Da BBC Brasil em Londres
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins, defendeu nesta quinta-feira a postura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à mídia e disse acreditar que “a liberdade de imprensa não garante que a imprensa seja boa”, apenas livre.
Em Londres – uma das paradas de sua viagem pela Europa para analisar modelos de regulação da imprensa no continente –, Martins descartou ainda a existência de qualquer restrição ao trabalho da imprensa no Brasil.
Não tem nada o que se falar neste ponto. Fala-se o que quer, publica-se o que quer, o que não quer não se publica, o que se quer esconder, se esconde. A imprensa é livre“, disse.
“A liberdade de imprensa garante uma coisa: que a imprensa é livre. Que a imprensa é boa depende da qualidade dos jornais, dos jornalistas, dos órgãos de comunicação. Isso não depende da lei.”
Franklin Martins declarara, há alguns meses, que a acusação do candidato à Presidência José Serra (PSDB) de que o governo tentamanipular” e “intimidar” a imprensa é “grave e descabida“.
‘Ideologização’
Martins evitou entrar no tema eleições e acusou aqueles que criticam a iniciativa de regular o mercado de comunicação no Brasil de “ideologização”.
O governo pretende preparar até o fim do mandato um anteprojeto de regulação da mídia, que deve tomar forma após o Seminário Internacional Marco Regulatório da Radiodifusão, Comunicação Social e Telecomunicação, marcado para os dias 9 e 10 de novembro.
A propostaque segundo Franklin Martins é “imprescindível” e visa a evitar que o Brasil entre nesta década comum grave problema regulatório” – seria ou não encaminhada ao Congresso pelo próximo governo.
Seguir lendo na BBC-Brasil