quarta-feira, 4 de junho de 2008

Saramago:Quando é que houve uma esquerda unida em Portugal?


O escritor José Saramago desvalorizou hoje o comício da "esquerda unida" realizado ontem, em Lisboa, justificando que, pelo PS, "apenas estiveram presentes alguns militantes liderados por Manuel Alegre". O Nobel da Literatura respondeu desta forma aos jornalistas durante uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, quando foi questionado sobre o comício contra as desigualdades sociais e a corrupção em Portugal.


"Não se pode pensar numa esquerda unida com a presença de alguns militantes do PS. A esquerda unida, se pudesse existir, tinha que ser uma união de partidos", sustentou. "Quando é que houve uma esquerda unida em Portugal? Salvo alguns acordos pontuais, o Governo nunca se aliou ao PCP", disse o escritor.


José Saramago fez questão de recordar as suas declarações numa entrevista realizada na Argentina, na qual recorreu a uma expressão espanhola "um pouco forte": "A esquerda não tem puta idéia do que se passa no mundo".


O BJ afirmou : o magnífico escritor José Saramago, como sempre, tem a mais absoluta razão. Não existe esquerda unida em nenhum lugar do mundo. A esquerda sempre foi fragmentada. Cheia de disputas internas e um verdadeiro poço de vaidades. Prossiga lendo no PÚBLICO : um jornal de verdade.


Powered by Zoundry Raven



Technorati :

Del.icio.us :

Zooomr :

Flickr :