sábado, 19 de julho de 2008

Gravura roubada de Picasso volta para pinacoteca


São Paulo - A gravura de Picasso recuperada hoje (19) pela Polícia Civil de São Paulo foi devolvida agora há pouco à Estação Pinacoteca. A gravura O pintor e seu modelo, de Pablo Picasso, e outros três quadros haviam sido roubados da Estação Pinacoteca no mês passado. As outras pinturas ainda não foram localizadas pela polícia.



Em breve entrevista à imprensa no início da noite de hoje (19) o secretário de Segurança Pública do estado, Ronaldo Marzagão, elogiou o trabalho da polícia e não forneceu muitos detalhes sobre como a obra foi recuperada nem sobre as prisões realizadas, já que essas informações, segundo ele, poderiam atrapalhar as investigações e, principalmente, a localização das demais obras.



"A polícia está mobilizada para recuperá-los", disse ele, que aproveitou para pedir o apoio da sociedade no fornecimento de informações sobre o roubo. "Se alguma pessoa souber de algum fato relativo ao roubo das obras pode ligar para o telefone do Disque Denúncia 181 ou para o telefone (11) 2221-3358".



Segundo o presidente da Estação Pinacoteca, Marcelo Araújo, a obra aparentemente não foi danificada, mas ainda será avaliada por técnicos. "A obra vai ser analisada pelos nossos restauradores, mas aparentemente ela está em ótimo estado. Não foi nem mesmo retirada da moldura original, o que nos deixa muito satisfeitos", afirmou.



Araújo disse que está confiante na recuperação das demais obras. "Foi um êxito enorme essa localização e estamos extremamente confiantes de que as outras três obras também serão localizadas o mais rápido possível. Nossa maior preocupação é com o estado de conservação delas", afirmou.



De acordo com Araújo, todo o sistema de segurança da Estação Pinacoteca foi revisto e aprimorado depois do roubo, com a implementação de novos equipamentos, como um aparelho detector de metais na entrada do local.



A obra deverá voltar a ser exposta. [Agência Brasil].



Nossa opinião : A avó do BJ já dizia : " depois da porta arrombada coloca-se a tranca."