quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Peça teatral “Os Físicos” fazem magistrados trocarem a toga pela cena


O Tribunal de Justiça do Rio, através do Centro Cultural do Poder Judiciário, realizará entre os dias 23 e 24 e 29 e 30 próximos, às 19h, a leitura dramatizada da peça teatral “Os Físicos”, de autoria do escritor e dramaturgo suiço Friedrich Dürrenmatt, falecido em 1990. O espetáculo fará a abertura dos trabalhos do novo espaço carioca, inaugurado recentemente, e terá como novidade a participação de oito magistrados no elenco.
Trocarão a toga nestes dias pela cena, os desembargadores André Gustavo Andrade, Ana Maria Oliveira, Claudio D”ell Orto, Cristina Tereza Gaulia, Geraldo Prado, Wagner Cinelli e as juízas Andréa Pachá e Elizabeth Machado Louro. Participam ainda, como atores substitutos, Alexandre Mofati e Thais Tedesco.
O espetáculo será apresentado no Salão Histórico do Tribunal do Júri, localizado no Palácio da Justiça do TJ. A entrada é franca, com distribuição de senhas para os dias 29 e 30 de novembro, no local, às 18h, para o público em geral. No dias 23 e 24, a apresentação será para convidados e público interno.
A obra de Friedrich Durrenamatt “Die Physiker” – Os Físicos” (1962) – trata dos avanços da ciência, em particular da física nuclear, no contexto histórico-político da Guerra Fria, mas, especificamente, sobre o conflito bélico e uso da bomba atômica entre os EUA e a antiga URSS. A tradução é de João Marchner e a direção está a cargo de Silvia Monte.
Friedrich nasceu, em 5 de janeiro de 1921, em Emmental, pequeno distrito no cantão de Berna, Suíça, e era filho de um pastor protestante e mãe descendente de políticos. Ele deu início aos seus estudos de filosofia, do idioma e da literatura alemã, na Universidade de Zurique, em 1941. No verão seguinte, recebeu sua base para treinamento militar, mas foi dispensado por deficiência visual. E, em 1943, ele decidiu transformar-se num autor, tendo escrito sua primeira peça, “Es steht geschrieben, entre 1945/46, totalizando, até 1985, cerca de 15 obras.
O Centro Cultural do Poder Judiciário fica na Rua Dom Manuel, 29- Centro, no Palácio da Justiça, que sofreu reforma e voltou a funcionar em 8 de novembro útimo.