segunda-feira, 7 de julho de 2008

Associação dos Magistrados Brasileiros : Políticos acusados de crimes devem ser inelegíveis



A candidatura de nomes que respondem a processos na Justiça para as eleições de outubro foi o assunto que abriu o caderno Política do jornal Correio Braziliense (DF), na edição do último domingo, dia 6 de julho. O jornal deu destaque, na página 3, à participação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no combate à elegibilidade de políticos acusados de crimes contra a administração pública, especialmente durante mandato eletivo.

O Correio divulgou 13 nomes que aparecem em processos nas páginas de tribunais estaduais e federais e ouviu o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, sobre o posicionamento da instituição. "Não estamos dizendo que quem responde a processo não pode se candidatar. O que estamos querendo é que os juízes eleitorais avaliem com seriedade e equilíbrio se as ações das quais essas pessoas são rés desabilitam-nas ou não para o exercício de cargo público", esclareceu o presidente.

Votação

Nesta terça-feira, dia 8 de julho, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal vota projeto de lei, de autoria do Senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que proíbe a candidatura daqueles que respondem a processos criminais, eleitorais ou relativos à improbidade administrativa. Matéria de hoje do site Globo Online, intitulada "Ficha suja: Senado vota projetos na terça-feira" aborda o assunto. (Fonte Bol. da AMB)

Powered by Zoundry Raven