quarta-feira, 29 de setembro de 2010

New York Times aponta favoritismo de Dilma


O jornal americano New York Times destacou em sua edição desta terça-feira (28) a trajetória da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, e creditou o provável sucesso eleitoral da petista no pleito de domingo (3) ao legado deixado pelo governo Lula.
Em texto intitulado "O fator feminino - Uma mulher desponta no Brasil", da jornalista Luisita Lopez Torregrosa, Dilma é comparada a outras líderes na América do Sul, entre elas as presidentas Michelle Bachelet, do Chile, Cristina Kirchner, da Argentina, e Keiko Fujimori, do Peru. Mas a publicação coloca a ligação com o atual presidente como principal explicação para sua liderança nas pesquisas eleitorais. "Mais que qualquer outro fator (incluindo a questão feminista), a Sra. Rousseff (Dilma) deve seu sucesso ao Sr. Da Silva (Lula)", diz o texto. "Se ela tem um tema, é a sua fidelidade às políticas do Sr. Da Silva (Lula)", complementa a articulista.
O artigo também lembra o passado de Dilma, desde os tempos de infância em Belo Horizonte, seu envolvimento em grupos de resistência ao regime militar, sua formação em economia e a entrada na política como secretária de energia do governo do Estado do Rio Grande do Sul.